Loja de chocolates Prawer

Colocamos aqui apenas algumas opções, mais fora dos restaurantes tradicionais porque uma vez, estando em Gramado, é sempre bom ir em um local que seja marcante, especial e aproveitar o ambiente também, para apreciar um show regional, ou um espetáculo para divertir as crianças. Além das opções listadas abaixo, tem a Rua Coberta, com muitos restaurantes, mas é um pouco barulhento. Para quem gosta de um ambiente mais tranquilo, recomendo andar pelas ruas Garibaldi, rua São Pedro e a Avenida Borges de Medeiros e as ruas perpendiculares a estas para descobrir o restaurante que mais lhe agrada. No Hotel em que ficamos que foi o Lagheto Stillo Gramado da rua São Pedro, tanto o café da manhã quanto o Jantar são ótimos, muito tranquilo e silencioso.

Noite gaúcha

Acontece na Churrascaria Garfo e Bombacha localizada a 13km do centro de Gramado, tem que ser reservado antecipadamente. É um jantar prazeroso e cultural, com jantar, com um farto “buffet self service”, com pratos regionais e o famoso costelão assado por 8 horas, fondue de chocolate com frutas da estação, sagu, arroz doce, ambrosia e muito mais. Mas o ponto alto são os shows de dança com grupos folclóricos do estado e fandango.

Parque Terra Mágica Florybal

Com um jeito descontraído e criativo de produzir e vender chocolates, as suas lojas temáticas envolvem duendes, fadas, dinossauros e muito mais. O parque possui restaurante, playground, tirolesa, cinema 7d, mini fazenda de cacau mini fábrica de chocolates, aberta ao público, etc. em um bom espaço para andar e se divertir.

Está a 9km do centro de Gramado.


Hard Rock Café Gramado

No centro de gramado, o hard Rock é um lugar que fica aberto de dia e de noite e é um local bom para variar pois a maioria dos restaurantes oferece comidas tradicionais, o local oferece hambúrgeres de boa qualidade e conta com músicas ao vivo.

Hard-Rock-Cafe-Gramado
Hard Rock Café em Gramado

Pizzaria Cara de Mau

No centro de Gramado, é uma pizzaria temática e conta com garçons e atendentes e recepcionistas vestidos de piratas e tem o jantar com o “Dinner Show”, com o espetáculo do “Capitão Cara de Mau”. Para este show, tem que comprar antecipadamente e o preço é um pouco salgado.

Fondue em Gramado

O rodizio de fondue é bem típico da cidade de Gramado. Tem a opção completo que é o fondue de salgados (queijos, pastas, carnes, etc) e a parte de doces, com frutas cortadas e caldas de chocolate, que acaba sendo um jantar. E tem o Fondue apenas de sobremesa.  Os restaurantes mais conhecidos no centro são o El Fuego, Belle du Valais, Chalet de la Fondue, Maximilia Fondue e Chateau dos Plátanos (2 km do centro).

Restaurante Bier Garten

Um pouco fora do centro de Gramado, localiza se na entrada principal do Lago Negro e é um típico restaurante alemão, feito de madeira e muito bonito, é um bom local para comer as típicas salsichas alemãs, chocolates quentes bem como tomar um bom chope local.

Restaurante Ritta Höppner

Perto do centro de Gramado, fica do lado do Mini Mundo, pois o mesmo pertence aos criadores deste parque. É um restaurante possui um fino estilo em sua decoração e para quem acordar tarde e quiser ir lá para tomar um chá da tarde (que acaba sendo um almoço, oferece a famosa torta caseira apfelstrudel no estilo que é produzido na Alemanha.

Restaurante Rita Hoppner Gramado
Restaurante Rita Hoppner Gramado

São Tao Restobar Sushi

A 2km do centro de Gramado, em meio a tantos restaurantes italianos, este restaurante japonês é uma ótima opção para se diversificar.

Restaurante Quintanilha

Opção básica para quem gosta de buffet, com comidas variadas e não quer perder tempo escolhendo pratos e esperando os pratos ficarem prontos.

Para os amantes de chocolate, existem 17 fábricas de chocolate, todas recebem visitantes e vendem chocolates. Para visitar, recomendo 3 locais interessantes:

Mundo do Chocolate

Chocolateira da marca Lugano, tem muitas opções de chocolate para comprar e possui mais de 200 peças feitas de chocolate. Tem até um chafariz de chocolate na entrada.

