Sobre o Qatar

O Qatar, localizado na costa leste da Ásia é uma península ao longo da costa ocidental do Golfo Pérsico. Com fronteira terrestre para a Arábia Saudita e Bahrein, o país está bem próximo ao Irã, Kuwait e Emirados Árabes, com distância de aproximadamente uma hora de voo saindo de Doha, capital do Qatar. 

Assim como Dubai, desde a descoberta de suas minas de petróleo e gás nos anos 40 do século passado, o Catar se transformou em um dos países mais ricos da região do Golfo Pérsico. Atualmente, o Qatar possui a terceira maior reserva de gás, o que posiciona o país em primeiro lugar no ranking de mais rico do mundo.

Doha

Skyline de Doha

Doha, capital do Qatar, é o centro dos acontecimentos no país. Uma cidade moderna, que une locais históricos com edifícios inovadores e compõe um skyline icônico. Em uma mistura de arquitetura tradicional árabe com modernos arranha-céus padrão “New York”, a cidade oferece experiências para todos os gostos, afinal, sua localização geográfica única, entre o mar e o deserto, permite que o viajante usufrua do melhor dos dois mundos.  

Turismo

Para quem está planejando conhecer a região, separamos algumas dicas de das principais atrações que não podem faltar no roteiro de quem visita o destino:

Conhecer a The Pearl Qatar, uma ilha artificial com lojas, restaurantes e uma vista imperdível.

Visitar o Souq Waqi, mercado tradicional tipicamente encontrado nos países árabes, onde é possível adquirir lindos artesanatos e produtos típicos.

Apreciar as mais de 10 galerias do Museu Nacional do Catar, que conta a história local, desde a formação da península do Qatar há bilhões de anos.

Passeio no deserto

Vivenciar aventuras e apreciar as belezas naturais em um Safari no deserto.

 Museu de Arte Islâmica

Conhecer o Museu de Arte Islâmica, considerado um dos cartões postais mais icônicos de Doha, Qatar.

Curiosidades

Clima: Com um clima desértico com sol o ano todo, verões quentes de 36°C e invernos amenos, o período ideal para passeio é de dezembro a fevereiro, quando as temperaturas médias mensais são de 17 °C.


Vestuário: O viajante não precisa fazer muitas adaptações no estilo de roupa para visitar o Qatar, mas vale a ressalva de que se trata de um país muçulmano, onde o Islã é mais do que uma religião, mas sim um estilo de vida. Por esse motivo, existem algumas regras para manter o respeito aos costumes locais, como a de não deixar ombros e joelhos a mostra — tanto homens quanto mulheres.


Idioma: Apesar do árabe ser o idioma mais falado no Qatar, o viajante que deseja conhecer o destino pode ficar tranquilo, pois em praticamente todos os estabelecimentos os funcionários realizam atendimento em inglês.


Manifestações públicas de afeto:
Para casais que desejam visitar o Qatar, vale a informação de que demonstração de afeto em público, tanto para casais heterossexuais quanto para homossexuais, não são bem vistas no país. Contudo dentro dos hotéis e em seus espaços compartilhados, como restaurantes e área da piscina, essas demonstrações de afetos são permitidas.

Sugestão de roteiros para o Qatar: