Igreja São Pedro em Gramado

Nesta segunda parte, Carlos Takeshi nos conta sobre as principais atrações que Gramado oferece.

Visitamos muitas atrações em Gramado, dentre elas podemos citar algumas que nos chamaram mais a atenção.

Centro de Gramado ★★★★★

Praticamente, 80% dos hotéis estão localizados no centro ou nos arredores do centro da cidade em meio a muitos restaurantes, bares, chocolaterias e lojas variadas, que vendem desde lembrancinhas até produtos sofisticados, como por exemplo: relógios cucos importados da Alemanha. Quanto aos restaurantes, boa parte são italianos e alguns alemães, sendo que muitos são especializados em servir rodízio de fondues doces e salgados. 

Entre os pontos imperdíveis, encontram-se:

  • Paroquia de São Pedro: possui um interior simples, sem adornos, mas não deixa de ser especial principalmente pela estrutura bem robusta, feita de pedras talhadas.
  • Rua Coberta: possui cerca de 100 metros de extensão e foi identificada como rua porque costumava ser uma. Atualmente é um calçadão coberto, apenas para pedestres, repleta de restaurantes, lojas choperias e com muitas luzes penduradas. Fica lindo à noite. Abriga ainda o Bier Park, que conta a história da cerveja no mundo, uma invenção que data de 10 mil anos!
  • Rua Torta: rua de grande declividade, bem enfeitada com flores, mas tem que se tomar especial cuidado ao descer, especialmente com crianças. A melhor opção é fazê-la subindo, nunca descendo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Snowland ★★★★

Cerca de 7 km do centro de Gramado, pode-se chegar lá de Uber ou de táxi. Snowland é um parque temático de inverno, ótimo para crianças e adultos que querem a experiência de estar em um ambiente de temperaturas abaixo dos – 20°. Dentro deste parque, pode-se encontrar um castelinho de gelo, um pequeno tobogã de gelo para crianças abaixo de 8 anos de idade, uma rampa de cerca de 50 metros, para quem quiser descer com esqui ou snowboard. Há rampa de gelo, para adultos e crianças, em que se pode descer deitado em uma boia. Possui, também, uma pista para patinação no gelo. Todas as atrações podem ser repetidas durante todo o dia. Nos espaços onde se tem neve (produzida por máquinas), principalmente para quem não está acostumado, é difícil permanecer mais que algumas horas. Roupas, botas, luvas e toucas de inverno são fornecidas conforme o tamanho das pessoas e estão inclusas no preço do ingresso. Nas lojas, onde a temperatura é mais amena, são vendidos desde lembrancinhas até casacos de inverno.

Lago Negro ★★★

Distante cerca de 3 km do Centro de Gramado, pode-se chegar lá de Uber, táxi ou mesmo a pé (levando por volta de 30 minutos do centro da cidade). O lago é muito bem conservado, sem cercas, rodeado de vegetação, com pedalinhos em forma de cisne, que podem ser alugados para dar uma volta. Na entrada, há alguns restaurantes e cafés aconchegantes, em que se pode tomar um bom chocolate quente. Vale a pena a visita ao Lago Negro, se houver tempo, porque, apesar de ser um lago bonito, é relativamente pequeno.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mini Mundo ★★★★

A apenas 1km do centro de Gramado, é ideal para crianças e adultos que apreciam maquetes de cidades. O Mini Mundo de Gramado começou como uma forma de divertimento das crianças, criado pelo pai e avô da família Hoppner, na época, donos do Hotel Hoppner.

Lá encontram-se réplicas, em escala 24 vezes menor do que o tamanho normal, do Museu do Ipiranga, castelos europeus, como o Newschweinstein (castelo que serviu de inspiração para o castelo da Branca de Neve, da Disney de Orlando/EUA), aeroporto de Bariloche, antigas estações elétricas do Rio Grande do Sul e muito mais. Há várias lojinhas, com souvenires sofisticados. Tudo isto em um espaço de cerca de 1 quarteirão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cristais de Gramado ★★

A apenas alguns metros do portão de entrada da Cidade de Gramado, nesta fábrica, podem-se aprender como são feitas verdadeiras obras de arte de cristais. Há o setor de produção (muito quente por sinal), onde os artesãos explicam e fabricam, ao mesmo tempo, as peças de cristal, com a utilização de um forno.

