Grécia no inverno

A Grécia é muito mais do que apenas um destino de verão. O país também oferece destinos pitorescos e diversas atividades durante o inverno.


Atividades esportivas na floresta

Grandes áreas de floresta com picos nevados, trilhas e lagos criam o cenário ideal para experiências memoráveis durante uma viagem pela Grécia no inverno.

As maiores estações de esqui do país estão nas montanhas de Parnassos, Kalavryta, Kaimaktsalan, Vasilitsa, Tria-Pente Pigadia, Pelion e Mainalo e oferecerem atividades e aventuras em meio a um cenário totalmente nevado.

Grécia no inverno

Estação de esqui Kellaria em Parnassos – Foto de Greek Travel Pages

Durante o inverno, a beleza das áreas montanhosas, com os numerosos picos cobertos e a ampla rede de trilhas sinalizadas, são locais perfeitos para se fazer caminhadas ou montanhismo. Quem gosta de ciclismo passeio em carro 4×4, existem rotas off-road belíssimas.

Esportes aquáticos ou um passeio romântico nos lagos de Orestiada, Janina, Plastiras, Kerkini ou Vegoritida também são ótimas atividades para desfrutar e apreciar os cenários nevados refletidos nas águas tranquilas.

 

O inverno nas joias gregas

As estações podem mudar, mas a beleza perene de alguns destinos permanece, ficando ainda mais bonitos no inverno. Lugares como Castória, Janina, Métsovo e Karpenisi são exemplos típicos.

Em Castória, uma das joias da Macedônia, é possível desfrutar de um passeio pelo sereno lago Orestiada, ver os monumentos bizantinos e visitar os tradicionais bairros de classe alta da cidade. Aproveite, também, para visitar o sítio arqueológico Dispilio (7 km a sudeste de Castória), onde há um assentamento de habitações em palafitas que remontam a 5.000 a.C.

Grécia no inverno

A joia da Macedônia, Castória – Foto de Greek Reporter

Janina, a capital da região de Epirus, é uma bela cidade com uma incrível herança cultural, imponentes monumentos e bairros pitorescos. Visite o lago Pamvotida, uma das principais atrações, e a ilhota de Kyra Frosyni, localizada no centro do lago. Você vai se sentir transportado para o passado, em uma era de segredos e lendas.

Métsovo é uma cidade com um ar nobre na encosta de uma montanha e construída no estilo arquitetônico de Epirus. Visite os espaços de arte e cultura da cidade, experimente os famosos pratos locais e sinta-se energizado praticando esportes nas florestas e montanhas.

Grécia no inverno

Cidade de Metsovo – Foto de Discover Greece

 

Aldeias modernas e cheias de vida

As aldeias são o ponto de encontro dos jetsetters que querem praticar esportes de inverno em grande estilo e, ao mesmo tempo, ter muita diversão em bares e clubes até o amanhecer.

Arachova, na Grécia Central, é uma vila tradicional Macedônia e um dos destinos mais populares que fica bem próximo das estações de esqui.

Grécia no inverno

Aldeia de Arachova – Foto de Web Greece

 

Rodeado por natureza

Florestas e montanhas majestosas, cavernas impressionantes, desfiladeiros profundos e outros ecossistemas notáveis ​​somam-se à beleza da Grécia. A grandeza da natureza do país se mostra nos Parques Nacionais em Pindus, Parnassos, Vikos, Parnitha, Olympus, nas cordilheiras de Mainalo e na Floresta de Dadia, bem como nos lagos Kerkini, Prespes, Vegoritida e no rio Nesto. Basta escolher!

 

Paraísos na montanha

O terreno acidentado do país oferece muitas alternativas para os amantes da aventura, com áreas que desafiam a lei da gravidade e criam panorâmicas de tirar o fôlego.

Nas regiões montanhosas de Nafpaktia existem mais de 40 aldeias espalhadas pelas sete montanhas da área, em picos arborizados, que oferecem trilhas sinuosas em um terreno selvagem. Em Zagori, o grupo de 48 aldeias construídas em pedra no centro da região de Epirus, cativa pelas maravilhas da natureza e dos homens.

