Jordânia

A nossa consultora Ingrid foi convidada a conhecer os principais destinos da Jordânia e aproveitou para fazer uma parada em Abu Dhabi. Veja abaixo o relato desta viagem maravilhosa!

 

“No dia 01 de junho, embarquei no A380 da Emirates com destino a Jordânia, e como faz parte da rota, fiz uma parada de 2 noites nos Emirados Árabes.

Dubai é tudo o que falam mesmo! O maior prédio, o maior shopping, tudo muito moderno e organizado, mas o que realmente me surpreendeu foi a Grande Mesquita Sheik Zayed, em Abu Dhabi.

Abu Dhabi

Mesquita do Sheik Zayed, em Abu Dhabi

É uma das maiores mesquitas do mundo, é linda e, de tão grande, pode ser vista de diversos pontos da cidade.

Estava um calor de uns 40 graus, mas dentro dela é muito fresquinho. Pesquisei depois e vi que lá é realmente mais fresco, pois há uma lâmina d’água correndo por baixo dos mármores.

Eles são bem rígidos quanto aos trajes para entrada. Ainda no hotel, o guia perguntou se eu tinha lenço para cobrir o cabelo e se eu não teria outra blusa para trocar, já que a minha era manga 3/4 e mostrava parte do braço.

Apesar de ter trocado, chegando lá não me deixaram entrar por conta da calça. Lá tem uma tenda onde se empresta roupas e então coloquei uma burca e consegui entrar.

 

Na Jordânia, no primeiro dia fizemos visita em Jerash – parece uma cidade romana na Jordânia – e Salt e logo de início foi um choque. É uma cultura totalmente diferente.

Visitamos um comércio de rua e fomos todos do grupo a atração, de uma forma negativa, por causa das nossas roupas.

Nas regiões muito turísticas é muito comum pessoas com roupas ocidentais e as pessoas devem estar mais acostumadas a verem. Acredito que aquele comércio deva ser mais para moradores locais.

Jordânia

Camelo em Petra, Jordânia

No dia seguinte, fomos ao Monte Nebo que é um dos pontos mais altos da cidade e, onde, segundo a Bíblia, Moisés avistou a Terra Prometida.

E fizemos também um city tour pela cidade.

Em Petra, fizemos uma (LONGA!) caminhada para conhecer a “Cidade Rosa” e seus chamados “tesouros”. No tesouro principal, onde foi gravada uma cena do filme Indiana Jones tem opção de fazer passeio de camelo e tirar foto com eles. No fim do passeio, pegamos um jipe para fazer o passeio e ver o pôr do sol no deserto de Wadi Rum e jantarmos em um acampamento beduíno, onde a comida foi cozida debaixo da terra.

Apesar de ter sido muito cansativo pelas 6 horas de caminhada e, principalmente, pelo calor, acho que foi o melhor passeio.

Apesar do sol forte e da caminhada, visitar Petra vale muito a pena!

No dia seguinte, seguimos para o Berenice Beach Club, um clube e escola de mergulho com uma praia muito bonita que recebe muitas pessoas que estão em hotéis que não tem acesso à praia para day use.

Berenice Beach Club no Mar Vermelho

De lá, pegamos um barco para fazer um cruzeiro de 3 horas pelo Mar Vermelho. O vento estava muito forte, então avisaram que não poderíamos nadar em alto mar, mas no fim do passeio fizemos snorkeling.

A água é surpreendente de tão clara, deu pra ver vários corais, águas vivas e peixinhos!

Na manhã seguinte fizemos viagem para o Mar Morto (eu não sabia, mas ele é um lago e não um mar). Pela estrada tem uns acostamentos onde dá pra parar e tirar algumas fotos. Mesmo de longe dá pra ver a quantidade de sal que tem na água, pelas pedras brancas que ficam na beiradinha.

Jordânia

Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra.

Nosso hotel tinha acesso à praia, então fomos ao Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra, para boiar!

O último passeio foi ao Rio Jordão, onde Jesus foi batizado. O rio hoje é bem menor do que antigamente e não chega mais ao local exato onde foi o batismo, fica até um pouco longe um do outro. Uma curiosidade que o guia nos contou, é que, apesar da água do rio não chegar mais lá, no meio das pedras mina água. Sempre tem um pouquinho de água ali.

No rio, que tem uma largura de no máximo 10 metros, tem apenas uma “corda” que separa a Jordânia de Israel. Quando chegamos lá um grupo de israelenses estava sendo batizado e logo depois, do nosso lado, um grupo de jordanianos se batizou também.

Apesar de eu não seguir nenhuma religião, achei muito bonita a cultura deles, essa fé que eles tem. Uma frase que achei marcante nesse passeio foi a que o guia disse no local exato onde Jesus foi batizado: “Estamos em um dos lugares mais baixos da Terra, mas o mais próximo do céu.”

Durante todo o período da minha visita, 5 vezes ao dia, em horários específicos, todos rezam virados para a Meca, e presenciamos isso até mesmo no meio do deserto.

Na culinária jordaniana é tudo muito temperado e apimentado, e, apesar de não estar muito acostumada, achei muita coisa saborosa por lá. Eles comem muito carne de carneiro, frango, humos (pasta de grão de bico), babaganoush (pasta de berinjela), tabule, creme de tomate, saladas, legumes, pastas de iogurte, de pepino e muito pão. É uma variedade enorme de coisas para experimentar.

Não é um destino barato (a nossa moeda é bem desvalorizada em relação à deles e hoje 1 dinar jordaniano custa cerca de R$ 4,65), mas ainda assim vale muito muito muito a pena! Tudo!

Foi simplesmente tudo muito diferente, muito incrível e memorável. Recomendaria a qualquer pessoa visitar a Jordânia e sem dúvidas nenhuma, um dia eu volto lá!

Enquanto isso, aproveite um timelapse pelas principais cidades e atrativos da Jordânia!”

 

 

Aproveite para conferir algumas sugestões de pacotes montados pelos consultores da Kangaroo e fale com um agente de viagem para personalizar o roteiro de acordo com as suas necessidades.