Começar a exploração pelo Atacama tem uma razão: aclimatar o viajante para que ele aproveite ao máximo a travessia para o Salar do Uyuni, o mais alto do mundo.

Iniciar a jornada pelo deslumbrante deserto do Atacama não é apenas uma escolha, mas uma estratégia inteligente para preparar o viajante para a incrível travessia rumo ao Salar do Uyuni, o salar mais alto do mundo.

O Explora, com sua expertise, recomenda um mínimo de 3 noites para uma aclimatação ideal antes de embarcar na aventura até o Uyuni. No entanto, para os mais aventureiros, é possível optar por um roteiro de 2 noites, desde que se chegue ao lodge a tempo de realizar a primeira atividade imediatamente.

Enquanto o corpo se adapta à altitude, os exploradores desfrutam de paisagens deslumbrantes, participam de expedições incríveis e aprendem sobre a vida no altiplano. Mesmo para quem já visitou o Atacama anteriormente, cada jornada reserva novos cenários e atividades envolventes.

Minha experiência de 3 noites começou com um emocionante passeio pelo Valle de La Luna ao entardecer, onde caminhei entre formações rochosas e testemunhei um pôr do sol espetacular. O silêncio puro do deserto tornou o espetáculo ainda mais memorável.

De volta ao lodge, uma apresentação sobre a Travessia orientou sobre o que esperar nos próximos dias, comportamento, e dicas sobre alimentos e bebidas.

Em seguida, foi hora de determinar as atividades que seriam feitas no dia seguinte. Como estava em um grupo, ouvimos as opções apresentadas e votamos por aquela que seria a nossa primeira atividade de meio dia: a exploração Tambores.

Esta caminhada explora o centro da reserva de conservação Puritama, uma área caracterizada por uma grande variedade de cactos. Pela caminhada de aproximadamente 4,5 km, subindo até 3.723 metros acima do mar, pude avistar de cima a bela ravina do Jorquencal, um desfiladeiro de contrastes, repleto de vegetação, vida e refúgios arqueológicos. O terreno rochoso, que tem o som do riacho e de pássaros como companhia, leva até as fontes termais de Puritama.

Como hóspede do Explora, tive acesso a uma instalação completa para troca de roupas, além de roupão e uma mesa com frutas e outras delícias preparadas pela equipe do lodge. Entrar nas termas depois de caminhada é a recompensa que valeu todo o esforço. Uma conexão incrível com a natureza e com o ambiente à volta.

De volta ao lodge, tive um tempo para almoçar, recuperar as energias e me preparar para a próxima atividade: um passeio de van até a cordilheira de Domeyko, onde caminhei por uma trilha até a ravina do vale entre paredes de várias cores. Esse passeio pode ser feito de bicicleta e foi o esforço certo para balancear uma manhã ativa com uma tarde mais tranquila.

À noite, tive a oportunidade de visitar o observatório que o Explora tem em seu terreno. As condições meteorológicas estavam perfeitas para observação de estrelas, planetas e a lua, numa noite em que o nosso satélite natural estava particularmente brilhante.

Para o dia seguinte, a escolha foi um passeio overlander de dia inteiro nas lagunas Altiplanicas. Subindo as encostas da Cordilheira dos Andes, a primeira parada foi na cidade de Socaire, antes de continuar até o setor de Piedras Rojas, no salar de Aguas Calientes. Aqui, o maior desafio é a altitude, onde o fôlego começa a faltar e é quando entra a paciência, a calma e as ações contidas. Nada de andar rápido. Indo devagar, a gente tem mais tempo para admirar a beleza das lagoas e dos vulcões.

O cenário do almoço parecia uma pintura. Uma paisagem belíssima do Altiplano, com montanhas e grama amarela fazendo contraste com o céu perfeitamente azul. O almoço, descobri mais tarde, teriam a mesma qualidade em outras explorações durante a travessia, com saladas, grãos e proteínas. Além de uma sopa quentinha, para aquecer.

A etapa seguinte levou até as lagoas altiplânicas de Miscanti e Miñiques, dois grandes e belos corpos de água localizados a 4.200 metros acima do nível do mar. Este foi um dos lugares em que já havia estado anteriormente, mas voltar foi tão mágico quanto as vezes passadas.

Com o coração repleto de alegria e os olhos maravilhados pela beleza natural, encerrei o processo de aclimatação, ansiosa pelo que viria nos próximos dias. O cuidado da equipe do Explora, aliado às escolhas criteriosas dos experientes guias, garantiu uma travessia tranquila e bem-sucedida.

No próximo post, compartilharei a emocionante jornada do Atacama ao Salar do Uyuni.