Com paisagens de tirar o fôlego e praias calmas com águas azul turquesa e de areia branca, as Ilhas Maurício são uma opção incrível para família, casais e viajantes que procuram aventura e valorizam o contato com a natureza.

Cercadas de recife de corais que embelezam o arquipélago, as Ilhas Maurício são ricas também culturalmente. A mistura de costumes e influências africana, indiana, muçulmana e europeia é um atrativo a parte que fará com que a sua viagem seja muito mais interessante.

Destino queridinho dos casais em Lua de Mel, o arquipélago está localizado no sudoeste da costa africana, cerca de 2 mil quilômetros do continente. Próximas de outros conhecidos destinos desta região, como as Ilhas Seychelles e Maldivas, as Ilhas Maurício se destacam por ser uma opção com um custo benefício mais interessante, ainda oferecendo as belezas naturais paradisíacas do Oceano Índico.

No post de hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber para planejar as suas viagens para esse paraíso africano. Confira!

Uma das diversas praias que você pode explorar nas Ilhas Maurício| Foto: Shutterstock

Quando ir para as Ilhas Maurício?

O período mais interessante para visitar as ilhas é entre setembro e abril, com temperaturas mais altas, que podem chegar até 35 ºC. As chuvas são frequentes durante todo o ano, mas normalmente em pancadas fracas e rápidas. A temperatura do mar também favorece a prática de esportes aquáticos durante esses meses, chegando a até 27 ºC.

Entre dezembro e março os ventos fortes são mais frequentes e a incidência de ciclones pode acontecer ocasionalmente. No restante do ano as temperaturas caem um pouco, mas como o arquipélago está em uma região de clima tropical, dificilmente as mínimas serão mais baixas do que 19 ºC.

O que você precisa saber para viajar até as Ilhas Maurício:

Não existe nenhum voo direto partindo do Brasil. As principais rotas para a capital Port Louis são via Johanesburgo, África do Sul ou via Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Se você está planejando uma viagem para as Ilhas Maurício ou sonhando com esse destino para os seus próximos dias de folga, algumas outras informações são fundamentais antes de fechar a viagem:

  • Capital: Port Louis.
  • Moeda: Rupia maldívia (MVR).
  • Língua oficial: a língua oficial é o inglês, mas o francês e as línguas crioulas também são bastante usadas.
  • Documentação exigida: passaporte válido por, no mínimo, seis meses. O visto só é exigido para estadias mais longas do que 3 meses.
  • Fuso horário: UTC +7:00 (sete horas a mais do que o fuso de Brasília).
  • Voltagem e tomadas: 220 a 230 volts e tomadas tipo C e G.
  • Vacina: é obrigatório realizar a vacinação contra febre amarela com certificado internacional. A vacina deve ser tomada até 10 dias antes da viagem.
  • Tipo de viagem: as Ilhas Maurício são um destino eclético que se adapta muito bem tanto para casais em lua de mel que buscam isolamento e privacidade, como grupo de amigos que querem muitas atividades e estrutura para famílias com crianças. O mais importante é escolher o hotel que vá atender às suas necessidades.

A história de Maurício é tão impressionante quanto as suas paisagens

A riqueza cultural do arquipélago pode ser explicada pelas passagens de diversos povos ao longo da história das Ilhas Maurício.

Além da natural presença dos africanos, os árabes foram os primeiros a chegar à ilha, por volta do século X. No século XV, foi a vez dos europeus (portugueses e depois holandeses) desembarcarem no arquipélago, impactando também o processo de colonização. O nome das ilhas, inclusive, foi determinado pelos holandeses, para homenagear Maurício de Nassau, príncipe de Orange e um dos líderes políticos na Guerra dos Oitenta Anos.

Por volta de 1735, os franceses ocuparam as ilhas, mudando o nome para Îlle de France (Ilha da França). Depois de alguns anos no poder, os franceses perderam a posse das ilhas para os ingleses, que restauraram o nome original holandês.

Mais de um século de domínio inglês se passou até a independência das Ilhas Maurício, em 1968. Somente em 1992 a República de Maurício foi criada.

Além das influências africanas e europeias, os asiáticos também tiveram o seu espaço na construção da população das Ilhas Maurício. Milhares de trabalhadores de regiões da Ásia, principalmente indianos, chegaram à ilha a partir de 1835 para trabalhar nas plantações de açúcar.

É possível perceber essa diversidade que compõe a cultura do país no dia a dia, nos costumes, na gastronomia, nas religiões e na arquitetura das Ilhas Maurício.

O que fazer nas Ilhas Maurício?

O destino oferece opções variadas de passeios e atrações turísticas. Os esportes aquáticos são muito praticados nas Ilhas, principalmente mergulho, kitesurf, snorkel, vela e surfe.

A capital e maior cidade da Ilha, Port Louis, também oferece muitas opções de passeio. A Place d’Armes é um dos endereços mais tradicionais do centro histórico da capital e fica logo em frente ao porto da cidade, outra ótima opção para conhecer um pouco mais da história das Ilhas Maurício e admirar a arquitetura da época colonial.

Na cidade principal também existem várias opções de restaurante e para compras, como o charmoso Le Caudan Waterfront, na orla de Port Louis. Outra opção é visitar a região de Quatre Bornes, para conhecer os shoppings e o mercado central.

