Museum of Islamic Arts

A artista contemporânea catariana Shoug Al Mana nos leva para dentro da próspera cena artística e de design de Catar.

Shoug Al Mana é a artista por trás da nova escultura Egal no litoral de Lusail, em Doha. Fundamentada em um alicerce de herança catari, a obra de Shoug é um símbolo da cena artística mais ampla do país – autêntica, porém progressista; clássica, mas contemporânea.

“Eu escolhi o egal – uma peça nacional usada pelos homens em cima da ghitra, um lenço quadrado branco na cabeça – para enfatizar a identidade e cultura catari”, ela diz. “A escultura é inspirada em elementos do passado e meu objetivo era destacar o papel que o egal catari desempenha em termos de identidade, união e preservação cultural.”

Com 26 anos, ela é formada na respeitada escola de artes e design do Catar, a VCUarts Qatar. Ela utiliza símbolos que representam a cultura catari para transmitir a identidade de sua terra natal a um público mais amplo, e o egal é um motivo recorrente em todo o seu trabalho.

“Acho fascinante que o egal tenha sido usado em toda a região árabe por gerações, mas cada um é diferente e único. Por exemplo, o egal catari é distinto pela presença da karkoosha, uma borla presa a um tecido fino e longo de lã. A história e a cultura sempre desempenharam um grande papel no meu processo criativo.”

Foi em 2017, durante sua residência artística na galeria Doha Fire Station, que a crise diplomática ocorreu na região do Golfo. Shouq diz que esse foi um momento definidor em sua jornada como artista, inspirando-a a incorporar temas de nacionalismo e união em suas obras de arte.

“Espero apresentar minha obra de arte internacionalmente e convidar os espectadores a aprender mais sobre minha cultura e o quanto estamos orgulhosos dela”, diz Shouq .

A escultura Egal de Shouq faz parte do prolífico programa de arte pública do Catar, que inclui obras de artistas locais e internacionais.

Para ver a elegante obra de arte que parece dançar ao vento que sopra do Golfo, dirija-se à Marina de Lusail.

Continue lendo para conhecer os principais destinos artísticos de Doha.

Museus

Museu Nacional Do Catar, Doha

Projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel, o Museu Nacional do Catar é uma obra-prima arquitetônica. Uma fachada geométrica de discos angulares orbita o antigo Palácio Amiri e presta homenagem à rosa do deserto – uma formação mineral natural encontrada no deserto do Catar que indica a presença de água abaixo.

Assim como a rosa do deserto, é o que está por baixo dessa marcante fachada que é mais importante. No interior do museu, antiguidades, obras de arte e itens domésticos cotidianos preservados contam a história do Catar, passado, presente e futuro. Não perca o Tapete de Pérolas de Baroda, bordado com cerca de 1,5 milhão de pérolas de Basra – uma ligação com a indústria de mergulho por pérolas do Catar.

Museu FBQ, Doha

Acomodado em um forte nos arredores de Doha, o Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani (Museu FBQ) é uma coleção privada de curiosidades que oferece uma visão da vida fascinante do Sheikh Faisal.

Apresentando desde sua imensa coleção de carros antigos (cerca de 600) até tapetes, moedas, armas e outras peças coletadas em suas viagens, este é um local imperdível.

Museu De Arte Islâmica (MIA), Doha

Do lado de fora, o icônico Museu de Arte Islâmica da cidade é uma arrebatadora pirâmide geométrica que emerge da água na Corniche. É obra do renomado arquiteto I. M. Pei, que também projetou a pirâmide de vidro do Louvre em Paris. Padrões geométricos no interior majestoso do edifício ecoam os motivos das obras de arte, que abrangem séculos de arte islâmica. A experiência continua do lado de fora, no MIA Park, um dos espaços verdes mais bonitos da cidade e lar da monumental escultura 7 do artista americano Richard Serra.

3-2-1 Museu Olímpico E De Esportes Do Catar (QOSM), Doha3

Uma visita obrigatória para os fãs de esportes de todas as idades, é um dos maiores museus de esportes do mundo e a primeira instituição árabe a se juntar à Rede de Museus Olímpicos. A entrada do museu se assemelha a uma pista de corrida, e o design ecoa os anéis olímpicos e o vizinho Estádio Internacional Khalifa.

No interior, as exposições incluem um carro de corrida Fl em tamanho real, o trenó usado pela equipe jamaicana nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 em Calgary, as luvas de boxe assinadas por Muhammad Ali e lembranças pertencentes ao homem mais rápido do mundo, Usain Bolt.

É divertido e interativo tanto para crianças quanto para adultos.

Na Zona de Ativação, a tecnologia Al permite que você experimente arco e flecha gregos antigos, golfe e stand-up paddle boarding sem suar. Saiba mais sobre tradições tradicionais do Catar, como a falcoaria, a busca de pérolas e as corridas de camelos, antes de se reabastecer com sucos verdes, super saladas e biscoitos de abobrinha no Café 3-2-1, ou desfrutar de uma refeição refinada com um toque de alimentação saudável no Naua.

Arte Ao Ar Livre

Le Pouce (O Polegar) por Cesar Baldaccini

Fique atento ao gigante polegar de bronze enquanto explora o Souq Waqif, o mercado mais antigo de Doha. Le Pouce atua como um ponto de encontro no mercado e significa “o polegar” em francês.

2. Falcon por Tom Claassen

Essa impressionante representação dourada do pássaro nacional do Catar pousa do lado de fora do saguão de partidas do Aeroporto Internacional Hamad.

3. Egal por Shouq Al Mana

A escultura elegante da artista local Shoul Al Mana na Marina de Lusail retrata o egal, o adorno tradicional usado pelos homens do Catar.

4. 7 por Richard Serra

A peça de arte pública mais alta de Doha, localizada no Parque do Museu de Arte Islâmica, celebra a importância espiritual e científica do número sete na cultura islâmica.

5. Reunião Familiar por Abdulaziz Yousef Ahmed

O mural do artista baseado em Doha decora a Estação de Metrô Msheireb e ilustra a tradição catari de encontros de família que abrangem gerações.

6. Maman por Louise Bourgeois

Localizada no Centro Nacional de Convenções do Catar, essa gigantesca aranha de bronze carregando um saco de ovos de mármore é uma homenagem à maternidade.

Se você também viaja pela arte e cultura dos países que visita e quer conhecer mais sobre o Catar, confira os links abaixo.

Continue nos acompanhando aqui para conhecer muito mais sobre o Catar.