viagem aérea no final do ano e alta temporada

Quem escolhe viajar no final do ano ou nos períodos de férias escolares e feriados pode se sentir sobrecarregado alguns dias antes do embarque. Para um processo tranquilo, listamos algumas dicas e informações úteis.

 

  • Com a grande demanda de viajantes no final de ano e férias escolares, os vôos costumam sair lotados. Chegue ao aeroporto com mais de 3 horas de antecedência ao horário indicado para embarque.
  • Não sabe como chegar ao aeroporto? Pelo portal da Infraero é possível acessar o site de cada aeroporto, onde estão informações de acessibilidade e serviços. Entre alguns dias antes do embarque e familiarize-se.
  • Assegure-se de portar o certificado internacional com as vacinas requeridas para entrada no país de destino. Acesse o site da ANVISA para informações atualizadas.
  • É necessário autorização para menor de idade viajar desacompanhado de um ou de ambos os pais ou acompanhado de terceiro. Note que tal requerimento pode variar de um país para outro e é fundamental confirmar quais documentos são necessários, assim como se existe algum período de validade dos mesmos. A companhia aérea pode negar o embarque no caso de não apresentação dos documentos completos.
  • Passaporte: verifique que o mesmo tenha pelo menos 3 páginas em branco e validade de pelo menos 6 meses a partir da data de saída do país visitado.
  • O visto para o país a ser visitado está em um passaporte vencido? Assegure-se de levá-lo juntamente com o passaporte válido durante toda a viagem.
  • Quando o visto não estiver impresso no próprio passaporte, leve uma cópia impressa colorida indicando validade pelo período completo de estadia no país visitado.
  • Caso participe de programa de fidelidade ou milhagem de alguma companhia aérea, informe seu agente de viagem para que seja inserido na reserva. Importante reconfirmar o número ao atendente da companhia aérea no momento do check-in. A agência de viagem não deve ser responsabilizada por qualquer serviço que envolva milhagens das companhias aéreas, já que serviços desta natureza deverão ser efetuados entre o passageiro e a transportadora.
  • A inscrição no programa de milhagens deve ser feita antes da saída do Brasil. Para tanto, basta que o passageiro entre em contato com a companhia aérea escolhida para realizar o registro e obter o número.
  • É altamente recomendável a obtenção de um seguro de viagem com cobertura completa. O mesmo pode ser adquirido de forma independente ou na Kangaroo.
  • Cartão de crédito: é necessário contato com o banco emissor para liberação do seu uso no exterior.
  • Devido a recorrentes alterações realizadas pelas companhias aéreas, não deixe de reconfirmar os horários dos voos e terminal de saída com pelo menos 96 horas (4 dias). Entre em contato com seu agente de viagem ou com a companhia aérea para confirmar as informações do voo.
  • Fique atento aos painéis indicativos nos aeroportos para quaisquer alterações de terminal, hora de embarque ou portão de embarque.

 

Informações úteis:

  • Cidadãos brasileiros precisam de visto de estudante, turismo, trânsito ou de negócios para a Austrália. Quem faz escala ou conexão na Austrália precisa solicitar visto próprio para trânsito. O site da Embaixada da Austrália disponibiliza informações para solicitação dos diferentes tipos de visto.
  • É de responsabilidade do passageiro verificar a validade do visto, passaporte e documentos necessários para entrada no país de destino.

 

Começando a pesquisar um destino e não sabe os documentos que precisa? Consulte a nossa pronta referência sobre os países que requerem vistos, vacinas, documentação para menores de idade e fale com o seu agente de viagem que poderá lhe assessorar na entrega destas informações.

BOA VIAGEM!