paisagem de Hagia Sofia em um fim de tarde alaranjado. Passaros voando. Turquia

A Turquia é um destino exótico e cheio de atrativos a serem descobertos pelos viajantes. Por ser um dos primeiros destinos a abrir as portar para os brasileiros na pandemia do COVID-19 se tomou a atenção de muitos viajantes que nunca haviam pensado em visitar o destino. Mas afinal, para onde viajar na Turquia?

Para facilitar na escolha e entender um pouco sobre essa beleza tão singular do país, separamos neste post um breve guia com os principais destinos a serem visitados na Turquia.

Confira:

1. Bodrum – O verão europeu na Turquia

Destino perfeito para aproveitar o verão europeu, Bodrum é uma cidade agitada e com belas praias. Entre elas, resorts de luxo e hotéis boutique se dividem entre os visitantes que se espalham entre as cadeiras expostas ao sol. Além disso, clubes de praia dão o tom animado do verão europeu.

Para fugir da movimentação típica da região, alguns lugares escondidos da cidade são mais tranquilos como Türkbükü, Gümüşlük, Mazı ou Akyarlar que costumeiramente frequentado pelos moradores locais.

Praia de águas cristalinas durante o verão europeu em Bodrum, na Turquia. Na faixa de areia pequenas barracas e cadeiras em tom de azul. Turquia
Foto: Praia de Camel Beach, em Bodrum.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2. Capadócia – A queridinha dos turistas

Um dos destinos mais procurados da Turquia, a Capadócia entrega belas paisagens naturais e desperta a curiosidade de visitantes do mundo inteiro.

Composta por diferentes cidades e vilas, estão entre as principais atrações da região as chaminés de fada (rochas de formato cônico que foram naturalmente esculpidas ao longo dos séculos) e os passeios de balão.

Além disso, a Capadócia é um destino perfeito para mergulhar na história e cultura turca, aproveite sua estadia para planejar tours pelas cavernas, igrejas e castelos da região.

lado esquerdo: chamines de fada em uma vegetação de grama dourada e arvores isoladas. Algumas flores de cravo compõe o cenário que está com o céu azul. Direita: vista geral das formações da Capadócia com balões no ar.
Foto: As chaminés de fada (à esquerda) e um passeio de balão pela Capadócia.

⠀⠀⠀⠀⠀

3. Izmir – História e Cultura

Os viajantes que gostam destinos culturais e históricos vão se apaixonar pela província de Izmir.

Datado do século XVI, Kemeraltı Pazarı é uma das experiências mais autênticas da região. Por lá ruas de paralelepípedo dão charme aos pátios escondidos e lojas coloridas que preenchem o tempo pela tarde adentro. Contudo há outras atrações para visitar na cidade como ruínas, museus, restaurantes e o elevador Asansör.

ruela de Izmir na vila Alacati com rua de paralelepípedo, muros de pedra e muitas plantas e rosas vermelhas espalhadas pelo caminho. Turquia
Foto: ruela da vila Alacati, em Izmir.

⠀⠀⠀⠀⠀

4 . Istambul – A capital do Império Otomano

Principal porta de entrada na Turquia, Istambul entre um lado oriental e outro ocidental. É moderna e cosmopolita, embora ainda preserve muito de sua arquitetura histórica e tradição cultural.

Banhada pelas águas do Bósforo, o pôr do sol nos arredores é inegavelmente encantador. Em Istambul, estão algumas das atrações históricas mais conhecidas da Turquia, como por exemplo, a imponente Hagia Sofia (ou Basílica de Santa Sofia) e a Mesquita Azul.

Para quem gosta do clima frio, de dezembro a fevereiro é quando neva na Turquia, tornando a paisagem da cidade ainda mais encantadora.

Esquerda: mulher de vestido verde e chapéu preto vista de costas. Ao fundo Hagia Sofia. Direita: Paisagem de Hagia Sofia coberta de neve durante o inverno.
Fotos: A paisagem de Hagia Sofia no verão e no inverno.

⠀⠀⠀⠀⠀

5. Pamukkale – um castelo de algodão na Turquia

As piscinas naturais de Pamukkale estão entre as atrações naturais mais belas da Turquia. O tom de azul das piscinas naturais contrastam com o branco das rochas calcárias, compondo um verdadeiro castelo. Em resumo, é possível ter uma vista inesquecível a qualquer hora do dia.

degraus de piscina natural. Agua de tom turquesa e rochas brancas. Modelo de biquini azul segurando um guarda chuva colorido em Pamukkale na Turquia
Foto: Aproveitando as águas de Pamukkale.

⠀⠀⠀⠀⠀

Entender quais destinos estão alinhados ao propósito de sua viagem, é igualmente importante a estar escolha do período em que esta será feita. Assim sendo, os meses de abril/maio e setembro/outubro são os mais indicados para visitar lugares como Istambul, Izmir e Capadócia, já que as temperaturas nessa época são medianas. Quando ir para Pamukkale? De setembro a julho, devido ao clima quente.

Buscando pacotes para a Turquia? Confira nossas sugestões e converse com o seu agente de viagens.

⠀⠀⠀⠀⠀

Leia também: