Aurora Boreal em Aberta, no Canadá

Na lista de desejos de muita gente, a aurora boreal pode ser observada em alguns dos lugares mais isolados – e mais fascinantes – do mundo.

A aurora boreal, ou luzes do norte, começam no alto da atmosfera da Terra – em altitudes de 96 km a mais de 400 km – quando partículas carregadas do sol ficam presas no campo magnético da Terra. Os melhores lugares para esse espetáculo são aqueles com latitude magnética acima de 55° e pouca poluição luminosa. O resultado é um show de luzes coloridas e dançantes.

Listamos os principais destinos para considerar uma visita para observar este fenômeno impressionante.

Aurora boreal: localização, localização, localização!

Em geral, é mais provável que você veja uma aurora se estiver em uma latitude alta, ou seja, mais perto do polo norte (ou sul). No entanto, há um problema nisso. Os polos magnéticos da Terra não estão exatamente alinhados com os polos geográficos, portanto a latitude de interesse seria realmente a latitude magnética.

Nas latitudes polares, as auroras podem aparecer em qualquer noite escura, de peferência em lua nova. As longas noites de inverno são boas, mas não necessariamente as melhores. Perto dos equinócios em março e setembro, o campo magnético da Terra permite que mais partículas solares interajam com a atmosfera, criando as “estações das auroras”. O equinócio outonal no
hemisfério norte, em setembro, pode ser ideal aproveitando as temperaturas agradáveis nas latitudes polares.

1. Islândia

Independentemente das luzes do norte, a Islândia é um lugar excepcional para se visitar, com paisagens vulcânicas, fontes termais geotérmicas, geleiras e cachoeiras majestosas. Tanto a latitude quanto a longitude do país favorecem a visualização da aurora, mas o tempo nem sempre coopera. No entanto, uma boa estrada costeira em todo o país permite buscar um céu limpo para ver as luzes.

Quando a atividade está alta, é possível ver as luzes dos subúrbios norte de Reykjavík. Acessível na maré baixa, o farol Grótta Island Lighthouse, em uma ilhota, é um dos pontos famosos para ver a aurora. Mas para quem deseja observar a luzes com muito conforto, os lodges Bubble, com suas bolhas transparentes, são uma excelente opção.

Quando ir: de final de agosto até início de abril.

Sugestão de roteiro para ver a aurora boreal na Islândia

Aurora Boreal no lago glacial de Jokulsarlon - Islândia
Aurora Boreal no lago glacial de Jokulsarlon – Islândia

2. Noruega

A Noruega é mais do que apenas um ponto de acesso à aurora – é pura magia, com vilas de pescadores de cores vibrantes, fiordes e natureza imponente. E é também um dos lugares mais confortáveis para buscar as luzes do norte. É fácil se locomover no país e tem diversas opções de lugares para observar as luzes.

Tromso, a maior área urbana do norte da Noruega, fica a 349 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Por causa da corrente do Golfo, a costa tem temperaturas curiosamente moderadas. E, para aproveitar a viagem, o visitante ainda encontra belas paisagens, fiordes e os Alpes Lyngen.

Outros locais populares para ver a aurora boreal na Noruega são as Ilhas Lofoten e as cidades de Nordkapp e Kirkenes, ao norte de Alta, Svalbard, Harstad, Bodo, Andoya e Lakselv.

Quando ir: de meados de setembro até o final de março.

Sugestão de roteiro para ver a aurora boreal na Noruega

Luzes verdes no céu. Ao fundo a paisagem de montanhas com neve no topo e uma pequena cidade aos pés do monte.
As luzes em Lofoten, na Noruega | Créditos: Alex Conu e Visitnorway.com

3. Suécia

Outro destino famoso, embora mais caro, para observar a aurora boreal é a Suécia. Kiruna, cidade no norte da Suécia, é a porta de entrada para uma lista de atrações próximas. Há o ICEHOTEL, o montanhoso Parque Nacional Abisko, a cultura local Sami e muitas renas. Uma curta viagem de carro da cidade leva a um bom local para observação de auroras. O clima é muito mais estável que a costa norueguesa, mas é frio também.

