África e safári já são quase “nome e sobrenome” e é difícil alguém que não inclua o safári em seu roteiro de viagem. No entanto muitos se decepcionam quando o foco é a gastronomia.

Confira 3 lodges na África do Sul onde tanto o safári quanto a gastronomia são levados muito a sério.

Poucas pessoas sabem, ou se informam sobre o fato de que as regiões de safári e as reservas onde são encontrados os tão procurados “big 5” (leões, leopardos, rinocerontes, búfalos e elefantes) ficam localizados em regiões remotas, longe de cidades e mais longe ainda de metrópoles. Por isso o acesso a mão de obra qualificada e mantimentos é difícil e cara, o que implica diretamente no que chega a mesa.

Entretanto, alguns hotéis conseguiram focar oferecer a melhor experiência e investem para garantir que clientes gourmets mais exigentes não saiam perdendo tendo então uma experiência surpreendente e completa nos hotéis de safári .

Neste sentido, 3 propriedades se destacam cada uma com suas características individuais.

1. Mhondoro Safari Lodge

Um refúgio de luxo em meio a savana e um dos melhores safáris da África do Sul.

Para os amantes de safári e para aqueles que procuram uma celebração que una luxo, privacidade ou simplesmente relaxar com uma estrutura raríssima de se encontrar em safáris digna das 5 estrelas – este lugar se chama Mhondoro.

Destacamos essa propriedade para celebrações, viagens em família e verdadeiros “retreats” em meio a savana.

África do Sul
Foto: Mhondoro Safari Lodge
Foto: Mhondoro Safari Lodge

Mhondoro certamente vem se tornando tendência pois tem facilidades raríssimas de se encontrar em qualquer safári na África do Sul, superando muitos Relais Chateaux pelo mundo. Ou seja, para aqueles que amam a natureza, mas não querem deixar de ter todo conforto e facilidades esse é o destino da vez.

Imagine a combinação de pouquíssimos lodges privativos (5) incluindo uma suíte de lua de mel com piscina individual, lareira e todo o conforto de uma estrutura com extremo bom gosto. A decoração do Mhondoro é autentica, elegante, tem o charme de objetos de arte local e pode-se descrever como moderna e aconchegante.

Ter uma chef privativa em um safari lodge é quase impossível, academia de ginástica e até atividades como yoga e meditação, mais raro ainda. Pois é, aqui é possível desfrutar de sua piscina com borda infinita privada com vista para os animais incluindo os elefantes locais que adoram chegar bem perto.

Quando se fala em safári, o que faz a diferença não é somente o passeio e avistar os animais, mas sim que tenhamos um bom guia e motorista que vá te ensinando, entretendo e que principalmente goste do que faz. Aqui no Mhondoro todos amam o que fazem tornando assim uma das melhores experiências de safári possíveis.

Ao pôr-do-sol, os melhores drinks são servidos como o “Gin Tônica Mhondoro” criado por Fritz, gerente geral, apaixonado por liderar safáris e por cuidar com paixão e excelência dessa propriedade junto a sua charmosa esposa Ronel.

Foto: Mhondoro Safari Lodge

O serviço impecável, atencioso e o senso de proximidade e atenção ao detalhe fazem toda a diferença da equipe de funcionários, uma experiência única que só fica ainda melhor se for na luxuosa Villa Mhondoro.

Como uma mansão privada esse belíssimo lodge une tudo que a propriedade oferece, mas exclusivamente para você. Celebrar com amigos ou em família aqui é garantia de uma experiência inesquecível.

Na cozinha privativa em estilo americano deste lodge, Zenobia Martins – chef executiva, cozinha suas criações a partir de alimentos retirados da horta orgânica. Uma gastronomia impecavelmente saborosa e com apresentação de chef estrela Michelin e ainda com a vantagem de ser saudável e com ingredientes frescos. As harmonizações com vinhos locais complementam a experiência pois uma vasta carta de vinhos locais também é oferecida. Se quiser ainda, uma mesa a luz de velas ou um jantar com fogueira, musica ao vivo a luz das estrelas também é possível pois uma completa experiência sensorial será preparada com todo capricho, pois no Mhodoro o céu é o limite.

2. Rhulani Safari Lodge

São poucos os privilegiados que conseguem fazer uma reserva no Rhulani Safari Lodge, recém ganhador do premio World Luxury Hotel Awards de 2017 como melhor hotel de luxo na savana. Este safari lodge possui menos de 15 quartos disponíveis.

Rhulani, está localizado na reserva privada de Madikwe, na África do Sul, esta reserva também é uma reserva privada e livre de malária.

África do Sul
Foto: Rhulani Safari Lodge
África do Sul
Foto: Victor Collor

A experiência gastronômica é autentica e local, tanto com pratos típicos, servidos em jantares à luz de estrelas e regados por ótimos vinhos, quanto por rituais de fogueira, canto e dança que mostram o preparo e tradições como a forma de comer e servir do povo local.

Aqui a gastronomia explora carnes de caça e guisados, e na cozinha, os chefs preparam receitas típicas como tortinhas de massa folhada recheadas com carne moída que são servidas em mini porções no brunch da tarde.

A forma de receber e serviço é impecável e carinhosa e o contato com a natureza, bem como a preocupação e o incentivo para que os hospedes se envolvam genuinamente com a preservação da natureza e animais fazem parte do DNA desse lugar.

África do Sul
Foto: Victor Collor

No safári pela manhã Amarula Coffe, nos “happy hours” ao por do sol chamados sundowners, uma mesa enorme com snacks e comidinhas é cuidadosamente montada no topo da montanha com direito a champanhe, vinhos, destilados e licores como o tradicional Amarula.

O pôr-do-sol desse lugar é algo de emocionar, o sol, em forma de uma bola enorme de fogo vais descendo e a visão das cores do céu vão se transformando e ficando cada vez mais lindas. Se esperar anoitecer ainda, poderá fazer seu pedido para as infinitas estrelas cadentes que cortam um dos céus mais estrelados do mundo.

África do Sul
Foto: Victor Collor

3. Camp Jabulani

Ver os Big 5 em plena savana e voltar para seu hotel tendo um serviço, conforto, sofisticação e gastronomia digna de um Relais Cheteaux é para poucos felizardos. E é justamente isso o que você encontra no Camp Jabulani.

África do Sul
Foto: Camp Jabulani

Esse hotel apresenta opções gastronômicas que agradam os hospedes mais exigentes. Nos “sundowners” (happy hours ao por do sol) uma mesa é preparada ao ar livre em plena savana no momento do sol se pôr. Champanhe, Amarula, vinhos tintos e brancos são servidos acompanhados de snack locais deliciosos.

África do Sul
Foto: Camp Jabulani

Quer seja no restaurante, na sala de jantar de sua Villa, no deck a luz de estrelas ou em plena adega privativa, os jantares aqui são um evento a parte e feitos com os melhores ingredientes que podem atender aos amantes da boa gastronomia com jantares que inclusive podem ser servidos a partir de um menu degustação elaborado por um chef local com harmonização baseada de uma carta de vinhos que é uma verdadeira bíblia da enologia.

Bem no coração da reserva natural, este campo foi batizado a partir do nome do primeiro bebê elefante adotado pelos proprietários do estabelecimento para reabilitação.

As suítes de luxo e a suíte presidencial Zindoga Villa dão vista para seu próprio terraço privado e uma piscina exterior com vista para a savana e com sorte é possível avistar os animais na maior segurança e conforto.