Está no centro de Gramado.

Foto: arquivo pessoal

Reino do Chocolate

Oferece a experiência das pessoas mesmo poderem preparar o chocolate e possui um tour com muitos cenários feitos de chocolate.

Fica a 5km do centro de Gramado.

Vale dos Vinhedos

Tour dos Vinhedos – próximas das cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, cerca de 02 horas de carro de Gramado, pode-se visitar mais de 40 vinícolas, muitas delas reconhecidas internacionalmente. Algumas vinícolas possuem até hotéis nas fazendas de uvas e próximos a locais de produção dos vinhos, para que os apreciadores não precisem se deslocar entre as cidades, e tenham mais tempo. Quem fizer passeio de trem Maria Fumaça, já estará incluso o passeio a vinícola Aurora.

Nos arredores desta cidade, conhecida como Vale dos Vinhedos se encontram as melhores vinícolas do pais como:

  • Vinícola Aurora: Fundada por italianos em 1931 é uma das maiores do Brasil. Produz vinhos, espumantes e sucos e produz com as marcas: Aurora, Marcus James Reservado, Saint Germain, Conde de Foucauld, Nobles, Maison de Ville Country wine, Mosteiros, Pequenas Partilhas, Aurora Brut Rosé além da pina colada Keep Cooler e do suco de uva São Bento.  Entre as principais uvas produzidas encontram se o Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. Atualmente a Vinícola Aurora se tornou uma grande cooperativa de mais de 1.100 famílias associadas.
  • Vinícola Miolo: aa tradicional família Miolo, teve seu início no Brasil com a chegada do italiano Giuseppe em 1987. Atualmente, é o maior exportador de vinhos do Brasil, com reconhecimento internacional pela qualidade dos vinhos que produz. A área de cultivo de seus vinhedos passa de 1.000 hectares. Também produz espumantes, destilados e sucos de uva. Tem como principais marcas o Miolo Single Vineyard, Terroirs do Brasil, Miolo Reserva, Miolo Seleção, Almadén Vinhos Finos, Seival Vinhos Finos e Terra Nova. Possui até uma escola de vinhos.
  • Vinícola Família Geisse: Teve início em 1979 com a chegada engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse que percebeu que a região possuía ótimas condições para produção de uvas de qualidade. Produz os vinhos Cave Amadeu, Cave Geisse, Mario Geisse, Victória Geisse, além dos espumantes Cave Amadeu Rosé Brut, Cave Amadeu Moscato Rosé.
  • Casa Valduga: Teve início em 1875 com a chegada do primeiro imigrante italiano da família Valduga. Produz espumantes, vinhos, brandies, grappa e licor. A identificação de seus produtos se torna fácil, porque leva o nome Casa Valduga. Pela qualidade de seus vinhos e espumantes, já ganhou vários prêmios internacionais, inclusive na Europa. Está entre as 10 maiores vinícolas do país.

Entre outras vinícolas, Peterlongo, Salton, Dal Pizzol e Luir Argenta, também de ótima qualidade.

As regiões de Gramado, Canela, Cambará do Sul, Bento Gonçalves e outras mais (chamadas de Serras Gaúchas) fazem jus à ótima fama de serem um destino maravilhoso de se conhecer, não somente uma vez, mas várias, como foi o caso de turistas com os quais conversamos, em nosso hotel e em restaurantes.

São regiões acostumadas a receber turistas há muito tempo. Habitantes e funcionários sabem da importância que tem o turismo na economia local, e, valorizando isto, tratam o turista bem, com muita cordialidade. Além das construções, como casas típicas e asfaltos muito bem conservados, a natureza os privilegiou, com terras férteis e propícias ao plantio de uvas para vinho, com cânions e mata nativa deslumbrante, principalmente, pelas árvores de araucária e flores de hortênsias, presentes em estradas e avenidas.

Recomendo, sem ressalva nenhuma, a quaisquer turistas, mesmo os mais experientes, a visitarem e conhecerem este pedaço do Brasil, que nos orgulha e nos faz sentir que somos privilegiados pela natureza e multiculturalismo.

Como foi mencionado, as atrações turísticas são tantas que a Gramado e os arredores podem ser visitados dezenas de vezes e sempre se terão novas atrações devido a vocação turística e a vontade da população local de sempre investir em novas atrações.

Ficou com vontade de visitar Gramado? Converse com um de nossos consultores para um pacote personalizado.

Leia também: