África do Sul

Para quem já teve a oportunidade de conhecer a África, sabe que esse é um país riquíssimo e com uma diversidade de atividades que não se resumem só a safári. É possível explorar esportes de aventura, entretenimento noturno e gastronomia da vibrante Cape Town e as românticas e charmosas regiões vinícolas.

Hoje, a África é tendência e um luxo cada vez mais acessível.

Selecionamos abaixo os melhores hotéis e roteiros para quem quer desfrutar do melhor da Gastronomia nas regiões vinícolas. Consideramos do moderno ao rústico o que há de melhor para agradar de gourmets a esportistas, de aventureiros aos “honeymooners” e dos super-ativos aos que só querem relaxar.

Bosjes Farm

Essa propriedade é rodeada 360 graus por montanhas na região de Breede Valley e combina a arquitetura histórica original de 1790 com interior moderno e novas construções ganhadoras de premio de design e arquitetura.

África do Sul
Bosjes Farm | Foto: Hein Van Tonder

Sua capela é uma obra prima, toda envidraçada com vistas deslumbrantes e com arquitetura e design que remete as asas de um anjo. Seu acesso é feito sobre um espelho d’água ao ar livre. A propriedade conta com um número reduzido de acomodações preservando assim a privacidade e exclusividade.

Na mesma propriedade se encontra o restaurante Bosjes Kombuis menu enxuto, contemporâneo e elaborado a partir de ingredientes locais. Os vinhos são exclusivos, e alguns rótulos só é possível se obter lá, como o MCC Livia’s Laughter, que foi feito em homenagem a única filha mulher de 11 homens da família produtora local de vinhos da região de Breede Valley onde Bosjes se localiza.

Oldenburg

Uma das propriedades mais belas de toda a região vinícola é a Villa The Homestead das terras produtoras dos premiados vinhos. Com mais de 200 anos essa mansão de luxo foi totalmente reformada e modernizada em seu interior, mantendo o charme de sua arquitetura original holandesa.

Não há foto que possa descrever a beleza deste lugar, a sensação é de estar completamente protegido pelas montanhas majestosas de Banghoek Valley, um lugar abençoado por sua natureza. Os vinhedos formam uma das mais belas paisagens que circundam essa propriedade.

África do Sul
Foto: Oldenburg Vineyards

Os afortunados que escolhem essa exclusiva propriedade usufruem de uma luxuosa mansão de 600 m2 com duplo pé-direito e dois andares de pura elegância e beleza. Para chamar de “sua” essa belíssima casa, hospedes tem que se antecipar pois a demanda é alta para ter tal privacidade, luxo e conveniência em meio a região vinícola local. Quem faz essa escolha certamente terá uma das melhores experiências da vida em todos os sentidos.

Aqui as 3 palavras de ordem são: exuberância, indulgencia e privacidade.

África do Sul
Foto: Oldenburg Vineyards

Com possibilidade de acomodar até 12 pessoas em luxuosos quartos (todos com vistas) essa verdadeira casa dos sonhos ainda oferece aos hóspedes uma adega privativa, chefs dedicados, 2 salas de estar e 2 salas de jantar com lareira além de um magnifico jardim com piscina face as montanhas e até academia privada que fica a poucos passos da Villa.

Jantares e degustações harmonizados são oferecidos e o que chama atenção é que os chefs são itinerantes, incluído alguns nomes mais importantes como o favorito Craig Cormack do The Goose Roasters.

Desfrutar da gastronomia nessa propriedade, degustando vinhos premiadíssimos e ainda por ciam rodeado de uma paisagem estonteante, é colecionar momentos para uma vida inteira.

Delaire Graff

Essa propriedade é conhecida como a joia das vinícolas de Stellenbosch, e sem dúvida uma das mais belas e luxuosas propriedades da África do Sul. Não é à toa que Delaire é parte da rede Relais Chateaux – categoria que elege os melhores hotéis de todo o mundo.

