Pousada Trijuncao

Quer uma viagem diferente? Fuja para o mato e descubra o cerrado!

⠀⠀⠀

A Trijunção é surpreendente, em todos os sentidos!

A começar pelo lugar em si: a pousada fica localizada no cerrado, o segundo maior bioma do Brasil. Uma savana tropical riquíssima, com muitas espécies de animais únicas e com uma formação vegetal de grande biodiversidade.

É um refúgio em meio a uma paisagem maravilhosa.

Já no caminho para a pousada, imersa no ambiente natural, foi possível avistar araras vermelhas, tucanos, gato do mato e o majestoso lobo-guará – uma espécie que corre risco de extinção.

A pousada é super aconchegante, com uma decoração bem convidativa ao relaxamento e desconexão com o mundo agitado em que vivemos. O fato de ser pequena, com apenas 7 acomodações, também a torna ainda mais especial. Os lindos detalhes e produtos de alta qualidade, combinados com elementos naturais na construção e decoração ajudam a criar um ambiente perfeito para relaxar.

Quartos na Trijunção
Acomodações de ótima qualidade – acervo pessoal
Vista externa Pousada Trijunção
Acervo pessoal
Arquitetura e decoração na Pousada Trijunção
Acervo pessoal

O atendimento é excepcional. Todos os funcionários muito simpáticos, prestativos e muito atentos aos detalhes. Realmente me senti como se estivesse em casa.

A gastronomia é uma deliciosa mistura das três regiões onde fica a pousada: na divisa entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Da tapioca ao pequi, uma explosão de sabores.

As delícias preparadas pela Pousada Trijunção podem ser apreciadas tanto na pousada como na natureza.

Delicias na Pousada Trijunção
Acervo pessoal
Gastronomia no Trijunção
Acervo pessoal

As redes espalhadas pela pousada embalam a paz e a calmaria e são um convite a relaxar.

Redes na Pousada Trijunção
Acervo pessoal

É possível explorar o lugar, com várias experiências: passeios noturnos para avistar o jacaré anão na lagoa das araras e ver a atividade de alguns animais que são ativos durante a noite; safáris bem cedo; passeios de bike, caiaque; visita ao criadouro conservacionista; caminhadas… E que delícia “passarinhar” por ali… a música é por conta dos diversos pássaros.

Criança no Trijunção
Conexão com a natureza beneficia adultos e crianças – acervo pessoal
Atividades de educação ambiental para crianças.
Atividades de educação ambiental para crianças – acervo pessoal
Atividades no Rio Formoso – acervo pessoal

Vale dizer que os passeios são feitos com guias qualificados e com grande entendimento da região, fauna e flora. É enriquecedor e gratificante aprender sobre o destino quando se está nele. A Associação Onçafari atua na região, com um trabalho incrível de ecoturismo, educação e ciência. O lobo-guará é uma das espécies protegidas pelo Onçafari.

Carro de safari
Carro de safári no Trijunção – acervo pessoal

Difícil foi ter que ir embora depois de dias incríveis em meio a uma natureza exuberante e ímpar no nosso Brasil.

⠀⠀⠀

Dicas:

  • Recomendo, pelo menos, 3 noites na Pousada, para aproveitar as experiências e a pousada. Veja aqui uma sugestão de roteiro.
  • Para levar: casaquinho ou blusa de frio. Bem cedo pela manhã e no final do dia, esfria consideravelmente. Os safáris matinais e noturnos são feitos em carros abertos.
  • Para saborear: arroz de carne seca com abóbora caramelada na rapadura e couve frita – é maravilhoso.
  • Para experimentar: a cerveja artesanal Cerrado Beer. Minha preferida é a “Carcará Session IPA”. Deliciosa!
  • Para se conectar com a natureza: nadar na Lagoa das Araras. É revigorante!
  • Para aprender e ajudar: a Associação Onçafari atua na Pousada Trijunção, com um trabalho muito interessante e admirável. Apesar da riqueza e exuberância deste bioma, o Cerrado é hoje um dos mais ameaçados biomas do Brasil. São quase 140 espécies da fauna em risco de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana, devido principalmente ao aumento da atividade agropecuária.

Para mais informações sobre o Onçafari: https://oncafari.org/

⠀⠀⠀

Reflexão: viajando e aprendendo…

As árvores do Cerrado se adaptam às intempéries climáticas, que, no período de seca, buscam águas nos lençóis mais profundos para suprir suas necessidades de sobrevivência e, isso dá a elas as características únicas de suas formas.

Paisagem do cerrado
Paisagem do cerrado – acervo pessoal

O que eu quero dizer com isso?! Que podemos aprender muito com a natureza! Que nós, assim como as árvores do Cerrado, saibamos nos reinventar, mesmo em tempos difíceis. Que possamos mostrar a nossa beleza e empatia e, entender que, cada um tem a sua importância para com o próximo e no mundo em que vivemos.

⠀⠀⠀


⠀⠀⠀

Clique aqui e acompanhe a estadia na Pousada Trijunção no stories do Instagram.

Antes de irmos, confira um lindo vídeo que apresenta a Pousada Trijunção.

⠀⠀⠀

Até a próxima!

⠀⠀⠀