História do Cacau

O dia 26 de março foi escolhido como dia do Cacau com objetivo de revitalizar, valorizar e estimular a sustentabilidade da lavoura cacaueira. Todas as etapas da produção exigem um trabalho minucioso e árduo, desde o plantio, a colheita, a seleção das sementes e o processo. E nada mais justo do que reconhecer os trabalhadores rurais do cacau.

A descoberta do cacau no mundo ocorreu em 1502, quando um dos navios da quarta expedição de Colombo às Américas encontrou na costa norte da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau para comércio.


O cultivo do fruto no Brasil, teve início no ano de 1679, primeiro na Província do Grão-Pará — produção que não vingou por causa da pobreza dos solos da região. Somente em 1746 na Bahia o plantio vingou, onde o clima e o solo eram ideais para o plantio e cultivo da fruta. Nos dias atuais, a produção brasileira é a sétima maior no mundo.

O cacau é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. Por isso, muitas pessoas também consideram a data como o Dia do Chocolate.

Suíça – O país do chocolate 

Desde que Colombo se tornou o primeiro europeu a encontrar os grãos de cacau, a Suíça assumiu a vanguarda da fabricação de chocolate em todo o mundo. Delícias como bolos, trufas, mousses e bombons são algumas de suas criações, perfeitas para qualquer ocasião.

Trem do Chocolate, Montreux


Não há como visitar a Suíça sem provar a mais deliciosa especialidade do país, o chocolate suíço. A ferrovia Montreux-Oberland Bernês dedicou um trem inteiro à tentação mais aclamada do mundo. Nos majestosos vagões “vintage” do Pullman “Belle Époque”, datado de 1915, os passageiros viajam ao estilo de primeira classe e aproveitam a degustação de chocolate.

Casa do Chocolate da Lindt, Zurique


O museu interativo ao lado da fábrica da Lindt, ao sul de Zurique, foi inaugurado em 2020. Logo na entrada, uma fonte de 9 metros com 1.500 litros de chocolate deixa claro o que vem pela frente: além da história para entender sobre a produção suíça, muito bombom da Lindt para provar. O museu ainda abriga um café e a maior loja de Lindt do mundo, com 500 metros quadrados de puro sabor.

Funky Chocolate Club, Interlaken


Se além de degustar você também gosta de aprender alguns segredos da produção dos famosos bombons suíços, aqui está a sua oportunidade de participar de um divertido workshop. Os chefs compartilham técnicas, dicas e truques de como derreter, despejar e rechear moldes. Além disso, os chocolatiers profissionais ensinam como criar suas próprias obras-primas.

Caminhada e degustação, Lavaux


Quer degustar chocolate sem sentir a mínima culpa? A resposta é uma maneira incomum de saborear o chocolate: caminhando pela área de Lavaux e aprendendo sobre a história do chocolate enquanto saboreia as delícias dos bombons de alta qualidade.

Acesse aqui sugestões de roteiros na Suíça!