Grécia é a viagem dos sonhos de muitas pessoas.

Um cenário deslumbrante de casinhas brancas com telhados azuis, nas encostas no mar Egeu, com um pôr do sol estarrecedor e culinária maravilhosa.

O clássico roteiro de Grécia que inclui o trivial: Atenas, Santorini e Mykonos, pode ser “muito mais do mesmo”. Basta um olhar mais apurado e especial para cada um desses destinos e, a sua viagem pode ser realmente excepcional.

Menos é mais: o país merece ser visitado com calma. Querer fazer todas as ilhas em uma única viagem à Grécia, pulando de uma ilha para outra, não trará uma vivência real do lugar. A minha dica é fazer um roteiro mais tranquilo, com tempo para conhecer esse país apaixonante!

Dito isso, venho passar um pouco da minha experiência grega!

Minha primeira parada na Grécia foi em Atenas, berço da democracia, artes, ciência e filosofia da civilização ocidental.

A cidade é uma sensacional mistura de história e ousadia.

O passeio privativo que fiz para conhecer mais sobre a rica história e entender mais a importância de monumentos como Acrópoles, foi sensacional.

A capital grega merece ser explorada a pé. O cenário urbano contemporâneo da cidade em expansão reflete sua emocionante história e sua personalidade moderna multicultural.

Se perder pelas ruas estreitas de pedra de Plaka (o bairro mais famoso e histórico de Atenas), cheia de lojinhas, bares e descobrir mais sobre uma das cidades mais antigas do mundo já é uma viagem inesquecível pelo tempo.

Para quem gosta de fazer comprinhas e visitar lojas mais famosas, a dica é caminhar pela Rua Ermou – uma das ruas comerciais mais populares e movimentadas de Atenas, que conecta a Praça Syntagma com Monastiraki e tem cerca de 3 quilômetros de extensão.

De Atenas para Santorini peguei um voo rápido (aproximadamente 30 minutos).

Santorini, conhecida como a ilha mais romântica da Grécia, é realmente linda e evoca todos os sentidos. As casas brancas que se alinham no topo dos penhascos e se espalham como cornijas de gelo pela rocha em terraços, ornam perfeitamente com os azuis do céu e do mar.

As ilhas que formam Santorini surgiram como resultado de intensa atividade vulcânica e, o vulcão de Santorini é um dos poucos ainda ativos em terras gregas e europeias. Vale dizer que é devidamente monitorado e está “dormindo”.

Inclusive, fiz um passeio de barco que passou pelo vulcão – sensação indescritível!

O passeio de barco é um “must do”, para se ter uma vista da ilha, por outro ângulo. É simplesmente incrível.

Ao longo da fronteira da caldeira é possível ver as famosas vilas, que mais parecem obras de arte esculpidas na rocha de lava.

Fira é o centro de Santorini e na minha opinião é mais autêntica do que Oia, que também é bem famosa.

Fira é a pitoresca capital da ilha situada na borda superior da Caldeira, 260 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas deslumbrantes do Mar Egeu e da ilha de Nea Kameni.

Oia é a mais luxuosa; as fotos que conhecemos de Santorini são de lá. É realmente linda.

Santorini também é a ilha do vinho. Uma das regiões produtoras de vinho mais antigas do mundo, com mais de 20 vinícolas!

Os solos vulcânicos e as formas únicas de cultivo das uvas tornam a degustação de vinhos em Santorini uma atividade imperdível em qualquer roteiro.

Eu fiz a degustação de vinhos no Selene Wine Caves, localizado no hotel Katikies Garden – um paraíso para os amantes do vinho.

São degustações temáticas, com curadoria de Yiannis Karakasis MW (Master of Wine), um dos cerca de 400 Masters of Wine do mundo. Uma experiência incrível para explorar a cultura do vinho de Santorini da maneira mais interativa e deliciosa, é claro.

Mykonos foi a última parada no roteiro. Após 2h30 de ferry desde Santorini, cheguei na glamorosa ilha festeira!

A cidade é um lindo labirinto cicládico caiado de branco, repleta de cafés, bares, lojas de luxo e muita agitação!

A ilha dos ventos é cosmopolita e luxuosa. Mas, apesar de sua fama intensa dos beach clubs, ela tem um lado particularmente pitoresco, com ruelas, casinhas brancas, capelas e moinhos de vento, que exalam calma e paz. Eu adorei esse outro lado de Mykonos!

Com os cabelos literalmente ao vento, mergulhei no tempo, viajei na história em Atenas; subi e desci pelas falésias escarpadas que se erguem sobre um mar azul-turquesa de Santorini e, vivi a agitação e a calmaria de Mykonos.

Foram dias incríveis nesse país lindo que é a Grécia: uma antiga ruína ensolarada que perfura o céu azul, com o ameno mar Egeu banhando uma costa sem fim!

Quer seja a primeira visita ou retorno para explorar outras ilhas, a Kangaroo Tours tem diversas opções de roteiros, incluindo cruzeiros, para atender aos diferentes perfis de viajantes.