Quando ir: de meados de setembro até o final de março.

pequenos focos de luzes verdes no céu estrelado. A paisagem compõe a sombra de pinheiros e pequenas casas de madeira. Chão coberto de neve
O céu de Kiruna, na Suécia

4. Finlândia

No norte da Finlândia, as luzes brilham quase todas as noites de setembro a março, tornando essa a opção ideal para ver a aurora. Mas as temperaturas são bem baixas. A sugestão é ficar em um iglu de vidro criado especialmente para permitir a observação da aurora no conforto da uma cama quente. Uma experiência inesquecível!

Na região da Lapônia na Finlândia, Rovaniemi serve como porta de entrada para os parques nacionais próximos. Além das luzes do norte, no inverno os visitantes têm um cenário de árvores cobertas de neve congelada, chamadas de esculturas Tykky.

Quando ir: de meados de setembro até o final de março.

céu estrelado com poucas luzes verdes. Sombra de pinheiros ao fundo e iglus com chão de gelo.
Iglu na Finlândia, para assistir ao espetáculo de forma mais confortável

5. Groenlândia

Uma grande fatia da Groenlândia está posicionada dentro da zona da aurora. O ideal é ir ao sul, onde, além das luzes, estão atrações como a geleira Qaleraliq, que possui pequenos icebergs flutuantes, mesmo no verão.

Melhor ainda, este país insular tranquilo é muito menos visado pelos turistas do que seu vizinho do norte, a Islândia. Existe uma razão para isso: na Groenlândia não há estradas, tornando o avião e o barco o principal meio de transporte.

Quando ir: de meados de agosto a final de abril no sul e de final de agosto a meados de abril em Nuuk (a capital).

Céu com poucas estrelas e muitas luzes esverdeadas. Na paisagens várias casinhas de madeira coloridas e chão coberto de neve
Aurora Boreal na Groelândia

6. Canadá

Devido à latitude norte e à poluição luminosa, o norte do Canadá é um paraíso para quem procura uma região selvagem e remota. Observa-se regularmente as luzes do norte em muitas partes do norte do Canadá, com os territórios ao norte (Yukon, Northwest Territories e Nunavut) sendo alguns dos lugares mais procurados.

Yellowknife é a capital dos Territórios do Noroeste, às margens do Great Slave Lake, e possui uma Aurora Village, com atividades especiais focadas na aurora boreal. Além de Yellowknife, outros lugares populares para ver as luzes do norte são Wood Buffalo e Jasper National Park.

Quando ir: de meados de agosto até o final de abril. Para Churchill e Wood Buffalo, do início de agosto ao início de maio.

Sugestão de roteiro para ver a aurora boreal no Canadá

céu estrelado com luzes cor-de-rosa e ver de que se fundem. Ao fundo sombra de pinheiros. Chão coberto de neve
O espetáculo de cores no Canadá

7. Alasca

O Alasca é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal. O clima frio, o céu limpo e as noites escuras proporcionam ótimas condições. As noites estão frias demais? Então que tal contemplar a aurora numa fonte termal? Com uma abundância de vida selvagem (ursos pardos, alces, águias e muito mais) e montanhas, o Alasca tem muito a oferecer além das luzes.

Natal o ano todo e localizado dois graus abaixo do Ártico, perto do Parque Nacional e Reserva de Denali, Fairbanks é o melhor lugar nos Estados Unidos para ver as luzes do norte. Fairbanks é a base para realizar diversos passeios e expedições no Círculo Ártico (315 km ao norte da cidade). Além das luzes no norte, os visitantes podem explorar as culturas e as vilas na natureza intocada, incluindo renas, ursos polares e raposas-do-ártico.

Quando ir: de final de agosto a meados de abril.

céu escuro e estrelado com luzes verde. Na paisagem, pinheiros e chão cobertos de neve
A noite escura no Alasca favorece a beleza da Aurora Boreal

Nota: é possível avistar a aurora boreal em outros lugares do mundo e os listados acima são apenas onde estão as melhores chances de observação. Em lugares como as Ilhas Faroé (território dependente da Dinamarca), Estônia, Escócia, Irlanda e partes da China é possível observar as luzes do norte, mas a frequência é esporádica.

Leia também:


E então? Se inspirou? Não deixe de falar com um agente de viagem para elaborar um roteiro personalizado.

Até a próxima!