As aldeias empoleiradas nas encostas das montanhas Pelion, são bons exemplos da arquitetura tradicional local. Na região é possível encontrar várias trilhas para caminhadas sob a cobertura de folhagens.

Grécia no inverno

Ano Chora, aldeia em Nafpaktias e Zagora, aldeia das Montanhas Pelion – Foto de Discover Greece

 

Cultura grega

A Grécia está cheia de tesouros que se referem à sua cultura e testemunham o passado grego que tanto ofereceu à humanidade. Existem mais de 100 sítios arqueológicos, inúmeros monumentos e centenas de museus que acompanham um curso histórico em um período de 5.000 anos. Evite as multidões de turistas que visitam o país no verão e aproveite para a Grécia no inverno.

 

Tesouros culinários gregos

A Grécia continental é um paraíso gastronômico. Experimente as carnes ricas em sabor, grelhadas a carvão ou cozidas, os tipos de macarrão local, as tortas salgadas ou doces e os vinhos produzidos e destilados localmente. A escolha de sabores é ampla!

 

Vida noturna grega

A Grécia é conhecida em todo o mundo por oferecer inúmeras opções quando se trata de vida noturna. As noites duram mais nessa época do ano e destinos como Atenas, Tessalônica e Patras, as três maiores cidades do país, são as principais referências quando se trata de vida noturna na Grécia no inverno.

Grécia no inverno

Praça Monastiraki, uma das áreas mais famosas e animadas de Atenas e boate em Tessalônica, uma das melhores vidas noturnas da Grécia – Foto de Discover Greece

 

Costumes e tradições locais

Sem dúvida, a alta temporada da Grécia no inverno é durante a época de Natal, com as inúmeras tradições e costumes locais ganhando vida em todo o país. Momogeroi (costume que remonta aos tempos antigos) é um ritual típico em muitas partes da Macedônia e Thrace. Em Florina o destaque é um costume relacionado com festas antigas em homenagem ao deus grego Dionísio. Durante o Dia das Bruxas grego (Apokria) ocorrem os carnavais, sendo os maiores em Patras e Xanti.

Grécia no inverno

Aldeia de Florina – Foto de Visit Greece

No dia de Ano Novo há costumes para trazer boa sorte, como pendurar uma grande lâmpada em formato similar a uma cebola na porta da frente ou quebrar uma romã na entrada da casa. No dia de Teofania (o décimo segundo dia após o Natal), as águas correntes são santificadas durante a missa da manhã, quando a cruz é jogada nas águas pelo sacerdote e, ao mesmo tempo, homens e mulheres mergulham e competem na tentativa de pegá-la.

 

Momentos românticos

Visite Galaxidi e Nafpaktos, duas cidades que estão entre os lugares mais românticos do continente grego. O povoado de Nymfaio, localizado perto da cidade de Florina, está na lista das dez aldeias mais bonitas da Europa, de acordo com a UNESCO.

Se um resort de inverno é o que você tem em mente, visite Elati e Pertouli, duas encantadoras aldeias. Outra opção é Papigko, uma das aldeias tradicionais mais populares da região oeste de Zagori.

Por último, mas não menos importante, os grandes centros urbanos: Tessalônica é a cidade mais romântica do norte da Grécia e é impossível resistir à fascinante atmosfera do centro histórico de Atenas.

Grécia no inverno

Raramente neva em Atenas, mas quando acontece, é lindo! – Foto de Anatropi News

Texto traduzido de Visit Greece

 

Leia mais:

 

Natureza, neve, ar fresco e boa gastronomia é o que todos procuram em um destino de inverno. A Grécia tem paisagens de beleza única com aldeias pitorescas que oferecem momentos incríveis para a sua viagem de férias. Converse com seu agente de viagem e personalize seu roteiro para curtir a Grécia no inverno, aproveitando os melhores preços.