Os Mapuches são o povo originário do Sul do Chile e parte cultural de grande importância para o país.

Pelo DNA de preservação e respeito à natureza, os Mapuches são o grande elo cultural da Patagônia. Conheça abaixo um pouco mais dessa cultura ancestral.

História

O passeio inicia com uma líder comunitária, responsável por levar a frente a luta pela demarcação de terras Mapuche na região. Ela nos conta como foi o caminho para a conquista junto ao governo e também os acordos feitos entre a comunidade, sobre o quanto sua cultura e identidade seria acessível a outros povos.

Foto: Turismo Chile

Nessa etapa conhecemos também sua produção de materiais em madeira, tudo talhado a mão com muita perfeição.

Gastronomia

Em seguida partimos para uma degustação culinária e a vista na chegada não poderia ser mais bonita: atrás da mesa posta o pôr-do-sol brilhava no céu, refletindo sob as águas do lago.

Entre os quitutes, experimentamos um bolinho muito parecido com o nosso tradicional “bolinho de chuva”, geleias e pães. Mas o que mais me surpreendeu foi o café de trigo torrado, que nada se parece com o convencional, é doce e suave.

Mesa posta com diversos quitutes | Foto: Arquivo pessoal


Artesanato

Última parada e mais uma vez a vista surpreende. Desta vez o clima bucólico está na vista para as montanhas e noite já está caindo. As árvores compõem a paisagem junto as pequenas cercas sob a grama e as casinhas de madeira.

A vista incível da reserva | Foto: Turismo Chile

Por aqui nossa anfitriã nos conta todo o processo de extração da lã até o seu produto final, que varia de pequenos bonecos a blusas, que podem levar até cinco meses para ficarem prontas.

Transformando a lã em fios artesanalmente | Foto: Turismo Chile

Conhecer a cultura Mapuche é uma lição de respeito as tradições e a comunidade. É notar como o simples faz a diferença e cada qual possui o seu espaço no todo. Se estiver pela região recomendo fazer essa descoberta, tenho certeza que o fará refletir sobre como estamos cuidando da nossa própria cultura e comunidade. No mais, faz parte das boas viagens a descoberta de outros povos, não é mesmo?

Leia também:

Procurando um pacote para o Chile? Confira nossos pacotes e entre em contato com o seu agente de viagens.