Expresso, cappuccino, pingado, macchiato e mocha, são algumas das principais formas de consumir café. Independente da variação no preparo, para os amantes de um bom cafezinho, todos os dias é dia do café. Mas, você sabia que existem 3 importantes datas dedicadas à segunda bebida mais consumida do mundo?

Café turco com vista para o Museu Hagia Sophia, Istambul.
Foto: banco de imagens.

Essas datas foram escolhidas não só para que coffee lovers demonstrem sua paixão pela bebida, mas também para dar visibilidade, apoio e reconhecimento a toda cadeia de cafeicultores responsáveis por cultivar o grão.
A primeira data deste calendário dedicado ao café, é o dia 14 de abril, “Dia Mundial do Café”. No Brasil, além do dia mundial, no mês seguinte comemora-se o “Dia Nacional do Café”, em 24 de maio.  Por fim, mas não menos importante, no dia 1° de outubro anualmente celebra-se o “International Coffee Day”.

Melbourne International Coffee Expo, foto: Comunicaffe

Para celebrar o sucesso mundial do café, separamos alguns destinos fascinantes que não podem ficar de fora da lista de viagens dos apaixonados por tudo o que envolve a bebida. Destinos onde o café é muito mais que uma fonte de energia para despertar na correria do dia-a-dia, mas sim uma experiência.

Foto: Pixabay pasja1000

Finlândia:

Não é por acaso que a Finlândia é o país que mais consome café no mundo. O preparo do café finlandês,
considerado um ritual, conta com torra clara, comumente servido em pequenas doses. Algumas cafeterias da região costumam oferecer refil cortesia de café para seus clientes.


Foto: Pixabay HunterProducciones

Bogotá:

Um dos fatores que beneficiam a qualidade do café produzido em Bogotá, na Colômbia, é altitude elevada. Os sabores, aromas e equilíbrio do tradicional café colombiano faz valer a fama de um dos cafés mais conhecidos do planeta.  


Foto: Pixabay 0102oxy

Melbourne:

Na Austrália, uma tradicional preparação de café é o flat white(café expresso, leite e fina espuma de leite), receita que popularizou mundialmente nos últimos anos. O australiano leva o amor por café tão a sério que anualmente, na cidade de Melbourne, realiza a feira International Coffee Expo.

Foto: Pixabay iccmande

Seattle:

A primeira da Starbucks, que atualmente é uma das franquias de café mais famosas do mundo, foi inaugurada em Seattle no ano de 1971. A cafeteria tornou-se ponto turístico e recebe diariamente visitantes de todo o mundo.


Foto: Pixabay juyoun623

Áustria:

A capital da Áustria é tão famosa por sua cultura de café que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2011. De opções tradicionais à blends modernos, Viena oferece uma variedade de cafés para todos os tipos de paladares.


Foto: banco de imagens

Turquia:

Para quem busca uma experiência diferente do tradicional café brasileiro, Istambul na Turquia é o destino perfeito. A preparação turca é mais encorpada, com sabor concentrado e toque de canela. Como não utilizam coador, ao final é comum que sobre uma borra no fundo — a crença local é que a leitura da borra pode revelar o futuro.  

Escolher o destino de uma viagem pode parecer uma missão complexa, afinal, a variedade de países é enorme. Mas, fica muito mais fácil definir os roteiros quando a cultura local está alinhada com aquilo o que mais amamos, né?