Sempre tive vontade de conhecer a Índia. E, sem dúvidas, foi uma das jornadas mais especiais que já fiz.

Com sua majestosa mistura de tradições e crenças espirituais, a Índia incendiou as minhas percepções.

O país é um caleidoscópio extravagante de paisagens, retiros de montanhas enevoadas e monumentos arquitetônicos arrebatadores!

Fiz um roteiro básico, do Triangulo Dourado e, fechei a viagem em Amritsar, uma cidade não tão visitada por turistas internacionais, mas surpreendentemente encantadora.

Agra

Délhi, Agra e Jaipur formam o famoso roteiro do Triângulo Dourado.

Minha primeira parada foi Délhi, a capital do país. Repleta de história e colorida, pulsa os ritmos implacáveis da humanidade no caos organizado que move a cidade. Passear de riquixá (os famosos tuk-tuks) pela parte antiga da cidade foi uma experiência única. A metrópole movimentada, combina o antigo com o moderno. Em partes, parece ter parado no tempo e, ali mesmo, surgem construções enormes, que se misturam nas raízes tradicionais de Délhi, dando um ar mais modernizado à cidade que respira fortemente suas antigas tradições.

Délhi

De lá, segui, de carro, para Agra, situada nas margens do rio Yamuna, casa do fascinante Taj Mahal e, também, de todo o legado do império Mongol.

O Taj Mahal é conhecido como o maior monumento do mundo dedicado ao amor. A grandeza e perfeita simetria desse icônico momento da Índia, se iguala à sua trágica história: o imperador Shah Jahan, que construiu o mausoléu em homenagem ao grande amor de sua vida, terminou os seus dias preso em uma cela, com vista para o belo monumento.

Taj Mahal, Agra

É emocionante visitar esse lugar!

A minha jornada continuou de carro até Jaipur. Uma cidade fascinante. A parte mais extravagante da Índia. A colorida capital do Rajastão é uma das cidades patrimoniais mais importantes do país.

Jaipur foi a primeira cidade planejada da Índia. Combina o fascínio de sua história antiga com todas as vantagens de uma metrópole. A história conta que em 1876, o Príncipe de Gales visitou a Índia em uma excursão. Como a cor rosa simbolizava hospitalidade, Maharaja Ram Singh, de Jaipur, pintou toda a cidade de rosa, motivo pelo qual é chamada também de Pink City. O rosa que colore a cidade é um espetáculo maravilhoso de se ver. Jaipur ergue-se majestosamente tendo como pano de fundo um dos fortes mais impressionantes do país: Amer Fort, um patrimônio da UNESCO. O forte é lindo e, uma verdadeira viagem de volta aos velhos tempos.

Amristar, a última cidade do meu roteiro, foi onde realmente senti a Índia de uma forma espiritual! Que lugar mágico! A cidade abriga o espetacular Templo Dourado (Golden Temple, Harmandir Sahib), o santuário mais sagrado do sikhismo e uma das vistas mais serenas e humildes da Índia. O lugar é visitado por pessoas de diferentes origens religiosas. Ver todas aquelas pessoas se dedicando de forma genuína e gratuita ao templo e à religião – um estilo de vida, foi algo muito especial e emocionante.

Templo Dourado, Amritsar
Templo Dourado, Amritsar

Ainda em Amritsar, passei uma manhã em uma vila genuinamente local da região, na casa de uma família, comendo com eles, vendo e vivendo o dia a dia deles. Uma oportunidade maravilhosa para sentir a Índia em sua essência real!

Comunidade local em Amritsar

Experimentei a rica história, patrimônio e significado cultural de Amritsar. A cidade, que teve um papel significativo no movimento de independência da Índia, abriga vários marcos icônicos e locais culturais incríveis, além do mercado para quem ama comprinhas! Tem de tudo: sapatos coloridos, pashminas, souvenirs, incensos, enfeites… A dica aqui é, negociar bastante, pois muitos vendedores colocam seus produtos a preços acima do mercado.


Amritsar

Fechei a viagem com uma das experiências mais malucas e divertidas que já tive na vida: a Troca de Guarda, na fronteira da Índia com o Paquistão! Uma cerimônia realizada todos os dias no final da tarde, com duração de aproximadamente uma hora e meia, em um espaço com arquibancadas de ambos os lados.


Fronteira da Índia com o Paquistão

Na verdade, parece mais uma grande festa, onde, antes da troca de guarda, as pessoas dançam e cantam ao estilo de Bollywood! Animadores gritam de cada lado da fronteira, e são respondidos fervorosamente pelos visitantes!

Me diverti muito com os indianos, dançando e “torcendo” pelo país!

A Índia me tocou de uma forma inigualável. Contraditória, chocante e ao mesmo tempo impressionante!

Um repertório de surpresas, com profundas raízes culturais, rica herança e uma infinidade de facetas coloridas. As pessoas são encantadoras e cativantes.

Os bazares lotados, o tráfego barulhento, a música, a cor, o barulho… o caos que me deixou maravilhada e impressionada.

Obrigada, Índia, por essa jornada única e transformadora!

Índia

Namaste!
“O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você”.