África do Sul
Foto: Delaire Graff Luxury Lodge Terrace

Seus vinhos e culinária premiadíssimos, são mais uma marca registrada que demostra o elevado padrão de qualidade desta propriedade. Cada um dos 10 luxuosos quartos, possui sua piscina privada com vista para montanha. Uma cozinha equipada e detalhes como TV automatizada completam a sofisticação do ambiente.

É difícil escolher entre os dois restaurantes do Delaire Graff, o mais concorrido é o Delaire Graff Restaurant, com culinária internacional com entradas para dividir como as ostras em vários preparos, batas fritas trufadas com dip de ovo quente e um menu bem diversificado e vistas deslumbrantes das montanhas de Stellenboch.

Já o Indochine, com clima mais sofisticado e mais atraente para um jantar, não deixa nada a desejar para o primeiro e oferece menu com influencias asiáticas com menu degustação oferecido a noite com opção de harmonização. A apresentação e sabor dos pratos é algo que realmente impressiona.

África do Sul
Foto: Delaire Graff Luxury Lodge Terrace

Se você deseja um momento mágico em um lugar que combina altíssimo padrão de acomodação, rodeado por um cenário ao ar livre de belas montanhas e um dos mais importantes acervos de obras de artes e esculturas dispostas pelos belíssimos jardins, esse é o lugar. Mas corra, porque a propriedade é muito concorrida tanto para celebrações como pelos seus restaurante.

Mosaic Privet Sanctuary

Localizada em uma das regiões mais bonitas da África do Sul, de frente ao lago do rio Klein sendo uma das regiões preferidas pela alta sociedade da sul-africana.

África do Sul
Foto: Mosaic Privet Sanctuary
África do Sul
Foto: Mosaic Privet Sanctuary

A propriedade também oferece leque de atividades como passeio de quadrículos e piquenique nas montanhas com comidinhas locais e vinhos da região que incluem rótulos aclamados como: Hamilton Russell, Creation, Springfointain, Bouchard Finlayson e Villiera. Inclusive um dos diferenciais do Mosaic é providenciar os vinhos dessas vinícolas especialmente para um jantar harmonizado em seu próprio restaurante ou mesmo organizar visitas e harmonizações nas vinícolas. O destaque no quesito gastronomia unida a vinhos vai para o Springfontaine e Creation imperdíveis. Há também uma degustação de vinhos exclusivos locais como o delicioso Whalehaven com chocolates artesanais Golden Country feitos pela própria vinícola com o intuito de valorizar os aromas e sabores do vinho que se destacam quando se harmoniza com os chocolates ultra sofisticados e deliciosos.

Localizada apenas 15 minutos do mar justamente no ponto onde Baleias Cachalotes dão o ar da graça em setembro e outubro Mosaic Privet Sanctuary é um lugar para se passar mais de um dia pois a lista de de atividades que surpreendem não pára, e até o preparo de coquetéis feitos com um dos melhores Gins locais, com produção artesanal e limitada, como o famoso Inverroche, é preparado pelo hotel em frente a sua acomodação se lhe agradar. Tem como pedir algo mais?

Montpellier

África do Sul
Foto: Montpellier

Localizada na região de Tulbagh sendo a mais antiga propriedade vinícola da África do Sul, Montpellier encanta por seu charme e autenticidade que traduz o que o trabalho e empenho de gerações há mais de 300 anos. A atmosfera única te leva a viver em outra época, uma oportunidade boa para desconectar do stress e levando para uma imersão e conexão com a natureza nesse belíssimo cenário.

Aqueles que se hospedam aqui apreciam o luxo de uma fazenda com todo conforto e estrutura de uma celebração. O deslumbrante wine cellar e os jardins coloridos conferem a celebração um charme extra. Os vinhos são um evento a parte, com produção completamente exclusiva e ganhadores de prêmios importantes como o MCCs brut (método champagnenoise da África do Sul). O estilo fazenda, com espreguiçadeiras, uma charmosa capela, piscina, cavalos, cachorros, trilhas e uma capela. Não é a toda que Montpellier continua a se superar e hoje é um dos lugares mais requisitados para eventos.

