Zaquintos _ Grécia

Santorini e Míconos, normalmente, são os primeiros destinos que nos veem a cabeça quando pensamos nas ilhas gregas. Não podemos discordar que essas duas ilhas nas Cíclades são algumas das principais atrações da Grécia, mas o país possui diversos outros destinos paradisíacos que valem a pena visitar, como Zaquintos.

As ilhas Jônicas têm se destacado como alternativas de destinos na Grécia. Com fortes influências italianas devido às suas localizações, as ilhas Jônicas possuem uma arquitetura distinta das ilhas Cíclades, fugindo das tradicionais casinhas brancas e azuis. Uma vegetação exuberante e montanhas trazem um novo contexto de paisagem.

Com uma atmosfera festeira ao sul e tranquilidade ao norte, a ilha de Zaquintos (também conhecida como Zante, o seu nome em italiano) tem recebido milhares de turistas durante o verão europeu. Famosa por ter uma das praias já consideradas a mais bela do mundo, Navagio Beach, Zaquintos tem muito mais a oferecer.

Zaquintos _ Grécia

A principal cidade da ilha também é chamada de Zaquintos e possui arquitetura semelhante à Veneza, devido a sua influência italiana | Foto: Greek Guide

Terceira maior dentre as ilhas Jônicas, as praias de águas cristalinas em tons azul turquesa e a vegetação de Zaquintos são os destaques para quem visita a ilha. Tem quem faça um bate-volta para conhecer, mas a ilha merece pelo menos dois dias inteiros do roteiro de viagem.

Considerada uma ilha bem grande, a melhor forma de se locomover por Zaquintos é alugando um carro. O aluguel do carro permiti melhor mobilidade para conhecer toda a ilha, principalmente, acessar um dos principais pontos turísticos, o mirante de Navagio Beach.

Praia mais famosa da ilha, Navagio Beach também é conhecida como Shipwreck Beach – ou Praia do Naufrágio. Pelas histórias, a praia possui esse nome porque foi lá que aconteceu o naufrágio de um navio que estava sendo usado por contrabandistas e, ao fugir das autoridades grega, naufragou por ali.

Zaquintos _ Grécia

Navio de carga Panagiotis naufragado em 1983 | Foto: Greek Guide

Existem duas maneiras de ver Navagio Beach: do alto em um mirante ou de barco. Para chegar no mirante, deve-se seguir em direção ao norte da ilha, para a região de Volimes (as estradas para chegar a Volimes são super fáceis de conduzir e várias placas indicam o caminho até o mirante). No mirante é possível ver a praia de cima do penhasco. Seguindo por uma trilha de terra, à direita do mirante, você encontrará a melhor vista de Navagio Beach. No local, há estacionamento e algumas barraquinhas vendendo lanches e bebidas.

Zaquintos _ Grécia

Vista do mirante de Navagio Beach | Foto: Shutterstock

 Outra opção é chegar até a Navagio Beach de barco, porém agora, bem de perto. Existem várias opções de passeios de barco para visitar a praia – seja com barcos grandes ou pequenos, saindo dos portos de Vromi e Agios Nikolaos. Saindo do porto Vromi, a viagem é mais rápida.

Uma das sugestões de quem já visitou Navagio Beach é não ir nos barcos grandes. Mesmo sendo os mais baratos, todos eles chegam na praia ao mesmo tempo, deixando o local super cheio e, na maioria das vezes, tornando difícil de se aproveitar seus encantos. Os barcos pequenos ou até mesmo uma lancha particular (caso esteja em grupo) são as melhores opções. A lancha ainda permite que o passeio seja feito no tempo dos viajantes, sem correria, e de chegar na praia antes dos outros barcos.

Zaquintos _ Grécia

Navagio Beach (Shipwreck Beach), uma das praias mais belas do mundo | Foto: Greek Guide

Os passeios de barco a Navagio Beach, normalmente, incluem também paradas nas Blue Caves, que são uma cadeia de cavernas com piscinas naturais azuis no seu interior.

Zaquintos _ Grécia

Uma das atrações naturais mais famosas de Zaquintos, as Blue Caves | Foto: Lesante Collection

Outros lugares para conhecer durante os dias em Zaquintos são:

    • Zaquintos Town: principal cidade da ilha. Sua rua principal, Lomvardou, tem vários restaurantes, lojas e uma ótima vista do marina.
    • Laganas: maior praia da ilha e o local certo para quem procura agito. Conhecida pela vida noturna animada que oferece, a região possui várias boates.
    • Gerakas: uma das mais belas e populares praias de Zaquintos, está localizada no sul da ilha. Com areia dourada e águas turquesas, a praia é ideal para famílias. A praia não oferece esportes aquáticos nem bares por estar situada dentro do Parque Nacional Marinho de Zaquintos, que protege as tartarugas Caretta-Caretta. Nas proximidades há restaurantes que servem culinária local.
  • Praia de St. Nicholas: praia com muitas espreguiçadeiras para passar o dia descansando e pegando sol. Além disso, ela é famosa pela igreja St. Nicholas, que fica localizada na ponta esquerda da praia.
Zaquintos _ Grécia

Zaquintos, principal cidade da ilha | Foto: Lesante Collection

Zaquintos _ Grécia

Praias de Laganas e Gerakas da ilha de Zaquintos | Foto: Greek Guide

Um programa imperdível para se fazer em Zaquintos é assistir ao pôr do sol em um dos restaurantes do Porto Schiza, em Kampi. O pôr do sol na Grécia é sempre um programa delicioso, pois nunca um é igual ao outro e cada um possui o seu encanto.

A vibrante cor turquesa do mar é o atributo mais famoso de Zaquintos. No entanto, não é o único motivo que faz da ilha o desejo de viagem de vários turistas. Sol durante todo o dia, praias pitorescas e a atmosfera vibrante são outros grandes atrativos.

Tem preferência em estar no centro de tudo? Curte estar em uma praia popular? Ou a sua opção é algo mais isolado? Zaquintos tem tudo! Explore nossa sugestão de pacote para a ilha e ainda combine Atenas, Míconos e Santorini em seu roteiro. Converse com seu agente de viagem!


Como chegar em Zaquintos?

A rota de ferry boats mais comum que leva até Zaquintos sai de Kyllini, no oeste da Grécia (mais ou menos três horas de Atenas) e leva uma 1 hora até o porto de Zaquintos.

De avião, o voo direto saindo de Atenas tem duração de 1 hora.


Melhor época para visitar Zaquintos?

Final de junho ou no final de setembro, quando o tempo é bom, porém não há tumulto. Nesses períodos os dias são belíssimos e quentes, com pouco vento, e as praias tranquilas. Agosto é o mês que deve ser evitado por ser período de férias na Europa.


Onde ficar em Zaquintos?

    • Hotel Lesante Luxury: privilegiado pela sua localização à beira-mar na aldeia de Tsivili, o Lesante capta o espírito e o ritmo da ilha, com uma experiência cinco estrelas.
  • Hotel Lesante Blu Beach Resort: fiel ao seu nome, o Lesante Blu é rodeado por vistas espetaculares sobre o mar azul. Localizado na pitoresca vila de Tragaki, o recém-construído (2017) hotel é membro de ‘The Leading Hotels of the World’, o único nas ilhas Jônicas, e oferece exclusividade, tranquilidade e conforto.

Leia mais: