Grécia

A Grécia é um dos países mais bonitos do mundo. Cada lugar é um mundo particular e especial, repleto de segredos e maravilhosos contrastes. Explore a Grécia a qualquer momento, em qualquer estação do ano e tenha experiências verdadeiramente especiais.

De tradicionais festivais religiosos a festivais de internacionais de cinema; de aldeias pitorescas na montanha à mair cidade do país; e ilhas encantadoras para você desbravar. Abaixo algumas sugestões para o destino ideal do mês para escolher o que melhor se adequa ao seu estilo e interesses. Uma coisa é certa: você terá uma experiência inesquecível.

Janeiro: Castória

Localizada no noroeste da Grécia e também conhecida como a dama da Mesopotâmia, Castória é a famosa “cidade dos fabricantes de peles” que conquista corações com a sua nobreza e atmosfera serena realçada pelo lago Orestiada. Dê um passeio romântico pela rua estreita à margem do lago, vagueie nos bairros da parte alta, descubra tesouros bizantinos, desfrute de uma vista panorâmica da cidade durante um passeio de barco e participe do popular evento Ragoutsaria. Esta é uma antiga tradição grega que costumava ser realizada em homenagem a Deus Dionísio onde os participantes usam máscaras para afastar espíritos malignos. A população local vai para as ruas com instrumentos musicais tradicionais, marcando o ritmo para esta celebração especial de três dias em Castória (de 6 a 8 de janeiro).

Grécia
Foto: Visit Greece | fotógrafo Maniaki

Fevereiro: Patras

Localizada no sudoeste, a maior cidade do Peloponeso e a terceira maior da Grécia possui uma alma jovem e é onde acontece o mais popular de todos os carnavais gregos. No domingo de Shrove (o último domingo do período de carnaval antes da Quaresma), acontece uma grande procissão com dezenas de impressionantes alegorias carnavalescas adornadas com flores ou figuras satíricas que transforma Patras. Escolha a sua roupa, junte-se ao desfile e dance até cair.

Grécia
Foto Visit Greece

Março: Konitsa

Esta linda cidade próxima da fronteira com a Albânia foi construída no estilo tradicional do Epirus e está cercada por uma topografia impressionante. Não é por acaso que esta região está no topo da lista de amantes de atividades alternativas e esportes de montanha. Entre as atividades mais famosas estão: ciclismo, mountain bike, canoagem e caiaque, escalada, caminhada, cavalgada, rafting e muito mais! A famosa Ponte de Konitsa é uma das mais lindas pontes de pedra de Epirus, mas outros atrativos imperdíveis da região são o Desfiladeiro de  Vikos, o mais profundo do mundo localizado nas Montanhas Pindus, e o lago alpino Drakolimmi, localizado nas montanhas de Tymfi.

Grécia
Foto: Visit Greece

Abril: Corfu

Para receber a primavera, a sugestão é a ilha dos Feácios em Homero que recebe também a Páscoa, a maior celebração do cristianismo. Os moradores locais seguem fielmente as tradições da Páscoa, com costumes que são um mosaico de várias tradições ligadas diretamente à história da ilha e ao seu caráter multicultural. A fé cristã ortodoxa, as tradições da comunidade católica, a influência veneziana e o temperamento alegre dos habitantes locais contribuíram para a criação de práticas costumeiras que merecem ser testemunhas. A preparação para a Páscoa acontece durante toda a semana, com a história de Maria Madalena cantada nas igrejas da cidade, hinos eclesiásticos no teatro Municipal e serviço da Santa Paixão nas igrejas na quinta-feira entre diversas outras atrações. No domingo de Páscoa, a sugestão é ir para o interior, para participar das festividades realizadas nas aldeias.

Grécia
Foto: Visit Greece

Maio: Montanha Pelion

O lado leste da montanha é selvagem, áspero e agraciado com uma vegetação luxuriante que cobre as encostas até o mar Egeu. O lado voltado para o Golfo Pagasético é calmo e pontilhado com praias. As aldeias estão espalhadas na montanha em meio a florestas exuberantes e explorá-las é uma ótima maneira de realmente conhecer esta região. A melhor maneira de desfrutar a atmosfera mágica desta montanha é fazer caminhadas. A longa rede de trilhas facilita a exploração dos caminhos da floresta menos conhecidos e a descobrir a natureza encantadora desta montanha. Entre as sugestões de aldeias, não perca Pinakates, uma vila que parece saída de conto de fadas e quase intocada pelo homem, nas encostas do sul da Pelion.

Grécia
Foto: RmX86/Pixabay

Junho:  Rhodes

Rhodes recebeu a alcunha de “a ilha do sol” pois tem os dias mais ensolarado e as temperaturas mais leves ao longo do ano do que qualquer outro local na Grécia. Afinal, é um dos lugares mais a oeste do país e entre os primeiros a receber o verão nas suas maravilhosas praias. É cosmopolita sem deixar de lado as tradições, e se orgulha de seus inúmeros atrativos, sendo o mais importante, a Cidade Medieval, Patrimônio Mundial da UNESCO. Rhodes tem sido ao longo do tempo um dos destinos turísticos mais populares do país.

Grécia
Foto Shutterstock

Julho: Creta

Chania, Heraclião, Ágios Nikolaos, Retimno. Você sabe por que essas cidades de Creta são populares em todo o mundo? Caso contrário, este verão pode ser um momento muito bom para você descobrir. Passar o verão em Creta é uma experiência vitalícia; e você tem um mês inteiro para saboreá-lo! O clima ameno, as costas encantadoras, os hotéis modernos, as aldeias pitorescas, as tradições locais, a calorosa hospitalidade e a rica cozinha local (composta principalmente de carne, azeite virgem, frutas, vegetais e leguminosas), comprovadamente aumenta a expectativa de vida. Um lugar imperdível.

Grécia
Lasíti | Foto: Visit Greece
Grécia
À esquerda, Chania e à direita, Retimno | Foto: Visit Greece

Agosto: Paros

Em meados de agosto, esta popular ilha das Cíclades se prepara para a celebração da festa religiosa da Dormição de Theotokos (15 de agosto). O foco do festival é a igreja cristã primitiva de Panagia Ekatontapiliani (Nossa Senhora Ekatontapiliani), uma das igrejas mais impressionantes do Egeu. Em Paroikia, a capital da ilha, o festival religioso é concluído com uma procissão liderada pelo ícone da Dormição de Theotokos (que significa Mãe de Deus). Na vizinhança de Naousa, o porto fica iluminado quando dezenas de barcos de pesca se aproximam do cais, marcando o início das festividades.

Grécia
Foto: Shutterstock

Setembro: Spetses

Spetses, parte das Ilhas Sarónicas, é uma ilha com uma longa tradição naval e o seu passado glorioso fica comprovado em um passeio à pé ou de carruagem puxada por cavalos, muitas delas alinhadas pelo porto. Todos os anos, no segundo final de semana de setembro, é costume ter uma reconstrução da Batalha Naval de 1822 e ter o navio-bomba turco explodido em meio a um redemoinho de fogos de artifício e explosões. Esta reconstrução é seguida por vários outros eventos festivos.

Grécia
Foto: Visit Greece

Outubro: Salonica

Em outubro, Salonica (também conhecida como Tessalônica) está em um clima de festa. A cidade de mil rostos abre seus braços e recebe visitantes com uma série de eventos culturais com um apelo internacional. As celebrações mais importantes são o Festival Dimitria e o Festival Internacional de Cinema de Salonica, e espere encontrar apresentações de teatro, concertos, artes visuais, dança, fotografia e novos lançamentos de cinema, com a participação de artistas conhecidos mundialmente. Elegante e refinada, conhecida como “a dama do Norte”. Salonica é uma cidade moderna cheia de vida que acolhe quem deseja conhecer sua história e cultura, se divertir, relaxar e explorar as últimas tendências da moda.

Grécia
Foto: Visit Greece
Grécia
Foto: Visit Greece

Novembro: Atenas

Uma visita a Atenas pode ser uma experiência inesquecível. Uma viagem em 6.000 anos de história! Nesta época do ano, as temperaturas moderadas serão aliada durante a visita a sítios arqueológicos, monumentos e obras-primas de arte. Em novembro, a Marathon Run concentra o foco internacional na cidade. A Maratona de Atenas é historicamente privilegiada para se realizar ao longo da Rota da Maratona olímpica original.

Grécia
Foto: Visit Greece

Dezembro: Trikala

Durante os feriados de Natal e de Ano Novo, a bela cidade de Trikala, no coração da Grécia, é literalmente transformada em um enorme parque de diversões para todas as idades. O Mill of Elves recebe o time mais malvado e promete oferecer muita alegria e diversão. O enorme parque de conto de fadas, o navio pirata, a fábrica de chocolate, a casa do Papai Noel e muito mais garantirão o melhor entretenimento!

Grécia
Foto: Visit Greece

Se você gostou das sugestões para cada mês do ano na Grécia, conheça um pouco no vídeo abaixo. Certamente você vai reconhecer algumas sugestões!

Leia mais:

Quer saber mais sobre viagem para a Grécia? Acesse as sugestões de pacotes da Kangaroo e não deixe de falar com o seu agente de viagem para montar um roteiro de acordo com as suas necessidades.

Até a próxima!