Uma viagem a dois destinos incríveis que combinam modernidade e encanto colonial: a  Riviera Maya e San Miguel de Allende

O México é terra de contrastes vibrantes, onde a história antiga se mistura com a modernidade em um blend de cores, sabores e tradições. É um país rico em cultura, beleza natural e experiências memoráveis.

Neste meu relato de viagem, vou te levar em uma jornada a dois destinos que envolvem perfeitamente essa diversidade do México: Riviera Maya e San Miguel de Allende.

México

Enquanto a Riviera Maya é famosa ser um paraíso tropical, com praias de areias brancas e águas cristalinas do Caribe, San Miguel de Allende cativa os visitantes com sua arquitetura colonial, atmosfera artística e charme histórico.

Riviera Maya: Um Paraíso Tropical

Minha jornada começou pela Riviera Maya, mais especificamente na praia de Maroma, entre as cidades de Playa del Carmen e Cancún, onde fica o incrível Maroma, a Belmond Hotel.

A Riviera Maya é o destino de sonho para os amantes de praias, com quilômetros de litoral de areias brancas e águas azul-turquesa.

A aproximadamente 50 minutos de carro do aeroporto de Cancún, o luxuoso resort oferece acomodações elegantes, desde quartos e suítes até vilas privativas.

Minha acomodação no Maroma, a Belmond Hotel, foi a Villa Maroma, que possui 4 suítes totalmente independentes, cada uma com sua própria entrada, porém com as áreas sociais em comum. Ideal para quem viaja em família ou em pequenos grupos.

Maroma, a Belmond Hotel

O resort possui uma praia paradisíaca, spa premiado, diversas opções gastronômicas, como restaurantes gourmet e beach bars, além de uma variedade de atividades, como esportes aquáticos, aulas de culinária e experiências sensoriais.

Uma experiência sensorial, oferecida pelo hotel, que eu gostei bastante foi a Apothecary Experience – Healing Remedies Workshop. Uma verdadeira imersão no método tradicional de preparação de produtos naturais com plantas. Aprendi sobre os diferentes ingredientes e as propriedades medicinais, bem como a história da prática ao longo do tempo. Uma forma de se conectar com práticas de saúde e bem-estar tradicionais.

Me diverti muito com o jogo mexicano La Lotería – um jogo que se assemelha muito ao bingo, mas usa cartas ilustradas, com imagens diversas, em vez de números. O jogador anuncia as cartas sorteadas em voz alta, descrevendo a imagem, e os jogadores marcam as imagens correspondentes em seus tabuleiros. O primeiro jogador que cobrir toda a linha vertical, horizontal ou diagonal de imagens em seu tabuleiro ganha o jogo e grita “lotería”!

Não poderia faltar uma experiência gastronômica no Maroma, a Belmond Hotel! Participei de uma atividade em que aprendi sobre o processo tradicional de preparação do milho utilizado na culinária mexicana. Coloquei as “mãos na massa” e fiz as tortilhas que, depois de assadas, viraram o meu almoço! A Nixtamal Journey é uma atividade “hands on” deliciosamente interessante.

Nixtamal Journey

O Maroma, a Belmond Hotel, tem uma atmosfera muito tranquila e serviço de alta qualidade, proporcionando uma experiência exclusiva!

San Miguel de Allende: Uma Joia Colonial

Continuando a minha jornada, peguei um voo de 2 horas para a cidade de Querétaro e, de lá, uma viagem de carro de aproximadamente 1h30 com destino a San Miguel de Allende: uma joia escondida no interior do país que mistura uma atmosfera pacata e cosmopolita singular!

Designada Patrimônio Mundial da Unesco, esta cidade colonial pitoresca é famosa por suas ruas de pedras de tamanhos e formas diversificadas, arquitetura colorida e rica cena artística.

San Miguel de Allende

San Miguel de Allende foi uma grata surpresa! É muito mais do que apenas uma cidade bonita – é uma jornada pela história, cultura e alma do México.

O Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel, em San Miguel de Allende, foi a minha morada. Por estar localizado no coração da cidade, proporciona fácil acesso a todas as atrações da cidade, como a Paróquia de San Miguel Arcángel, o Jardín Principal e o Instituto Allende.

O elegante hotel boutique é composto por uma coleção de 6 casas coloniais históricas restauradas, oferecendo aos hóspedes uma experiência autêntica e luxuosa.

São elas: Casa Principal, Casa Palma, Casa Fuente, Casa Caballo, Casa Parque e Casa Limón.

Eu fiquei hospedado na Casa Palma, uma acomodação enorme e muito aconchegante, com decoração de muito bom gosto. A minha acomodação tinha lareira e pátio privativo.

Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel

O Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel, oferece uma variedade de restaurantes que servem pratos da culinária mexicana e internacional em ambientes encantadores.

Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel

Uma das minhas experiências gastronômicas no hotel foi no Restaurante Del Parque, que fica em uma das casas do Belmond – a Casa Parque. Uma culinária mexicana autêntica, incluindo os Chapulínes (gafanhotos crocantes) como um dos petiscos de entrada – um gosto exótico. Um maravilhoso churros finalizou a deliciosa refeição.

Dou destaque para o Tunki Rooftop by Handshake – o rooftop do hotel que oferece uma vista incrível para a catedral da cidade. Apreciar o pôr do sol enquanto experimenta drinks criativos e petiscos inspirados na culinária dos Andes peruanos é “must do”!

Tunki Rooftop by Handshake – Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel

O Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel, é uma combinação de charme histórico e luxo contemporâneo. Para mim, o grande destaque deste hotel, foi a receptividade. Os funcionários são extremamente simpáticos e prestativos. Passam alegria e leveza no olhar, com um serviço realmente excepcional.

Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel

Combinar uma estadia no Maroma, a Belmond Hotel e no Casa de Sierra Nevada, a Belmond Hotel foi uma maneira única de explorar duas facetas distintas do México. Ambos os hotéis oferecem luxo, beleza natural e charme histórico, proporcionando uma experiência excepcional aos viajantes.

Se você busca uma viagem que vai além do básico, mergulhe na diversidade do México com uma visita à Riviera Maya e San Miguel de Allende.

Leia também: