Um paraíso para os amantes da natureza, o Catar oferece aventuras únicas, tanto em terra quanto na água, em um safári no deserto.

Isso mesmo! O deserto do Catar é uma paisagem de beleza surreal. É um dos poucos lugares do mundo onde o deserto encontra o mar e abriga vida selvagem, como camelos, flamingos e o órix árabe, o emblema nacional do país. No oeste, na Península de Zekreet, também conhecida como Península de Ras Abrouq, monólitos de calcário erodidos pelo vento e com bordas afiadas convidam para caminhadas para admirá-las de diferentes ângulos. No sul, dunas de areia ondulantes se derramam nas águas turquesas do Golfo Árabe.

O deserto do Catar só é acessível por veículos 4×4, e o ideal é escolher um safári no deserto, seja ela privativo, em grupo, de meio dia, dia inteiro e até safáris noturnos.

Venha explorar essas maravilhas!

Mar Interior

Khor Al Udaid, o belo Mar Interior, localizado no extremo sudeste do Catar, é uma das principais atrações naturais do país. A única maneira de acessar essa área é em um passeio de 4×4 pelas dunas. Alí, é possível fazer esqui na areia, sandboard e passeios de quadriciclo. Depois é hora de relaxar nas margens turquesa, com um delicioso piquenique.

Dica: de novembro a março é possível observar bandos de flamingos rosa migratórios que passam o inverno nas águas quentes do estuário.

Arte no deserto

A beleza encontrada no deserto é tanto natural quanto feita pelo homem. A impressionante instalação do artista norte-americano Richard Serra, intitulada “East-West/West-East”, emerge do solo rochoso da Reserva Natural de Broug na Península de Zekreet. É um espetáculo de se admirar, já que quatro imponentes monólitos de aço se destacam na paisagem árida.

Dica: visitar ao pôr do sol para fotos deslumbrantes.

Sand boarding

O Mar Interior de Khor Al Udaid é o local mais popular para surfar na areia no Catar, com majestosas dunas de areia que se derramam no Mar Arábico. Também no sul do país, cerca de 40 km a sudoeste de Doha, é possível surfar nas “dunas cantantes” – um raro fenômeno natural em que as dunas “cantam” à medida que a areia se move com o vento. O sandboard também pode provocar esse canto, já que faz as partículas de areia vibrarem.

Acampamento no deserto

Após um dia explorando, nadando e se aventurando nas dunas, é hora de recarregar as energias com um jantar sob as estrelas em um acampamento tradicional beduíno.

Antigamente, os comerciantes beduínos se deslocavam de um lugar para outro, montando acampamento e pastoreando seus animais, e essa tradição de acampar continua sendo uma parte fundamental da cultura do Catar. É uma maneira inesquecível de passar a noite, com um autêntico jantar de churrasco seguido de observação de estrelas. Na manhã seguinte, o despertar é com um majestoso nascer do sol sobre as dunas de areia, saboreando o café da manhã ou chá karak.

Dune bashing

Enquanto as viagens pelo deserto costumavam ser feitas a camelo, os safáris modernos são realizados por motoristas especializados em potentes veículos 4×4 – com o bônus de ar-condicionado! – ou quadriciclos. A prática de off-road no deserto, conhecida como “dune bashing“, é a maneira mais emocionante de explorar as vastas dunas de areia do sul. O
dune bashing desafia a gravidade à medida que navega pelas curvas das dunas de areia ondulantes e pelas linhas costeiras.

Dica: optar por um motorista experiente que conheça a área e possa conduzir com segurança pela areia.

Maravilhas naturais

Os manguezais têm crescido no Catar por centenas de anos, prosperando nas águas salgadas do Golfo. A melhor forma de explorá-los é em um passeio de caiaque.

A Floresta de Manguezais Al Thakhira, também conhecida como Ilha Roxa, é um dos mais antigos e maiores manguezais do Catar. Está localizada no norte do país, perto da cidade de Al Khor. É um destino popular para observação de aves, com mais de 100 tipos diferentes de aves habitando a área, e aves migratórias, como flamingos, fazendo paradas ao longo do ano.

De caminhadas a passeios de caiaque, a aventura e a vida selvagem são abundantes nesse ecossistema.

A Ilha Roxa do Catar

Apesar do nome, a Ilha Roxa é surpreendentemente verde esmeralda. Os manguezais se estendem até as águas cristalinas da lagoa, onde peixes, caranguejos e outras formas de vida selvagem prosperam. Os amantes da natureza podem fazer um passeio de um dia aqui saindo de Doha para explorar a ilha de caiaque. Embora pareça estar a milhares de quilômetros de distância da agitação da vida na cidade, a Ilha Roxa está a apenas uma hora de carro de Doha.

Então, por que “roxa”? A ilha recebe seu nome da época em que era um local proeminente para a produção de tintura durante o Período Cassita (1400-1100 a.C.), especialmente uma tintura roxa obtida de um molusco marinho local.

Dica: é preciso levar comida, água e suprimentos, pois a ilha não é habitada.

Mundo Aquático

A Pearl-Qatar e a Praia de Katara oferecem passeios de caiaque e stand-up paddle no coração de Doha. Dali, tem-se uma vista espetacular do horizonte de Doha enquanto rema em Pearl-Qatar. Já no Vilarejo Cultural de Katara, há uma cabana no meio da praia onde é possível alugar caiaques, canoas e pedalinhos. Aqui, também há outras atividades aquáticas motorizadas, como parasailing, jet ski e esqui aquático.

Há espreguiçadeiras para relaxar, além de food trucks, cafés e restaurantes.

Dica: há um código de vestimenta na Praia de Katara, e é recomendável usar roupas modestas.

Unicórnio do Catar: o oryx árabe

Diz-se que o animal nacional do Catar, o oryx árabe, é considerado a inspiração por trás do unicórnio, com seus longos chifres em forma de lança. Verdade ou não, essas elegantes antílopes brancos têm grande importância para o povo catari, e você até reconhecerá o oryx como o símbolo da companhia aérea nacional do país, a Qatar Airways.

Nativos dos desertos da Península Arábica, o oryx descansa em áreas sombreadas durante o calor do dia e fica ativo à noite. No frescor da noite, eles se alimentam de grama e vegetação, caminhando até 50 km antes do amanhecer. A melhor chance de ver um oryx é em um safári no deserto ou em uma das reservas de vida selvagem.

Como pode ver, o Catar também pode ser um destino para se conectar com uma natureza única, rica e encantadora.

Se você quiser conhecer mais sobre o Catar, temos mais conteúdo disponível para você.

Continue nos acompanhando aqui para conhecer muito mais sobre o Catar.