Leeu States

Nomeado o melhor hotel das regiões vinícolas da África Sul, pela World Travel Awards Africa que aconteceu em mês outubro de 2017. Ele também é o único hotel sul-africano a aparecer na HOT LIST 2017 da Condé Nast Traveler. Aberto em junho de 2016, localizado nos arredores de Franschhoek entre as belas montanhas e rios com vistas espetaculares. Possui cerca de 100 hectares de vinhas e jardins, proporcionando o cenário ideal para relaxar com privacidade e degustar excelentes vinhos.

Possui um portfólio de vinhos premiados, arquitetura única e design sofisticado além de uma coleção de arte dispostas nos belos jardins. O tratamento de SPA é um capítulo a parte.

África do Sul
Foto: Leeu Collection

No Leeu States é possível fazer harmonizações e sempre um novo menu ou festival é oferecido para os hóspedes ou visitantes.

Donos de dois restaurantes no centro de Franschhoek há 10 minutos de carro do hotel esse é sem duvida um destino gastronômico.

Os restaurantes agradam visitantes dispostos a experimentar uma sofisticada culinária indiana no restaurante Marigold ou, em clima mais descontraído experimentar os tapas estilo mexicanos do Tuk Tuk harmonizados com deliciosas cervejas feitas no próprio local que ainda possui uma micro cervejaria artesanal aberta para degustações.

África do Sul
Foto: Leeu Collection

Majeka House Spa & Hotel

Na região de Stellenboch em meio a uma região residencial de luxo está o charmoso e intimista hotel Majeka House. Com apenas 23 quartos, esse hotel é destino de quem realmente conhece bem a região pois o Majeka raramente está entre os hotéis turísticos ou super conhecidos mas oferece uma experiência extraordinária e exclusiva.

Com serviço caloroso e impecável, desde a recepção pelo gerente geral Wonder Satiya passando pelos detalhes da decoração cuidadosamente escolhidos pelos simpáticos donos Karen Dequeker e Lloyd van der Merwe, até o restaurante e serviço de quarto atencioso e eficiente, tudo nesta propriedade é voltado para uma experiência inesquecível.

Majeka House além de ter prêmios de design acumulados como o de “Melhor Hotel de Design” pela Conde Nast neste ano, um spa concorridíssimo com ótimos tratamentos, ainda conta com um dos melhores restaurantes da África do Sul, ganhando nesse ano de 2017 o premio Eat Out Mercedes Benz, um dos mais importantes prêmios locais de gastronomia.

África do Sul
Foto: Majeka House

Seu premiado restaurante Makaron, sob comando do talentoso chef Lucas Carstens, oferece menu degustação com 4, 5 ou 6 etapas de dar água na boca. Os pratos ainda podem ser harmonizados com uma seleção dos melhores Chenin Blancs, MCCs e Pinotages da África do Sul.

Mesmo se a ideia não for se hospedar, Majeka House é uma parada obrigatória dentro do que há de melhor no circuito gastronômico.

África do Sul
Foto: Majeka House

Guarde um espaço na sua agenda e no seu estomago, e prepare-se para desfrutar do melhor da gastronomia e vinhos sul africanos.

Dicas e Locomoção

Independente da região vinícola de interesse, antes de começar a viagem é importante planejar bem a logística. Fora isso, se a ideia é aproveitar e passar por diversas propriedades, o serviço de transfer acaba sendo fundamental.

Na região, existem varias opções, desde carros luxuosos a helicópteros, podendo disponibilizar até um motorista local para ficar o dia todo à sua disposição. A maioria dos motoristas é bilíngue e alguns até falam português.

Distancias: as principais regiões vinícolas de Stellenboch, Frasnchhoek e as belíssimas Hermanus e Tulbagh ficam em média a 1 hora e 30 minutos de Cape Town.