Os animados souqs do Catar têm sido há muito tempo um epicentro comercial. Hoje, esses mercados históricos mantêm uma atmosfera eclética movimentada com vendedores e compradores locais se misturando a visitantes de todo mundo.

Souq Waqif

São os aromas que chegam primeiro: os cheiros intensos da Arábia serpenteando pelo labirinto de vielas que compõem este mercado histórico. Enquanto o perfume do pau-de-águila (oud) paira no ar, você avista montes de especiarias, fileiras de pérolas, lanternas penduradas e pedaços de tecido colorido contra paredes de barro. Um ícone da tradição catari, o Souq Waqif é um mercado onde os nômades beduínos que habitavam os desertos árabes costumavam negociar. Hoje, turistas e locais frequentam em busca da atmosfera de antigamente, artesanato, iguarias locais e do teatro do adjacente Falcon Souq.

Souq do Ouro

Um dos melhores lugares para se adornar com joias deslumbrantes é o Gold Souq, a apenas um ‘lançar de pedra’ do icônico Souq Waqif. Você encontrará platina, prata e ouro branco, além de joias tradicionais em ouro amarelo, famosas por sua qualidade artesanal. Uma das peças imprescindíveis para levar para casa é um pingente com seu nome gravado em árabe. Os preços do ouro são significativamente mais razoáveis aqui, pois são calculados pelo peso no preço de mercado do dia.

Para explorar os souqs de uma forma diferente, você pode fazer um passeio por alguns dos souqs do Catar com experiências culturais autênticas, workshops e passeios, sendo o passeio a pé pelo Souq Waqif um dos destaques. Guias especializados conduzem pelo souq, fazendo paradas para provar iguarias locais e comprar produtos locais.

Souq Al Wakrah

Um mercado tradicional à beira-mar localizado a apenas 30 minutos ao sul de Doha, o Souq Al Wakrah é uma celebração da história pesqueira e de cultivo de pérolas de Al Wakrah. Crianças brincam na areia enquanto os pais fazem compras, conversam e tomam chá. O antigo souq segue a linha costeira de Wakrah por cerca de 3 km, oferecendo muitos produtos tradicionais, como tecidos, joias, especiarias, tâmaras, mel e muito mais. Há também muitos cafés e restaurantes que servem pratos globais com vista para o mar.

Dica: Frutos do mar grelhados são uma especialidade, experimente o Danat Al Bahar BBQ Fish.

Distrito de design de Doha

O Doha Design District está no coração da revolução de design do Catar. É um agrupamento de galerias, pop-ups e hotéis modernos no distrito Msheireb Downtown Doha. Ali, artistas e ícones criativos se reúnem em busca de inspiração – e de um ótimo café.

A uma curta distância a pé do Souq Waqif, Msheireb Downtown é um bairro cuidadosamente planejado que se tornou um polo cultural contemporâneo com cafés, restaurantes, boutiques, museus e galerias. A arquitetura elegante em calcário e concreto ecoa a paleta de cores do deserto, mas contrasta fortemente com o design tradicional do souq vizinho.

Explore o passado do Catar nos Museus Msheireb – uma série de quatro casas históricas que dão vida às histórias do passado, desde o boom do petróleo até o Islã e a escravidão. Dentre as opções de acomodação estão hotéis de luxo Mandarin Oriental e Alwadi Hotel Doha – MGallery, com sua deslumbrante piscina no terraço e bar de piscina ao ar livre.

Para um excelente café, as sugestões são o Nomad, Rusk Artisanal Bakery, Toby’s Estate e % Arabica, antes de sair para explorar a arte e o design locais na loja conceito Studio 7 no centro de design de ponta, o M7. Ali, você pode adquirir peças de design contemporâneo exclusivas, “made in Qatar”.

Tesouros locais para levar para casa

Fragrância da Al Jazeera Perfum: leve para casa a envolvente fragrância exclusiva do Catar – o oud, com seu aroma doce, amadeirado e de couro.

Caftã da Lorenaa Michelle: a talentosa designer qatari Lorenaa se inspira em sua infância, criando peças fluidas para o nômade moderno.

Tecidos sadu dos souqs: refletindo a rica cultura da tribo beduína com designs geométricos vibrantes, o sadu é um tecido tradicional tecido à mão a partir de pelos de camelo e cabra, disponível nos mercados locais.

Luminária árabe do Souq Waqif: essas delicadas luminárias de mosaico trazem uma atmosfera lúdica a qualquer espaço. Escolha entre pequenas luminárias pendentes ou elegantes luminárias de mesa feitas de vidro colorido ou latão batido.

Destinos para compras de luxo

Place Vendôme

O novo endereço das compras de luxo no Catar, o Place Vendôme é vasto em tamanho e repleto de estilo parisiense. Ao longo de quatro andares, descubra mais de 580 lojas de alto padrão e médio padrão, desde Gucci e Valentino até Zara e H&M. Há também as maiores lojas da Louis Vuitton e Sephora no Oriente Médio.

Do lado de fora, todas as noites das 19:00 às 23:00, a cada hora, desfrute do espetáculo das fontes dançantes no pátio.

Galeries Lafayette

Amantes do luxo de todo o mundo ficam fascinados pela variedade de produtos de designers disponíveis na prestigiosa loja de departamento parisiense, Galeries Lafayette. Também há uma seleção de butiques de moda, de relógios e de joias mundialmente famosas, de Cartier a Joseph. Espere por uma experiência de compras ao ar livre única em um ambiente agradável e controlado, e depois siga para as colinas de Katara para um pôr do sol lindo.

The Pearl-Qatar

Esta ilha artificial, a apenas 15 minutos de carro do centro da cidade, é uma mistura de luxuosas vilas residenciais com vista para o Golfo Pérsico, com lojas de luxo e concessionárias de supercarros. Uma área divertida onde iates de luxo ficam atracados diante de boutiques como Alexander McQueen. Você verá designers locais prosperando ao lado de marcas globais.

Al Hazm

Volte no tempo para a grandiosidade da Europa com o bônus adicional de ar-condicionado ao ar livre. Este shopping é um festim para os sentidos, com passarelas reluzentes de mármore, exuberantes oliveiras de 600 anos importadas da Itália e Espanha, juntamente com pisos que absorvem o calor e um sistema de ventilação de última geração para manter o conforto dos visitantes. Há uma linha sofisticada de lojas – Glam District, Kashperia, Arabian Notes, De Beers e Palazzo Nero vendendo abayas deslumbrantes. Compre até cair e depois faça as unhas no Aldo Coppola antes de tomar um café no Rosemary Café.

As suas opções de compras no Catar estão garantidas! Se você quiser conhecer mais sobre o Catar, temos mais conteúdo disponível para você.

Continue nos acompanhando aqui para conhecer muito mais sobre o Catar.