Neste post trouxemos dicas de como se vestir na Índia, um país que embora tenha muitos costumes modernos, permanece conservador no modo de se vestir, especialmente com as mulheres.

Durante uma viagem é importante nos lembrarmos que pequenos atos comuns do nosso dia a dia podem não ser bem aceitos e até ofensivos em outras culturas. Frequentemente as roupas separadas para uma viagem passam por uma “triagem” para que situações como estas possam ser evitadas, sobretudo em países asiáticos.

Além de demonstrar respeito pela cultura local, alguns cuidados evitam acima de tudo olhares e uma atenção indesejada.

O que vestir na Índia - Esquerda: mulher vestindo camiseta de manga curta branca, calça em tom açafrão e lenço amarrado na cintura. Em volta coqueiros completam a paisagem de fundo de um arco colonial. Direita: mulher usando vestido xadrez vermelho, com mangas e comprimento no joelho. Observa a paisagem verde com construções típicas.
Peças leves e fluidas são uma ótima opção para deixar a pele respirar.

O que levar para a Índia – mulheres

Antes de mais nada, a Índia é um país quente e vestir-se com ombros e joelhos cobertos pode ser bem desconfortável. A dica neste caso, é optar sempre por peças de tecido natural como algodão e linho para que pele possa respirar.

Para utilizar blusas de alças finas e regatas, a melhor opção e abusar dos lenços (sem transparência) e quimonos para cobrir os ombros.

Algumas sugestões de peças práticas:

  • Calças largas e de tecidos leves (pantalonas e pantacourt são boas opções);
  • Saias longas e de comprimento midi;
  • Lenços (servem também para cobrir a cabeça durante visitas aos templos);
  • Camiseta fina de algodão;
  • Camisa de manga comprida, também de tecidos leves.
O que vestir na Índia - Esquerda: calças largas nas cores algodão cru e açafrão. Saia midi com listras pretas e brancas. Direita: Camiseta branca de manga curta, camisa listrada em pretoe e branca de manga curta e um lenço em tons de marrom e verde.
Sugestões femininas para o que vestir na Índia

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comprando roupas na Índia

Comprar algumas peças durante a sua viagem pode ser uma boa opção. Com preços acessíveis e muitas lojas disponíveis, esta é uma garantia de estar adequada aos costumes locais.

Além disso, normalmente os indianos se sentem lisonjeados pelo esforço dos viajantes em se adaptar à sua cultura.

Ó que vestir na Índia- Esquerda: Mulher vestada em um banco verde escuro com um gato laranja no colo. A mulher veste sari preto, óculos escuros e pulseiras e brincos de prata. Ao fundo está a vista e de parte do do Taj Mahal. Direita: mulher vestida de turquesa e vermelho, com leço nos cabelos. Está posando de frente para o Taj Mahal em uma luz suave no rosto.
Os trajes típicos indianos podem ser encontrados em lojas locais como W For Woman e outras lojas espalhadas pelas cidades.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que vestir na Índia – homens

Em geral as recomendações para os homens são mais simples.

Joelhos e ombros também devem ser poupados, mas em suma não há muito o que adaptar.

Camisetas e camisas e calças de tecido leve já são suficientes, atente-se apenas se as estampas das camisetas são apropriadas para o contexto cultural e religioso do país.

O que vestir na Índia - Esquerda: homem de camiseta de manga curta presta, apoiado sob uma murete de frente para o Palácio dos Ventos. Direita: homem vestindo camisa de manga comprida e calças de sarja. Está em meio à construções tradicionais tirando fotos com o celular.
Para os homens não há muitas diferenças. Apenas evite usar regatas e shorts que mostrem os joelhos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como se vestir no inverno na Índia

Durante o inverno a maioria das recomendações permanecem. No entanto, com o clima mais ameno é mais fácil utilizar tecidos mais grossos como o jeans e sarja.

⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que levar para a Índia – calçados e acessórios

Neste caso o conforto é sempre prioridade. É importante apenas incluir sapatos que possam ser calçados e descalçados com facilidade, já que é necessário tirar para entrar nos templos.

O chão nos templos pode conter bastante poeira e acabar incomodando durante a visita, por este motivo a recomendação é levar consigo uma meia para vestir e logo depois guarda-las para utilizar o sapato novamente.

Para os acessórios, evite levar artigos de couro como bolsas e cintos.

Esquerda: sugestão de sapatos masculinos. Tênis preto, tênis de caminhada cinza, chinelos e sandálias.  Direita: sugestão de sapatos femininos. Sapatilhas de tecido. Tênis para caminhadas na cidade e uma sandália de tiras.
Sapatos confortáveis para andar pela cidade.

Em contraste com as dicas que listamos acima, há alguns destinos como Goa em que as mulheres vestem shorts e mostram os ombros tranquilamente. No entanto, lugares como estes são mais específicos e em geral é necessário adaptar-se para evitar comentares e olhares indesejados e constrangedores, sobretudo às mulheres, infelizmente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Buscando pacotes para conhecer a Índia? Conheça nossas sugestões aqui.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leia também: