Colonizada por europeus, mas com fortes influências indianas, as Ilhas Maurício são constantemente associadas ao mar turquesa, praias de areia branca e à paisagens de montanhas no horizonte.

Com uma hotelaria excelente e muitas atividades aquáticas, é comum o visitante das Ilhas Maurício optar por ficar apenas no resort e relaxar. No entanto, para quem deseja explorar os atrativos de Maurício, vai encontrar muito mais que um paraíso tropical.

A ilha vulcânica oferece opções de passeios de natureza e culturais, que contam um pouco sobre a história do país, um verdadeiro mergulho na cultura local. Confira nossas dicas!

1) Voo de helicóptero

A cachoeira submersa das Ilhas Maurício é de tirar o fôlego quando vista de cima. Com um passeio de helicóptero você pode sobrevoar esta e outras paisagens magníficas como litorais intocados, campos de cana-de-açúcar, montanhas majestosas e o mar cintilante da ilha. A bordo, uma equipe de profissionais acompanham indicando os pontos e contando sobre as principais características da ilha.

Cachoeira Submersa nas Ilhas Maurício

2) Passeios ao ar livre

Se você gosta de passeios ao livre, um tour de bike pelas paisagens de Maurício é uma excelente oportunidade de explorar melhor as belezas locais. Uma bicleta elétrica diminui os seus esforços e ajuda a avançar a velocidade quando necessário, sem tirar o prazer de pedalar.

Para esta atividade é sempre recomendado o uso de tênis, protetor solar, chapéu ou boné e óculos de sol. Os locais também recomendam levar dinheiro em espécie, pois pequenos comércios da região nem sempre aceitam cartões ou outras formas de pagamento.

3) Chateau de Labourdonnais

O Chateau de Labourdonnais foi construído em 1856 por Christian Wiehe, e foi ocupado por membros da família até o ano de 2006, quando a mansão foi restaurada e convertida em um museu que conta a história dos nobres mauricianos do século XIX, assim como da ilha.

Atualmente a propriedade conta com uma destilaria agrícola de rum, assim como outros produtos provenientes das frutas do pomar que podem ser adquiridos na propriedade.

Degustação de rum agrícola | Chateau de Labourdonnais

4) Chamarel

Em Chamarel, a mudança de cenários é garantida: do constraste das cores na formação geológica 7 Coloured Earth, à vista dos altos planaltos nas bordas do vulcão extinto de Trou Aux Cerfs, e o misticismo sagrado do lago hindu Gran-Bassin.

A aventura pela natureza continua pelo Black River Gorges National Park, uma maravilhosa reserva de vida selvagem e flora nativa. Seguindo para La Rhumerie de Chamarel você será iniciado nos segredos da fabricação do rum agrícola, com degustação ao final do tour guiado.

7 Coloured Earth em Chamarel | Black River Gorges National Park

5) Visita à fazenda de chá

Pegue a estrada pela plantação de chá verde Bois Cheri, em direção à fábrica que produz esta bebida, herdada dos colonos britânicos. Dentro do chalé da fábrica encontram-se diversos chás que podem ser provados enquanto se admira a bela vista panorâmica. Em seguida, experimente a paz de St. Aubin, uma casa colonial que possui uma estufa de orquíqueas que delicia os visitantes com o aroma das flores.

Plantação de chá verde Bois Cheri

Um almoço na casa da fazenda ou no Andrea Lodge antecede uma viagem pela estrada para La Vanille Reserve de Mascareignes, um local perfeito para quem ama animais e natureza. Visita à Gris-Gris, uma praia com rochas vulcânicas moldadas pelo vento.

A praia Gris-Gris nas Ilhas Maurício

6) Cruzeiro de catamarã

Aproveite o dia para navegar ao longo da reserva natural de Coin de Mire. Durante o passeio é feita a observação de pássaros tropicais (Pailles-en-Queue) e uma parada em Flat Island e Ilot Gabriel, para se refrescar e fazer snorkel.

Cruzeiro pela reserva Coin de Mire

7) Experiências locais

Os viajantes que gostam de fugir do turismo habital podem vivenciar a perfeita experiência mauriciana, com visita a lugares encantadores e autênticos escondidos pela ilha.

Visite algumas das aldeias mais típicas da ilha como Riambel, Chemim Grenier e Riviére du Rempart, além das trilhas por lugares remotos com belas paisagens.

Em uma visita à chocheira Tamarind, passe alguns minutos admirando uma das vistas mais exuberantes da ilha, seguida de um almoço típico caseiro na casa de uma família mauriciana.

Aproveite para provar iguarias locais como “Gato pima, Dall Pouri & Samoussas”, ou ainda peça ao seu guia para levá-lo a uma degustação de abacaxi.

Cachoeira Tamarind

8) Conhecer a fusão de culturas

Uma viagem às Ilhas Maurício é uma excelente de aprender sobre o fantástico mosaico de culturas e tradições que fazem parte do cenário do país. Existem poucos lugares no mundo onde pode-se ver uma grande variedade de religiões e culturas coexistindo harmoniosamente, à uma curta distância uns dos outros.

Visite locais como Aapravasi Ghat, instalação que recebeu escravos vindos da Índia e o Pagode Les Salines, construído em 1842, o templo mais antigo do hemisfério sul.

Templo Hindu | Aapravasi Ghat

Aproveite para descobrir a vida da capital, Port Louis, com sua mistura sutil de modernidade e tradição. Não perca uma pechincha no mercado central e visite o impressionte Caudan Waterfront, um complexo comercial com lojas e com o museu Blue Penny, um museu dedicado à história e arte de Maurício onde estão expostos dois dos selos postais mais raros do mundo.

Leia mais:

Comece a explorar algumas opções de pacotes para as Ilhas Maurício e fale com o seu agente de viagem para solicitar reserva ou para personalizar o roteiro de acordo com as suas necessidades.