A produção é feita da mesma forma e com os mesmos métodos empregados há centenas de anos. E, por incrível que pareça, a tecnologia que inventaram em tempos antigos continua sendo utilizada atualmente. Podendo ser vista em horário comercial, tem até arquibancadas, onde os visitantes podem acompanhar a produção. Em outra parte da fábrica, encontra-se a loja, razoavelmente grande, onde se pode comprar os objetos, tanto os de fabricação local, como os importados. A visita é gratuita.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mundo Encantado ★★★

Cerca de 2 km do centro de Gramado, o Mundo Encantado é uma casa que abriga miniaturas das primeiras casas e vilarejos da época da colonização do Rio Grande do Sul. Tem uma reprodução artística imaginária do vilarejo onde nasceu Jesus Cristo. Muito bem executado, tem muitas partes em movimento, dentre as quais: os trenzinhos, as cachoeiras, os colonos arando a terra, madeireiras e serralherias. Tudo em miniatura. Não confundir com o Mini Mundo, já citado aqui, que é um espaço aberto.

 

Atrações em cidades próximas a Gramado

As cidades próximas a Gramado oferecem uma grande variedade de opções turísticas, desde parques a museus. Algumas cidades são próximas, outras um pouco distantes.

Skyglass ★★★★

Distante cerca de 22 km do centro de Gramado, esta nova atração turística encontra-se mais próxima a cidade de Canela. É um parque novo, inaugurado no início de dezembro de 2020. O Skyglass é uma passarela de vidro em forma de ferradura, projetada sobre um cânion (grande depressão de formação natural), com cerca de 360 metros de altura acima do rio Caí. No início da diversão, sente-se um certo “frio na barriga”, mas logo passa ao saber que os vidros foram projetados para suportar até 4 toneladas! Outra atração é um pequeno passeio com um trenzinho suspenso, conhecido como abusado, parecido com o que é encontrado em parques de diversões (roller coaster), que contorna o Skyglass por baixo, sendo que os pés ficam livres a uma altura de 250 metros de altura. Não é nada assustador, pois o trenzinho, preso na parte de cima em trilhos projetados para suportar um prédio, anda muito devagar. O passeio dura menos de 1 minuto, sem direito a repetições. Neste parque há também um museu de ferros de passar roupa, desde os mais antigos até os mais modernos; não conseguimos encontrar nenhuma relação com o parque, que tem mais vocação para as belezas naturais do cânion e das árvores. É um passeio que pode ser feito em cerca de 2 horas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cânion Itaimbezinho  ★★★★★

Localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul. Na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, para ir a este cânion, leva-se 1 dia inteiro, pois ele se localiza há cerca de 100 quilômetros do centro de Gramado. Saindo de Gramado, pegamos um trecho final de terra e pedras de cerca de 20 quilômetros, em alguns pontos bem irregulares. Então, não recomendo se aventurarem com carro alugado, sem um guia contratado, porque, se houver algum problema mecânico com o veículo, não tem pontos de auxílio como em uma rodovia.

Após este trecho, chega-se nas instalações do parque, onde não se tem nada para comprar. Por isso, recomenda-se levar água e lanche. Possui banheiros e um lugar para fazer piquenique, com mesas entremeadas por árvores frondosas, rodeadas de gralhas azuis. A gralha azul é um pássaro típico da região, responsável pelo crescimento natural das árvores de araucárias, as quais produzem o pinhão (que costumamos comer no inverno). 

O Cânion Itaimbezinho tem uma extensão de cerca de 6 quilômetros e pode-se apreciar o mesmo através de 2 regiões. Uma é a trilha do vértice, na qual se anda por 2 quilômetros e de onde se pode avistar uma cachoeira caindo em um desfiladeiro de 700 metros. A outra dá acesso à trilha do cotovelo e, para chegar lá, tem que andar cerca de 6 quilômetros. A trilha é uma estrada de terra e pedras, bem plana. No final desta trilha, podemos apreciar uma linda vista, porque, neste ponto, pode-se ver o cânion se abrindo para um vale. Só estando no local para se ter a real dimensão de quanto este cânion é grande, mas, pela foto, pode se ter uma noção da grandeza.

Nesta mesma região também está o cânion Fortaleza, mas não o visitamos.

O Parque Aparados da Serra nos agradou muito, principalmente pela ausência de restaurantes, de lanchonetes e de toda a estrutura criada pelo homem. Desta maneira, o parque pode ser preservado naturalmente, sem lixos plásticos (é um parque limpo). Para este passeio, é bom reservar um dia inteiro e levar uma boa quantidade de água para as trilhas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Parque do Caracol ★★★

Neste parque encontra-se a Cascata do Caracol, com uma queda d’água de cerca de 130 metros de altura e pode ser visitado com o elevador (quando fomos estava desativado para manutenção) e com o Bondinho da Serra Gaúcha (teleférico). O Bondinho, além de seguro, é moderno e oferece uma vista de 360 graus de toda a região.

