A convite do Turismo Chileno e da LATAM estive na Patagônia para conhecer Huilo Huilo, uma Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO.

A área de 100 mil hectares é na verdade uma reserva particular, adquirida justamente para o reflorestamento e conservação da fauna e flora local. Anteriormente a principal atividade econômica da região era a produção de lenha.

Atualmente Huilo Huilo é uma área protegida e de construções sustentáveis. A população de toda a região está conectada à floresta, é fácil perceber na fala dos guias o quão orgulhosa a comunidade está com as ações que aos poucos começam a mostrar seus frutos.

O tom outonal na vegetação dá um clima bucólico a paisagem | Foto: arquivo pessoal

Entre os projetos mais significativos da reserva está o Centro de Conservação Huemul. Esta espécie cervo Sul Andino está em perigo de extinção, por isso a Reserva Huilo Huilo possui um projeto de reprodução em ambiente semi-controlado. Segundo nossa guia, hoje a população de huemules chega a 17 animais, mas sua localização é sigilo absoluto.

Além disso outras espécies do bioma local são monitoradas pela reserva, como a rã de Darwin.

Como chegar

Para chegar a Huilo Huilo é necessário pegar um avião de Santiago a Temuco (duração média de 1h) seguido de um transfer de aproximadamente 3h até o hotel. Como já é de se esperar, não é o mais rápido dos deslocamentos, mas juro que vale a pena!

Para driblar o tédio da estrada a minha dica então é observar a paisagem que compõe o cenário ao longo do caminho. Ademais, no outono as árvores ganham tons alaranjados que não vemos pelas paisagens brasileiras.

Hospedagem

Nothofagus foi o hotel responsável pela nossa estadia. Com uma arquitetura excêntrica e totalmente alinhada a proposta regional de compor a paisagem do bosque, a experiência proporcionada pela construção é a de estar vivendo dentro do tronco de uma árvore.

O formato cônico do hotel Nothofagus, que está envolto a árvore.

Toda a decoração é temática e as paredes são revestidas de madeira reflorestada. A vista dos quartos explica porque o destino tem tanto potencial para os viajantes que buscam se desconectar.

O complexo conta ainda com o Montña Mágica Lodge, que homenageia os pequenos seres da floresta (como fadas e duendes) e o Reino Funghi, que simboliza a variedade de cogumelos encontrados nos bosques de Huilo Huilo.

Vista dos andares do hotel que desce em formato circular | Vista do térreo a partir de cima.

Todos os hotéis do complexo oferecem as refeições no restaurante Nothofagus, pois sua arquitetura é internamente conectada aos demais. Além disso o hotel dispõe de diversas atividades que podem ser agendadas diretamente na recepção, como caminhadas.

⠀ ⠀

Quando visitar

Huilo Huilo é um destino para se conhecer o ano inteiro. Durante a alta temporada, o inverno, a paisagem é tomada pela neve e entre as principais estão a prática de ski e os pontos de águas termais/vulcânicas da região.

Para o Outono, período da minha visita as atividades como trekking e visitas culturais são as mais recomendadas. Com relação a paisagem, continua encantadora. As folhas das árvores tomam um tom alaranjado, uma visão tipicamente outonal.

A vantagem de aproveitar o verão em Huilo Huilo está nas atividades aquáticas, como o rafting e canoagem (existe até um evento Mapuchi de canoagem). Além disso os visitantes podem aproveitar para desfrutar do belíssimo rio Fuy.

Gostou da dica? Confira também:


Buscando inspiração de viagens para o Chile? No site da Kangaroo Tours temos algumas sugestões de itinerários, mas não deixe de falar com um agente de viagem para montar um roteiro personalizado.

Até a próxima!