Em recente viagem de férias, queríamos otimizar nosso tempo e incluir uns dias junto ao mar nas Ilhas Gregas após um tour no Oriente Médio. Como a facilidade de voos era via Atenas, decidimos voltar às ilhas do Mar Egeu: Míconos e Santorini.

 

Santorini

A primeira parada foi Santorini. Na verdade, Santorini é um pequeno arquipélago cuja ilha principal é Thira. A ilha é uma gigantesca formação rochosa originada de erupções vulcânicas que também foram responsáveis por criar a famosa “Caldera”, um pedaço do mar que virou uma espécie de “lagoa” central circundada pelos penhascos das ilhas do arquipélago. Toda esta obra da natureza junta forma uma das paisagens mais lindas que visitei. Portanto, este é o lugar ideal para se curtir mais o visual do que praia!

Grécia

Seguindo a dica de curtir o lado cênico, escolhemos um hotel em Oia com vista para Caldera, assim da própria piscina você já aproveita este tremendo panorama. Além disto, Oia é o melhor e mais requintado vilarejo da ilha. Há ali um longo e estreito boulevard repleto de lojas, boutiques, cafés e restaurantes, quase todas com vistas estonteantes. Para se chegar ao hotel ou ao boulevard vindo do aeroporto (por exemplo), há transporte até o terminal de ônibus que fica ao pé do morro, dali é necessário subir a pé. Esteja preparado para o sobe e desce diário e sempre reserve uma gorjeta generosa quando estiver com bagagens, pois precisará da ajuda de um carregador.

Grécia

Grécia

Grécia

O passeio que é o must em Santorini é passar o dia navegando. Você pode optar por um barco privativo cujo aluguel será mais caro, porém terá o menu de comidas e bebidas elaborado para você, além de uma tripulação a postos para seguir suas ordens. Há também diversas excursões em escunas que levam até 16 pessoas, cujos preços são acessíveis e se torna uma boa oportunidade de conhecer outros viajantes. Os passeios incluem paradas para mergulho, esportes aquáticos, uma refeição e até open bar (com restrição de bebidas que causem náusea quando navegando).

 

Míconos

A próxima parada é o belo paraíso das festas: Míconos. De Santorini para Míconos achamos mais fácil pegar um ferry, compramos a classe mais confortável, uma vez que a diferença de preço é pouca. A viagem é agradável e dependendo do tempo e do vento, o barco balança um pouco.

Míconos é cercada por lindas praias, quase sempre isoladas umas das outras, porém acessíveis por ônibus, carro ou motocicleta. Você pode optar por se hospedar em um hotel pé-na-areia ou próximo a praia; há boas opções em Platys Gialos, Elia Beach, Ornos Bay. Neste caso, você tem a opção de se deslocar quando quiser explorar outras praias ou a charmosa Míconos Town, um centrinho pitoresco e cheio de ótimos restaurantes, sem deixar de mencionar uma visita ao cantinho mais charmoso da ilha, Little Venice.

Para quem fica em Míconos Town há possibilidade de pegar um ônibus, táxis ou táxis aquáticos, mas o melhor mesmo é alugar seu próprio veículo! Pode ser um carro, porém escolha o menor possível, pois as ruas e estradas são estreitas e tortuosas, repletas de espelhos retrovisores para se ter uma noção do que acontece ao final das curvas acentuadas e sobre montes rochosos, que fazem parte do visual desta ilha magnífica. Muito jovens alugam quadriciclos ou scooters, uma opção barata e prática, mas adequada para quem tem disposição de se expor ao sol e calor, bem como quem quer se aventurar no trânsito caótico, uma vez que Míconos não possui estradas largas ou semáforos. Por isso, todo cuidado é pouco. Um carro sai por cerca de 45 euros por dia, enquanto uma scooter por cerca de 15 euros.

Grécia

Grécia

Grecia

Experimente também os passeios de barco que levam os visitantes a muitas das praias. É uma ótima maneira de ter uma visão panorâmica da bela ilha e escolher a praia preferida para curtir seu momento relax.

Minhas dicas: vá a praia de Ornos por causa do Buddha Bar Beach, Paradise e Elia Beach; todos têm área de estacionamento. Estas belas praias possuem águas quentes e cristalinas; é possível alugar uma sun bed com guarda sol e usufruir dos serviços de alguns dos beach clubs locais que servem bons drinks e tocam boa música no gênero deep house. Em um estilo mais tranquilo, Elia Beach é uma pequena enseada protegida por costões rochosos. O turquesa da água é de impressionar seus visitantes; o pontilhado com guarda-sóis de palha se assemelham a árvores. O serviço do beach club com bar e restaurante é nível 5 estrelas, regado a champanhe gelada e comidinhas leves no estilo mediterrâneo. Elia Beach possui também o canto de nudismo que fica à direita, quando de frente para o mar.

Grécia

Já Super Paradise reúne a juventude bela e descolada, o bar toca os últimos releases da música eletrônica, executado por DJs, de se tirar o chapéu. Notem que há um trecho isolado ocupado, principalmente, pelos nudistas. Esta é praia da diversão e do agito! A “ferveção” começa à tarde, quando o volume da música aumenta e vai até à noite quando se torna um clube ao ar livre, repleto daqueles com energia para curtição sem hora para terminar.

Pesquisamos o dia certo das festas que os beach clubs promovem para apreciar o pôr do sol degustando um vinho ou espumante local (optamos por aqueles que ofereçam a possibilidade de almoçar ou jantar comida mediterrânea). Acertamos em cheio! Foram tardes maravilhosas, de alto nível, gente linda e um belo cenário cujo pano de fundo era o dramático pôr do sol local.

 

Quando visitar a Grécia?

Recomenda-se visitar a Grécia no fim da primavera ou no começo do outono, quando o número de turistas é mais baixo, os preços desabam e as temperaturas são agradáveis. No inverno os destinos turísticos tendem a ficar vazios, sendo difícil até mesmo encontrar restaurantes abertos; enquanto que no verão, principalmente de julho a agosto, o calor é bem forte, com alta concentração de pessoas.

 

Comece a programar uma viagem com bastante antecedência para conseguir os melhores valores nos voos e hotéis. Para sugestão de itinerários pela Grécia, visite o site da Kangaroo e fale com um agente de viagem para solicitar reserva ou personalizar a sua viagem.