Pôr-do-sol na cidade de Port Louis, a capital das Ilhas Maurício | Foto: Shutterstock

Parque Nacional Black River Gorges

Reserve algum tempo no seu roteiro para visitar a Reserva Nacional Black River Gorges. Caminhadas pelo parque são imperdíveis em uma viagem para as Ilhas Maurício. São 60 km de trilhas dentro dessa que é a maior reserva natural do arquipélago, com exemplares da fauna e da flora local, inclusive de espécies raras e ameaçadas de extinção.

Na reserva você também pode aproveitar os diversos mirantes com a vista para o mar e para Alexandra Falls, uma das principais quedas d’água da região, fazer um passeio imperdível de lancha e ainda tem a oportunidade de nadar com golfinhos!

Embora Maurício seja uma ilha conhecida pelas suas praias, os diversos parques nacionais são perfeitos para fazer trilhas e ter acesso à cachoeiras | Foto: Shutterstock

Jardim Botânico

Localizado ao norte da ilha e próximo da capital Port Louis, esse é outro espaço muito procurado pelos turistas que conta com um grande acervo de plantas e animais nativos – são mais de 500 espécies distribuídas em 37 hectares – com destaque para as tartarugas gigantes.

Esse é considerado o Jardim Botânico mais antigo do Hemisfério Sul, já que a sua concepção foi iniciada em 1769. Conta ainda com uma construção da época colonial, com data de 1823, a mansão Mon Plaisir.

Chamarel

Na costa oeste da ilha principal, essa é uma das regiões mais visitadas pelos turistas. É aqui onde está localizada a Cachoeira de Chamarel, uma das principais da ilha, com 100 metros de queda d’água, alimentada pelo rio Saint Denis.

É também nessa região que está localizada a atração turística mais curiosa das Ilhas Maurício: a Terra das Sete Cores (Terres de Couleurs de Chamarel), uma formação que se destaca pela coloração única do solo, com tons de marrom, verde, roxo, vermelho, amarelo. Esse tipo de solo teve origem vulcânica e é um intrigante fenômeno natural.

Cachoeira Chamarel | Foto: Shutterstock

Parque Natural Casela

Mais um parque para colocar na sua lista! Essa reserva natural oferece diversas atividade de contato com a natureza, como passeio de buggy em áreas de safári, caminhadas, rapel e mergulho em rios e cachoeiras. Nesse parque ficam localizadas as cachoeiras Rochester Falls, com suas conhecidas colunas de basalto e as Tamarind Falls, um conjunto de 11 quedas d’água cercadas pela mata nativa da ilha.

Le Morne

Le Morne nomeia duas atrações muito conhecidas das Ilhas Maurício: uma praia e uma montanha. Listada entre as praias mais incríveis da costa índica, a Le Morne Beach chama a atenção pela água de um azul turquesa intenso. Ideal para a prática de diversos esportes aquáticos, essa praia fica ao sudoeste da ilha principal, na mesma região da montanha Le Morne, marco geográfico das Ilhas Maurício tombado pela Unesco como patrimônio mundial.

Vista aérea da montanha Le Morne Brabant | Foto: Shutterstock

Blue Bay

Se você é um apaixonado pelo fundo do mar, reserve um espaço na sua programação para conhecer essa que é uma das praias mais famosas das Ilhas Maurício. Ao sul da ilha, essa é a principal atração para quem busca uma opção para mergulho, por conta das águas transparentes e recifes de corais do Parque Marinho Blue Bay. É dessa praia também que partem os passeios de lancha ou catamarã para as ilhas Ile aux Cerfs e Ile des Ocos, muito procuradas para prática de snorkeling.

Atividades aquáticas são inerentes de um destino de ilha como Maurício. Não deixe de separar um dia para explorar as baías em um passeio de barco | Foto: Thiago Fujiwara

Praias Belle Mare, Trou aux Biches e Flic-en-Flac

Com extensas faixas de areia fina, mar com águas mornas e azuis e muitos coqueiros, essas opções são muito populares entre as famílias que visitam Maurício. Essas opções são cercadas por resorts, parques aquáticos e oferecem a calma de um dia na praia aproveitando o mar e o sol.

Trou aux Cerfs

Aproveite para conhecer a cratera de um vulcão extinto visitando o alto de Curepipe, a segunda maior cidade da ilha principal de Maurício. A cratera Trou aux Cerfs tem aproximadamente 100 metros de profundidade e estima se que a sua última erupção tenha acontecido há mais de 600 mil anos.

A reserva ao entorno da cratera é bem estruturada para receber os turistas, com mirantes para a região da cratera e com vista panorâmica da cidade.

Uma das 5 melhores opções para Lua de Mel no mundo

Maurício é um dos destinos queridinhos dos casais em Lua de Mel. Além das belíssimas praias com piscinas naturais, o arquipélago está recheado de resorts que oferecem serviços especializados para essa época tão marcante na vida do casal.

Outro atrativo é a diversidade étnica que compõe a cultura das ilhas e que será um atrativo extra na viagem.

A Kangaroo Tours oferece pacotes de Lua de Mel para as Ilhas Maurício com hospedagem em alguns dos principais resort da região, como o St. Regis Mauritius, Trou Aux Biches, LUX* Belle-Mare e o One&Only Le Saint Géran.

Aproveite o visual incrível das praias de águas transparentes e areias claras desse paraíso africano no meio do Oceano Índico!

Leia também:

Pronto para programar as suas férias com as Ilhas Maurício como destino? Então explore algumas das nossas sugestões de pacote e fale com o seu agente de viagem para montar um itinerário personalizado.

Até a próxima!