A vista mostra muita vegetação, rica em hortênsias e riachos e montanhas. São 3 paradas, sendo a parada da Estação Cascada a mais linda de todas, proporcionando uma vista deslumbrante da Cascata do Caracol, que não é tão caudalosa, mas oferece um aspecto misterioso, e, dependendo do ângulo em que é vista, mostra a ilusão de que as águas estão caindo de uma ponte de rocha natural. É um passeio que pode ser feito em cerca de 2 a 3 horas.

Mundo a Vapor ★★★

Interessante para adultos e crianças, principalmente para quem tem curiosidade de saber como funcionavam máquinas e trens, e, até hoje, funcionam usinas termelétricas, que utilizam vapor de água para fazer as turbinas se moverem.

As máquinas e trens do tipo “Maria Fumaça” eram movidos a lenha, que esquentavam as caldeiras de água. Depois da compra dos ingressos, o tour é guiado por funcionários do museu. Tem também um passeio em um trenzinho que pertence ao museu. É uma visita que pode ser feita em 2 horas.

Outros passeios e visitas que não fizemos, mas que pretendemos fazer nas próximas viagens para a região, sobre os quais ouvimos, dos guias locais, que valem a pena, são:

  • Museu do caminhão: cerca de 9 km do centro de Gramado, mais próxima a cidade de Canela, possui caminhões muito bem conservados.
  • Museu do Automóvel em Canela: possui uma grande coleção de automóveis antigos do Brasil. Não se limita a mostra dos veículos, mas tem muitos itens ligados aos transportes e fotos de época. É uma verdadeira viagem no tempo através dos carros.
  • Hollywood Dream Cars: museu de carros e motos, com grande variedade de marcas e modelos, desde os dos anos 40 até os dias atuais. Localiza-se em Gramado, na Avenida das Hortênsias, 5507.
  • Harley Motor Show: coleção de motos Harley Davison. Não possui todas, mas é interessante para quem é fã.
  • Super Carros: localizado na Avenida das Hortênsias, 4635, possui uma coleção de carros esportivos, simuladores, lojas e bar temático.
  • Passeio Trem Maria Fumaça (trem do vinho), em São Leopoldo (cerca de 110 km de Gramado): é um passeio de um dia inteiro, e, para quem tiver tempo, com certeza, vale a pena. Além do passeio de trem, nesta região, se encontram as vinícolas, muitas delas reconhecidas internacionalmente pela qualidade dos vinhos entre as quais: Casa Valduga, Vinícola Aurora, Garibaldi Cooperativa. O passeio dura cerca de uma hora e meia e tem 4 partidas diárias.
  • Parque Vale dos Dinossauros: localizado em Canela, apresenta réplicas de dinossauros, semelhantes às que se tem no Jardim Zoológico de São Paulo.
  • Tour Caminhos de Pedra: localizado em Bento Gonçalves, conta a história dos imigrantes italianos. Dentre os locais visitados neste tour, encontram-se: Casa do Tomate, Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, Casa das Massas e Artesanato, Cantina Strapazzon.
  • Alpen Park em Canela: parque pequeno, para quem gosta de brinquedos radicais. A montanha russa é o destaque deste parque.
  • Museu de Cera Dreamland: localizado na avenida das Hortênsias, 5km do centro de Gramado, possui réplica de diversos artistas. Recomendo para pessoas que nunca visitaram um museu de cera, pois a qualidade deixa a desejar, mas de qualquer forma é um museu divertido para se visitar.
  • Bier Park: localizado no centro de gramado, na Rua Coberta, que é uma rua cheia de restaurantes e fica muito bonita à noite, o Bier Park conta um pouco da história da produção da cerveja.
  • Aldeia do Papai Noel: parque temático simples, mas bem divertido para quem está com crianças, pois elas irão se divertir muito com os temas natalinos.
  • Le Jardin Parque de Lavanda: situado na entrada da cidade de Gramado, possui em seus 4 hectares, diversas plantas exóticas e várias espécies de lavandas e estufas com produção de flores, loja temática além de um café Bistrô com a saborosa torta de Apfelstrudel.
  • Parque Olivas de Gramado: cerca de 15km do centro de Gramado, é uma fazenda de 150 hectares que oferece uma vista maravilhosa para o Cânion da Pedra Branca e possui 120 mil mudas de oliveiras. Possui uma mini fazendinha com animais domesticados, tipo pôneis, cabras, cavalos, etc. Possui um restaurante que serve comidas regionais.
  • Museu Egípcio: localizado a 14km do Centro de Gramado, mais próxima a cidade de Canela, possui várias réplicas de múmias, sarcófagos e até uma mini pirâmide de 8 metros de altura. Mesmo não possuindo peças autênticas, é uma visita cultural pois as peças, roupas, papiros, etc, retratam um pouco da civilização egípcia.

Leia também: