Qatar Tourism

O Catar pode ser um país compacto…

Mas tem uma história imensa e uma cultura rica que se estende por séculos. Outrora pouco habitado, o Catar é hoje um dos países mais ricos do mundo, com uma população crescente de cerca de 2,8 milhões de pessoas.

A nação do Golfo é um caldeirão que abriga uma enorme população de expatriados – cerca de 160 nacionalidades no total. Na verdade, os cidadãos do Catar representam apenas 8% da população total. As influências do mundo árabe, do subcontinente, da África, da Europa e além podem ser vistas em tudo, desde a impressionante arquitetura até a coleção de arte do país, a cena gastronômica diversificada e a cultura crescente de kitesurf.

Com mais de 560 km de litoral que emoldura o deserto, o Catar abriga praias, lagoas, o Mar Interior e ilhas de mangue, onde mergulhadores e pescadores de pérolas ganham seu sustento há séculos. É também um dos poucos lugares no mundo onde o deserto encontra o mar.

Não muito tempo atrás, havia apenas palmeiras e dunas ondulantes pontuando os longos trechos do deserto, mas hoje o horizonte de Doha brilha como o de qualquer outra cidade cosmopolita.

O boom do petróleo da década de 1960 impulsionou o rápido crescimento, o progresso social e a prosperidade do Catar, mas o país não perdeu seu modo de vida tradicional. Sim, há restaurantes requintados, hotéis de luxo e obras de arte internacionais, mas os ecos do passado ainda estão presentes. O Catar continua sendo um lugar onde o patrimônio, a hospitalidade, a honra e a família ainda são reverenciados.

O antigo Souq Waqif, por exemplo, aninha-se no moderno distrito de Msheireb, de Doha, misturando passado, presente e futuro no espaço de alguns quarteirões da cidade.

Souq Waqif | Foto Qatar Tourism
Souq Waqif | Foto Qatar Tourism

Da mesma forma, o futurístico Museu Nacional do Catar, projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Novel, é construído em torno do antigo Palácio Amiri, cujos arcos arabescos permanecem intactos em seu núcleo. Em todo o país, fortes antigos e um Patrimônio Mundial da UNESCO permanecem inalterados pelo tempo, enquanto Doha explodiu de um pequeno ponto de encontro no deserto para um centro global de arte, negócios e agora turismo e esportes.

Museu Nacional do Catar | Foto Qatar Tourism
Museu Nacional do Catar | Foto Qatar Tourism

Convenientemente posicionado como uma porta de entrada para a Europa e a Ásia-Pacífico, o ambiente compacto do Catar significa que é diversificado e fácil de se locomover, quer você esteja ali para uma parada ou como o destino final. No mesmo dia, você pode assistir ao nascer do sol sobre o deserto, nadar na costa na hora do almoço e voltar à noite para jantar em uma das melhores mesas de Doha.

As areias movediças do tempo

No Catar, você encontrará dois tipos de desertos muito diferentes. No norte, está o hamada, ou deserto rochoso, uma paisagem surreal de formações rochosas etéreas e monólitos como os encontrados em Zekreet. No sul, as dunas de areia se curvam em direção às águas azul-turquesa do Khor Al Udaid, também conhecido como Mar Interior. Essas dunas ondulantes são uma extensão do deserto de Rub-al-Khali, também conhecido como o Bairro Vazio, que cativou exploradores por gerações como o maior deserto de areia do mundo.

Zekreet | Foto Qatar Tourism
Zekreet | Foto Qatar Tourism

Na hamada, a formidável escultura Leste-Oeste/Oeste-Leste do artista americano Richard Serra ergue-se das planícies rochosas, enquanto no sul, o Mar Interior é a atração principal.

O Catar é um dos raros lugares do mundo onde o deserto encontra o mar, e um passeio em um veículo com tração nas quatro rodas pelas dunas de areia até o Mar Interior é imperdível. A melhor época para visitar é entre outubro e maio, quando as temperaturas são moderadas (em torno de 20°C) em relação ao resto do ano. Durante esse período, você pode experimentar o estilo de vida tradicional do deserto com atividades como passar a noite em uma tenda beduína.

Mar Interior | Foto Qatar Tourism
Mar Interior | Foto Qatar Tourism

É difícil acreditar que, apenas algumas décadas atrás, Doha era uma pequena cidade litorânea

Hoje, arranha-céus reluzentes iluminam o céu noturno enquanto veículos com tração nas quatro rodas circulam pelas rodovias recém-construídas da cidade como grãos de areia impulsionados pelo vento do deserto. Homens do Catar vestidos com thobes (túnicas brancas feitas sob medida) perfeitamente engomados e mulheres com abavas (mantos) e shavlas (lenços de cabeça) esvoaçantes se reúnem em cafés e restaurantes chiques.

The Pearl | Foto Qatar Tourism
The Pearl | Foto Qatar Tourism

À medida que amadurece, Doha continua sendo uma cidade de agradáveis contradições, onde coexistem tradição e modernidade. Vastas coleções de antiguidades árabes e arte moderna estão alojadas nos museus e galerias da cidade – estruturas icônicas projetadas pelos maiores nomes da arquitetura.

Apesar do cenário desértico, os exuberantes espaços ao ar livre são oásis de verde entre a paleta ensolarada de calcário e edifícios de barro. As pessoas se reúnem em hotéis e shoppings com ar-condicionado, enquanto barcos dhow de madeira navegam ao longo da Corniche, uma relíquia do passado de pérolas do Catar.

Doha Corniche | Foto Qatar Tourism
Doha Corniche | Foto Qatar Tourism

Continue acompanhando-nos aqui para conhecer muito mais sobre o Catar.