vista da cidade de gramado

Gramado, na Serra Gaúcha, é uma estância charmosa e repleta de atrativos para os visitantes. O Carlos Takeshi, da Kangaroo, esteve lá e conta sobre a sua experiência em uma das regiões mais encantadoras do Brasil.


Nos tempos da Antiga Roma, um general romano chamado Pompeu dizia: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Naquela época, tudo era muito difícil, porque os navegantes não sabiam o que iriam encontrar por mares dantes nunca navegados. Comparada àquela época, apesar de estarmos vivendo dias difíceis, devido a toda a restrição e dificuldades criada pela pandemia, a nossa situação atual é muito mais tranquila. É incomparavelmente mais fácil de concretizarmos a frase já atualizada: “viajar é preciso”. E além de prazeroso e divertido, adicionando conhecimento cultural e gastronômico e distração, viajar é, acima de tudo, um tempo de reflexão.

Gramado é uma linda cidade, fundada, principalmente, por imigrantes alemães e italianos, que construíram suas casas no mesmo estilo daquelas de suas terras natais. As construções das casas mostram aspectos típicos de uma antiga vila germânica, tudo limpo, organizado e seguro. Lá pode-se andar, a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar. A guarda municipal está sempre presente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como chegar em Gramado

Pode-se cobrir os 90 km de distância entre o aeroporto de Porto Alegre e Gramado usando o serviço de um Uber, táxi, traslado do hotel, ou, ainda, alugar um carro.

Cerca de 20 minutos para entrar na cidade de Gramado, somos presenteados com uma paisagem rica em árvores nativas e esplendorosas hortênsias, que enfeitam os dois lados da estrada muito bem conservada e sinalizada. As hortênsias, aliás, de cores lilás, rosa, branco e azul, começam a florescer em novembro e vão até março.

Típica Casa Alemã | As hortências na estrada para Gramado – Foto: Prefeitura de Gramado

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como se locomover em Gramado

Uma vez em Gramado, há diversos passeios para outras regiões com guias privativos ou em grupo. Tem também o famoso ônibus vermelho, muito popular no exterior, o “Hop-on Hop-off”, em que se compra um ticket e pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Tem o passe diário, válido para dois dias e possui uma rota definida com ida a Canela, inclusive. Por fim, para se ir a um local mais especifico táxi e Uber são boas opções.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Melhor época para visitar Gramado

Pode ser visitada todo o ano, mas claro que tem épocas especiais e as duas coincidem com as férias das crianças. São épocas privilegias, mas claro tudo tem seus prós e contras.

  • Verão: entre dezembro e fevereiro, Gramado fica esplendorosa, com as flores de hortênsias coloridas e, especialmente em dezembro, a cidade fica toda enfeitada para o Natal com o chamado Natal de Luzes. Por outro lado Gramado fica cheia de turistas e os preços dos hotéis, restaurantes e serviços fica mais alto e as reservas para muitos hotéis tem que ser feitas com antecedência. Devido à situação da pandemia no final de 2020, a nossa visita foi um pouco diferente, mas é importante levar o cenário normal em consideração quando planejar a viagem.
  • Inverno: entre junho e agosto Gramado é ideal para quem quiser sentir um gostinho do frio e, com alguma sorte, até ver neve. Deixando a imprevisível neve à parte, neste período a gastronomia está em alta. Os visitantes têm uma farta variedade de sopas, fondues com caldas quentes de queijo e de chocolates, ou ainda um chocolate bem quente feito.
Dia de neve em Gramado | Foto: Prefeitura de Gramado
  • Páscoa: em 2021 está definida a data do evento de 12 março a 4 de abril. A região já é famosa por oferecer uma variedade imensa de chocolates e exportar para todo o Brasil.  Imagine que nesta época, as ruas, hotéis e estabelecimentos se enfeitam para receber os visitantes. Tem desfile de carros alegóricos, apresentações teatrais na Rua Coberta, a Procissão de Ramos (frente a igreja paróquia de São Pedro), Procissão de Passos na Avenida principal. Para quem gosta de comprar produtos caseiros e lembrancinhas, a Praça das Etnias (centro da cidade), recebe a tradicional Vila da Páscoa, com vários estandes de produtos locais e com muitos ovos de páscoa e chocolates. Para as crianças, passar a páscoa em Gramado é um sonho, com muitas atividades e shows.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Igreja São Pedro na Páscoa | Festival de Gramado – Foto: Prefeitura de Gramado
  • Festival de Gramado: evento que acontece anualmente em meados de agosto e setembro, inclui produções brasileiras e outros filmes de origem latina. E é atualmente, o festival mais importante do cinema nacional. Neste ano, devido a pandemia, o festival fora cancelado, mas durante a nossa visita, a casa estava aberta diariamente das 10h às 20h oferecendo uma projeção 360 graus de um pouco da história de famoso pintor holandês Vicent Van Gogh (1853-1890). Juntamente com a projeção, tem um som com música bem sincronizado com as imagens das pinturas e o espetáculo é continuo. Cada projeção dura cerca de 20 minutos e pode ser assistido quantas vezes quiser.

Continue explorando Gramado:

Procurando um roteiro de viagem para conhecer a charmosa Gramado? Converse com nossos consultores para elaborar uma viagem personalizada.