O Catar possui uma mistura vibrante de culturas, e você encontrará uma riqueza de culinárias internacionais pelo país.

“Comida desempenha um papel importante em nossa identidade cultural”, explica a cozinheira local Shams Al Qassabi, promovendo os pratos de sua herança.

A cozinheira e avó de mais de 14 netos é uma lenda local. Ela foi a primeira mulher a abrir um negócio no Souq Waqif há quase 20 anos. Hoje seu café, Shay Al Shomous, serve o café da manhã mais famoso do Catar. Entre os seus clientes estão estrelas internacionais do esporte, celebridades, líderes mundiais e até mesmo membros da família real do Catar.

Embora Shams seja conhecida por desafiar tradições e normas culturais, ela é apaixonada por preservar as tradições alimentares de sua infância. “O sofá, ou mesa de jantar, é o lugar onde a família e os amigos costumavam se reunir, mas agora as pessoas comem em restaurantes experimentando muitas culinárias diferentes”, diz Shams.

Embora a comida autêntica ainda seja importante na comunidade, nos dias de hoje ela é menos popular comercialmente. “Portanto, era realmente importante para mim manter essa autenticidade para as gerações futuras”, comenta Shams.

O cardápio de Shams é uma celebração do Catar. Os pratos são preparados para serem compartilhados; não há fusão nem nada com um toque moderno, e isso significa que você não encontrará nenhum hummus, falafel ou torrada de abacate.

Em vez disso, Shay Al Shomous é uma aula de história comestível sobre o Catar, e isso se traduz em pratos robustos como ovos mexidos com tomate e especiarias, pão sírio ragag, luba cozido lentamente (feijão), balaleet (macarrão vermicelli regado com manteiga clarificada, açafrão e cardamomo) e xícaras fumegantes de chá karak e café árabe levemente torrado.

“Você vai comer e vai sentir o sabor do prato da sua bisavó porque vai sentir o amor”, garante Shams.

Fine dining no Catar

Os destinos gastronômicos mais cobiçados do Catar levam os sabores internacionais a novas alturas.

A cultura gastronômica do Catar está impregnada de pratos humildes e hospitalidade generosa, e agora a alta gastronomia contemporânea junta-se ao rico conjunto de sabores. Você encontrará filiais globais de restaurantes de alta gastronomia renomados servindo desde culinária japonesa moderna até peruana, cantonesa, mediterrânea e muito mais.

Nobu

A filial em Doha do destino gastronômico mais exclusivo do mundo é um restaurante em forma de ostra curva, situado em sua própria praia privada. O design é uma celebração do passado de coleta de pérolas do Catar, e o cardápio presta homenagem à culinária japonesa-peruana.

Prato imperdível: bacalhau negro marinado em miso. O brunch de sexta-feira do Nobu também é um dos mais concorridos da cidade.

Alba By Enrico Crippa

O renomado chef italiano com estrela Michelin, Enrico Crippa, abriu seu primeiro restaurante fora da Itália. Ele está no hotel Raffles, nas icônicas Torres Katara, em Lusail. Perfeito para saborear pratos italianos típicos com um toque contemporâneo.

O cardápio apresentará todos os sabores da Itália, incluindo trufas de Alba, na região norte de Piemonte.

Lobito De Mar

O novo e descontraído restaurante de frutos do mar e bar de tapas de Dani Garcia, em The Pearl-Qatar, é inspirado nos chiringuitos da Espanha (restaurantes informais de frutos do mar à beira-mar).

Ele transporta o visita para o Mediterrâneo enquanto saboreia carpaccio de atum, croquetes de tinta de lula, peixe grelhado e paella de frutos do mar nos exuberantes jardins do elegante Marsa Malaz Kempinski.

La Mar

Saboreie o prato nacional do Peru, ceviche (peixe cru marinado em suco de limão), e a bebida nacional, o Pisco Sour, com vistas para a água no aclamado restaurante peruano do chef Gastón Acurio.

O espaço interno-externo do La Mar, no InterContinental Doha, cria uma atmosfera descontraída à beira-mar, enquanto o cardápio destaca a gastronomia do Peru – frutos do mar frescos, sabores vibrantes e carnes grelhadas no carvão. Experimente o tiradito de atum dashi, que é um sashimi peruano, temperado com molho de pimenta amarela ‘leche de tigre’.

Hakkasan

Um favorito global para sabores autênticos cantoneses em um ambiente sofisticado. Localizado nos exuberantes jardins do hotel St. Regis, o Hakkasan apresenta um elegante salão principal, lounge Ling Ling e terraço, onde você pode experimentar seus famosos dim sum (bolinhos a vapor), pato de Pequim e costelas de Wagyu. Dica: faça uma reserva para o brunch de sexta-feira.

Os 5 melhores pratos do Catar

Sabe aqueles pratos que são os preferidos dos foodies locais? Aqui estão 5 sugestões feitas por Mohammed Al Ansari, blogueiro e fotógrafo local.

Machboos

Este prato de arroz rico e saboroso é o prato nacional do Catar e uma obrigação experimentar. Similar ao biryani, é feito com frango ou carne cozida com arroz e especiarias. Possui versões com frutos do mar.

Saloona

Este ensopado à base de tomate é um clássico da comfort food árabe. É feito com frango, carne ou legumes e temperado com uma mistura de especiarias. Você encontrará servido com arroz ou pão para absorver o molho.

Madrouba

Um mingau salgado de arroz, semelhante ao risoto italiano, que pode ser consumido em qualquer refeição. Significando “arroz batido”, a Madrouba é temperada com frango e especiarias como açafrão, gengibre, cardamomo e canela.

Luqaimat

Essas mini rosquinhas são tradicionalmente servidas durante o Ramadã. Com sabor de açúcar, cardamomo e açafrão, elas são servidas com café árabe nas mesas do Iftar ao pôr do sol, para quebrar o jejum.

Balaleet

Um prato doce-salgado para o café da manhã com sabores contrastantes. É feito com macarrão vermicelli adoçado com cardamomo, água de rosas, açafrão e açúcar, e coberto com omelete.

Se você também viaja pela gastronomia e quer conhecer mais sobre o Catar, confira os links abaixo.

Continue nos acompanhando aqui para conhecer muito mais sobre o Catar.