O que vestir Noruega

Finalmente você decidiu por umas férias realmente diferentes e com experiências únicas e decidiu explorar a Escandinávia. Aí surge a dúvida: como devo me vestir para o clima ártico? A resposta é mais simples do que parece!

Camadas, camadas, camadas

Para que a sua visita à Escandinávia seja a mais confortável possível, é importante ter as roupas certas. E a palavra para ter sempre em mente é… camadas!

Leve roupas e sapatos quentes e confortáveis. A recomendação é usar roupas 100% de lã ou qualidade similar próximo à pele. Use camadas de forma que você possa regular a temperatura facilmente, seja removendo ou adicionando camadas.

A camada superior deve ser à prova de vento. Muitos provedores de atividades fornecem roupas para excursões, por exemplo, casacos térmicos, sapatos, chapéus e luvas. Tramso tem um clima variado e no inverno a temperatura média é -4°C. No entanto, se você está planejando a viagem para a Escandinávia para ter experiência e aventuras no Ártico ou procurar pelas Luzes do Norte, você precisará esperar por temperaturas entre -25 °C e 5 °C.

O que vestir Noruega
Foto: Nils-Erik Bjørholt – Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway

Primavera e verão (maio a agosto)

Lã de verão, chapéu de verão, jaqueta de verão e luvas de verão são palavras que os locais conhecem bem. A temperatura média é de 10 ° C, então naturalmente eles se vestem de acordo.

No início do verão, de maio a junho, pode ser um pouco úmido e frio. É uma boa ideia ter uma camada de lã fina e uma jaqueta corta vento impermeável leve para explorar a cidade. O tempo entre julho e setembro tende a ser melhor, mas é sempre bom incluir a jaqueta de lã e o corta vendo impermeável.

Fique atento a esta dica especialmente se pretende fazer alguma caminhada. É muito importante levar roupas quentes e uma jaqueta de chuva sempre que for fazer caminhadas.

Lembre-se: o tempo muda rapidamente. E muitas vezes é muito mais frio nas montanhas do que no centro da cidade.

O que vestir Noruega
Foto: Terje Rakke/Nordic life – Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway
O que vestir Noruega
Foto: Terje Rakke/Nordic life – Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway
O que vestir Noruega
Foto: CH – Visitnorway.com | Copyright:Innovation Norway

 

Outono e inverno (setembro a abril)

Para se sentir realmente confortável ao ar livre no inverno, é importante se vestir adequadamente. Especialmente se você for realizar algum tipo de atividade física. Pense em cada camada. A recomendação é lã ou algum outro material que o mantenha seco próximo ao corpo. Um casaco quente faz uma camada exterior muito agradável se estiver muito frio lá fora. E não se esqueça de sapatos quentes, luvas e boné.

O que levar no inverno

Alguns dos itens essenciais para uma estadia confortável no inverno escandinavo incluem:

  • Roupa de baixo de lã (long johns);
  • Camisa de lã;
  • Casaco de lã;
  • Calças e jaqueta à prova d’água e vento (calça e jaqueta de esqui se for à prova d’água);
  • Meias de lã;
  • Luvas / mitenes (luvas mantêm as mãos mais quentes), de preferência à prova de vento e d’água;
  • Chapéu de lã e cachecol;
  • Sapatos / botas para caminhadas impermeáveis.

Quem não tem roupas próprias para o clima ártico e não quer viajar com uma grande quantidade de roupas volumosas, em Tromso existe uma excelente empresa chamada Tromso Outdoor, que fornece uma gama completa de roupas para atividades ao ar livre.

O que vestir Noruega
Foto: Terje Rakke/Nordic Life – Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway
O que vestir Noruega
Foto: C.H/visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway
O que vestir Noruega
Foto: Alex Conu/Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway

Dicas

  • É importante considerar um bom calçado. Quando você está procurando as Luzes do Norte, pode ser que fique de pé na neve e no gelo por algum tempo. A primeira coisa que ficará com frio será os pés. É possível comprar aquecedores de mão e pé que ficam dentro dos sapatos e luvas. Geralmente eles mantêm o calor por até 10 horas e podem tornar a sua aventura no Ártico muito mais confortável.
  • Compre sapatos ou botas que tenham um espaço extra. Meias de lã são mais grossas e em algumas situações vai ser mais confortável usar dois pares e esse espaço adicional fará a diferença.
  • Quando você está buscando as Luzes do Norte, abra a jaqueta dentro do carro ou do ônibus. Isso permitirá que o ar entre na jaqueta e aqueça. Quando sair, terá um bolsão de ar quente dentro da jaqueta.
O que vestir Noruega
Foto: Terje Rakke/Nordic life – Visitnorway.com | Copyright: Innovation Norway

O músico americano Jon Brown foi para a Noruega em busca da Aurora Boreal e acabou mergulhando na cultural local. O resultado é o ritmo da natureza que você acompanha no lindo storytelling abaixo.

Está pronto para embarcar em uma aventura realmente inesquecível? Acesse as nossas sugestões de pacotes para a Escandinávia e fale com um agente de viagem para montar um roteiro personalizado.

Até a próxima!