Enquanto para a cultura ocidental os talheres são acessórios indispensáveis a mesa, comer com as mãos é natural em diversas partes do mundo como Oriente Médio, África, Sul da Ásia e até nas Américas, basta olhar para nossa cultura indígena.

É claro que capturar a totalidade de uma cultura é impossível, por isso compilamos algumas noções básicas de etiqueta de como comer com as mãos em três países diferentes. Vamos lá:

Na cozinha indiana

“Você destruiria uma dosa caso tentasse usar uma faca ou garfo, você simplesmente não pode fazer isso”, diz Srijith Gopinathan, chef executivo no restaurante de duas estrelas Michelin, Campton Place, localizado em São Francisco – CA.

Antes de frequentar o Culinary Institute of America e trabalhar em cozinhas em Londres, Gopinathan cresceu comendo com as mãos na região sul da Índia. Embora a gastronomia indiana seja melhor apreciada dessa forma, Gopinathan diz que a maioria dos clientes em seu restaurante se abstém de usar as mãos por pudor às pessoas que estão à sua volta, e também por achar que o método não é higiênico ou apropriado.

Há uma razão pela qual as pessoas usam as mãos para comer, em nossa sociedade tivemos invenções muito mais complexas que os talheres, a preferência pelas existe porque a comida é algo muito pessoal. diz Gopinathan.

Também é mais fácil mergulhar os pães e arroz nos molhos e temperos com as mãos do que com garfo e faca. Se quiser comer com as mãos na Índia ou em um restaurante indiano, certifique-se apenas de apenas usar a mão direita – nunca use a esquerda, pois é considerado uma atitude impura e pode ofender os anfitriões. É claro que é possível se servir de seu raita com uma colher, mas os pratos mais pesados, feitos de arroz como o biryane são melhor saboreados sem o uso dos talheres. O segredo está em juntar um pouco de arroz com as mãos antes de levá-lo à boca com o polegar, isso ajuda os grãos a se unirem e evita que ele se despedace com facilidade.

comer com a mão na índia: molhos, pães e dosa
Molhos e pães fazem parte da culinária indiana | Dosa, um prato típico indiano

Resista à vontade de cortar sua samosa com uma garfo e faca, não que alguém vá julgar a maneira como você age, no final não há uma maneira errada de comer, o jeito como você come é apenas uma questão de conforto, mas um esforço para respeitar as tradições do país em que está visitando com toda certeza será bem visto por seus anfitriões.

 

Na cozinha etíope

Genet Afonafer também cresceu comendo com as mãos. Ela é chef e proprietária do Meals by Genet, um restaurante etíope de Los Angeles mencionado constantemente na lista dos 101 melhores restaurantes no jornal Los Angeles Times.

“Para a comida etíope comer com as mãos é uma obrigação, sem dúvidas. Quando crescemos todos nós comemos juntos, como uma família. Você pode pegar um pedaço de pão e enrolá-lo bem para que o molho não derrame, e assim oferecer a pessoa ao seu lado. Isso é chamado gursha, um ato de intimidade que aproveita o poder do toque e da comida”, conta Genet.

comer com as mãos: pessoa mergulhando um pedaço de pão em molho
Mergulhar os pães em molhos e pastas fica mais fácil com as mãos.

Assim como na Índia, alimentar-se com a mão esquerda não é  uma atitude bem vista na Etiópia, considerada como uma atitude que atrai a má sorte. O costume é tão importante na cultura do país que Agonafer conta que ainda na infância, seu sobrinho canhoto foi treinado pela família a usar somente a mão direita nas refeições, tudo em nome da da boa etiqueta, e claro, da boa sorte.

 

Na cozinha de mexicana

“Eu realmente não paro para pensar em como comer com as minhas mãos, é como se eu estivesse comendo com uma tortilla, ela é o utensílio”, diz Bricia Lopes ao repousar o garfo e a faca. Bricia é sócia do Guelaguetza, o premiado restaurante Oaxaca de Los Angeles.

A chef conta que sempre é questionada sobre quais são as regras da culinária Oaxaca, e garante que elas não existem. Você pode adicionar molho quente sobre um prato ou derramar guacamole em outro. A única recomendação, no entanto, é manter as mãos sobre a mesa sempre que estiver entre uma mordida e outra.

comer tortilla com as mãos. Comida mexicana
Na gastronomia mexicana as tortillas assumem o papel dos talheres.

Com relação ao uso da mão esquerda em geral,  a cultura mexicana não a desaprova como nas culturas da África, Oriente Médio e Índia.

Em geral, comer com as mãos é mais um ato de conforto e resistência cultural do que qualquer outro significado. Ficando a critério de cada um como agir em países que possuem este costume. Lembre-se apenas de manter a etiqueta utilizando a mão correta ao comer, para que ninguém, no mais, aproveite a sua refeição e viva essa experiência.

Tradução livre do site Condè Nast Traveler. Link original

Leia mais:

Deseja conhecer alguns desses países e vivenciar uma experiência cultural e gastronômica? Converse com seu agente de viagem e aproveite as dicas acima para deixar a sua viagem ainda mais inesquecível.