“Ir Mais Profundo: essa é a filosofia subjacente que permeia tudo relacionado à Explora, e é precisamente o que você pode esperar na emocionante Travessia Atacama-Uyuni.

Com várias visitas anteriores ao deserto do Atacama, eu já tinha uma ideia do que estava por vir, mas nada poderia ter me preparado para a surpresa que estava prestes a vivenciar. E quem não adora quando somos surpreendidos, não é mesmo?

A Travessia começa com alguns dias de aclimatação nas maravilhas do Atacama, seguidos pela emocionante travessia até o Salar de Uyuni, na Bolívia.

Convido você a se juntar a mim nesta exploração única e extraordinária, que dividi em três partes: por que escolher Explora, o encanto do Atacama e a magia do Uyuni.

Por que escolher o Explora

O nome Explora deriva da sua missão original como empresa, que era explorar lugares remotos. Com o tempo, esse propósito cresceu e evoluiu para algo mais amplo. A simples exploração já não era suficiente. Daí o lema “Ir Mais Profundo.”

Essa filosofia convida a conhecer lugares remotos, descobrir novas rotas e parte do princípio de que quem conhece, se conecta. E quem se conecta, sente o desejo de conservar esses lugares, retornar e compartilhar essas experiências com a família e amigos. Isso cria um ciclo virtuoso. No caso da Explora, a conservação também é um foco importante.

O Explora Atacama é um verdadeiro oásis de serenidade e tranquilidade. Um refúgio para relaxar entre as aventuras de explorar a vastidão da região e suas paisagens diversas.

O conceito de luxo essencial permeia todas as experiências, oferecendo conforto, mas sem excessos. Imagine estar em um lugar remoto e desfrutar de um almoço delicioso e saudável em um cenário espetacular. Dormir em uma cama com tecnologia de ponta, desenvolvida pela NASA (destaco especialmente o colchão). Ter uma piscina e uma jacuzzi em hotel no meio do deserto. Ter uma abertura de cama deslumbrante. Ter toalhas e roupões de alta qualidade.

A nave principal, que abriga a área comum do hotel, é o coração da experiência, com restaurante, bar, áreas de encontro para planejar as explorações, terraço e uma loja com itens essenciais para tornar a exploração ainda mais confortável. Durante o dia, a nave principal é linda, mas à noite, ela se transforma em um local de charme, onde os hóspedes relaxam após um dia de exploração, famílias se divertem e casais desfrutam de vinhos à beira da lareira.

Gastronomia

A gastronomia no Explora Atacama tornou-se ainda mais especial com o menu criado pelo renomado chef peruano Virgilio Martínez, proprietário do restaurante Central, classificado entre os 10 melhores do mundo.

Isso significa que você pode esperar uma mesa farta, colorida, saborosa e surpreendente, onde ingredientes indígenas locais são apresentados com maestria.

A conexão entre os ingredientes utilizados na cozinha do hotel e o que é encontrado durante as explorações é tangível quando um guia apresenta uma pequena fruta silvestre ou uma erva usada em chás. A sustentabilidade é uma prioridade, com o uso de ingredientes locais e uma pegada de carbono mínima.

Aqueles que buscam opções mais tradicionais também não ficarão desapontados. Além da abundância de pratos e bebidas, os hóspedes podem abastecer suas mochilas com petiscos antes de sair para suas explorações.

Explorações

O Explora Atacama oferece uma incrível variedade de 40 explorações, divididas em caminhadas, passeios de carro (overland), ciclismo e passeios a cavalo (estes últimos apenas nas proximidades do hotel).

Um dos pontos altos das atividades organizadas pela Explora são as explorações exclusivas, onde ninguém mais tem acesso. As melhores trilhas, os locais menos explorados e os momentos ideais são cuidadosamente escolhidos para garantir que a experiência dos visitantes seja enriquecida, exclusiva e inclusiva.

Os guias passam por um rigoroso treinamento interno de três meses na Explora antes de estarem aptos a guiar os visitantes. Eles conhecem todas as explorações, passam por testes físicos e demonstram conhecimento em diversos campos.

Os guias são o coração da experiência da Explora, com as incríveis explorações que lideram. Eles não são apenas guias, mas também companheiros de viagem. Possuem conhecimento em economia, geologia, política, história e cultura, e essa sensibilidade é perceptível ao recomendar as melhores atividades, levando em consideração os diferentes perfis dos viajantes.

Fique atento para o próximo post, onde compartilharei minha experiência pessoal com as atividades no Atacama. Até lá!