Dirigindo na Nova Zelândia
Dirigindo na Nova Zelândia
Dirigindo na Nova Zelândia

Pensando em alugar um carro na Nova Zelândia e explorar por conta? Antes de começar a planejar o roteiro, confira algumas informações importantes para quem vai dirigir.

A Nova Zelândia é um destino fantástico para explorar por conta. No entanto, conduzir ali pode ser diferente de outros lugares do mundo e estar familiarizado com as leis de trânsito e condições das estradas é primordial para ter uma experiência tranquila. As estradas geralmente são sinuosas e de pista única, já que são poucos os trechos de rodovias na Nova Zelândia.

Indicar itinerários de auto-condução responsáveis e seguros é fundamental para nós! Abaixo você encontra um resumo com nossas principais recomendações:

Na chegada

Não planeje qualquer condução no dia da chegada à Nova Zelândia. Reserve um traslado do aeroporto até a acomodação; aproveite o dia da chegada para descansar, ajustar ao novo fuso horário e se familiarizar com a cidade. Deixe a retirada do carro para o dia seguinte. As principais locadoras de carro têm escritórios de fácil acesso no centro das cidades e podem inclusive organizar a entrega do automóvel no próprio hotel.

Tempo de condução

Sempre que possível, tente manter o tempo de condução inferior a quatro horas por dia. Podem ser feitas exceções em lugares como a costa oeste da Ilha do Sul, por exemplo, mas o ideal é “quebrar” a viagem, ficando uma ou duas noites em cidades no meio do caminho. O mesmo pode ser sugerido para a longa viagem entre Christchurch e Queenstown. Aqui, pode inclusive pensar em fazer uma parada em Mount Cook; você não vai se arrepender!

Dias longos

Evite vários dias seguidos de condução longa. A Nova Zelândia tem lugares lindos por todo o caminho e certamente haverá a possibilidade de explorar cidades e cenários sem a necessidade de correr de um ponto a outro.

Milford Sound

Não recomendamos a condução de Queenstown a Milford Sound em um dia. A viagem é longa (600 km, aproximadamente 10 horas ida e volta), em uma estrada sinuosa e, na alta temporada, muito movimentada. Recomendamos reservar um passeio guiado, seja em ônibus ou pequeno avião; assim, pode relaxar e aproveitar a vista e as explicações sobre a região. Se quiser dirigir, fique em Te Anau para reduzir a distância e o tempo de condução.

Bay of Islands

Se viajar de Auckland em direção ao norte da Nova Zelândia, até Bay of Islands, recomendamos que inclua uma pernoite em Auckland (ou na área ao redor) no caminho de volta, antes de continuar para o sul. A distância entre Bay of Islands e Rotorua, por exemplo, é de aproximadamente 500-600 km, com trajeto feito de 6 a 8 horas em estradas sinuosas e às vezes muito movimentadas nas proximidades de Auckland.

Na estrada

Pronto para iniciar uma aventura pela Nova Zelândia? Te deixamos com algumas dicas:

  1. Mantenha-se à esquerda! Eles dirigem no lado esquerdo da estrada.
  2. Sempre use o cinto de segurança. Todos ocupantes devem usar um cinto, e as crianças devem estar em cadeira própria. As locadoras de carros possuem assentos infantis para alugar caso não tenha ou não queira levar na viagem.
  3. Observe e mantenha o limite de velocidade e pare sempre nos sinais de “STOP”.
  4. Desacelere para observar as velocidades recomendadas em curvas e verifique sempre o tráfego nas proximidades de pontes de uma via.
  5. Ultrapasse outros veículos somente quando for seguro fazê-lo. Use pistas de passagem sempre que possível, e nunca cruze a linha amarela sólida ao lado da linha central.
  6. Procure estar bem descansado sempre que for conduzir. Planeje dirigir por 1 a 2 horas a cada vez, e faça pausas regulares durante a viagem para esticar as pernas.
  7. Dirija de acordo com as condições climáticas. Você precisará reduzir a velocidade se estiver chovendo, geando, nevando, ventando ou se você estiver em uma área de trabalho nas estradas.
  8. Use uma calculadora de tempo e distância (aqui tem um exemplo) ou um GPS para estimar os tempos de deslocamento. Conduzir na Nova Zelândia muitas vezes pode demorar mais do que o esperado devido às estradas sinuosas.
  9. Não beba e dirija. Conduzir alcoolizado ou drogado é crime na Nova Zelândia e a polícia aplica penalidades severas a infratores.
  10. É ilegal usar telefone celular enquanto dirige. Se precisar fazer uma ligação ou enviar um texto, pare em uma área de descanso ou em um lugar seguro.

Uma dica de etiqueta: se você estiver dirigindo um motorhome e tiver tráfego atrás de você, estacione ao lado da estrada para permitir que os outros veículos passem.

Acesse o site do NZ Transport Agency para se familiarizar com as regras e os sinais de trânsito e confira www.drivesafe.org.nz para informações úteis sobre condução na Nova Zelândia.

Para fazer a retirada do carro alugado na Nova Zelândia é necessário apresentar a tradução juramentada da Certidão Nacional de Habilitação válida. No site da Junta Comercial de cada estado existe uma lista com os tradutores juramentados que podem realizar a tradução oficial.

Acesse o site da Kangaroo Tours para nossa sugestão de itinerário Fly & Drive. Não deixe de falar com um agente de viagem ou entrar em contato com a nossa equipe se não tiver certeza sobre as distâncias e o planejamento do itinerário.