Huilo Huilo é um destino de natureza e a maior parte das atividades que podem ser programadas tem o objetivo de conectar o viajante à floresta.

Durante os dias em que estive conhecendo a reserva nossas principais atividades foram as descobertas de algumas das trilhas disponíveis na região. Abaixo conto um pouco sobre cada uma delas, vem ver:

Salto Huilo Huilo

A caminhada nesta trilha é uma descida, as escadas facilitam o caminho mas a volta demanda um pouco mais de fôlego.

Durante o caminho você vai parar para tirar várias fotos e ficará encantado com o visual, mas acredite: lá em baixo a paisagem é ainda mais incrível!

Foto 1: no final na trilha a vista de uma grande cachoeira com uma piscina natural | Foto 2: vista da cachoeira ainda de cima, no meio do caminho.
Salto Huilo Huilo
Fotos: arquivo pessoal

Sendero Botánico

É uma trilha dedicada a conhecer a floresta. Durante todo o caminho o guia nos explica sobre as espécies que se desenvolvem somente no bioma local e as medidas da fundação para sua preservação natural. O caminho todo parece ter saído de um conto de fadas, mas o destaque sem dúvidas está nos cogumelos que nascem no tronco das árvores em cores como branco, amarelo e lilás.

Foto 1: Cogumelo de tom rosado no tronco de uma árvore | Foto 2:
Os cogumelos nascem por todas as partes da floresta | Encontramos a toca de um duende 😂
Fotos: acervo pessoal

Ao final da trilha a grande recompensa está na vista para o vulcão Mocho-Choshuenco, então aproveite que a caminhada vale a pena!

vista do vulcão com o céu azul e vegetação amarelada
A vista do vulcão Mocho-Choshuenco foi agraciada pelo dia ensolarado
Foto: arquivo pessoal

Sendero de los Espíritus

Inicialmente faríamos essa trilha a noite, mas em razão da baixa temperatura acabamos adiando para o dia seguinte. O nome é uma homenagem aos ancestrais mapuches e nos leva a uma jornada mística pela floresta.

cabana de madeira na entrada da trilha com uma placa
Entrada da trilha. No início das trilhas existem tapetes que os visitantes limpem os pés e não levem a natureza bactérias que possam atrapalhar o bioma local.
Foto: arquivo pessoal

Já na entrada da trilha nossa guia Joana nos contou que na crença mapuche o canto dos pássaros indica aos visitantes a boa ou má sorte na floresta. Para nossa alegria, o pássaro que encontramos cantou no lado direito, nos dando boas vindas e prevendo a boa sorte.

esculturas em madeira representando os espíritos da floresta.
No início das trilhas o pai e a mãe da floresta são representados na mesma altura. Na cultura Mapuche homens e mulheres tem o mesmo peso nas decisões.
Foto: arquivo pessoal

Completamente diferente das demais trilhas, o Sendero de los Espíritus é guiada por uma ponte de madeira que leva à diversas esculturas de madeira, representando os espíritos que habitam a floresta.

Salto La Leona

O caminho desta trilha não ultrapassa muito mais que 20 minutos, mas a vista não deixa a desejar. A chegada ao mirante oferece uma vista majestosa da cachoeira e é um daqueles lugares que nos diz o quão pequenos somos frente a natureza e a força das águas.

Sendero de las Cavernas Vulcânicas

É uma trilha de caminho fácil com alguns pontos que precisam de um pouco mais de cuidado, mas que pode ser feita sem grande esforço físico. Como o nome sugere sua entrada dá direto para uma caverna vulcânica. O caminho segue com uma pequena ponte com vista para o rio Fuy, sempre majestoso por onde passa.

Entre árvores e uma vegetação suspensa, o final da trilha traz a surpresa de uma cachoeira intensa, linda e intocada.

cachoeira com escada envolta de vegetação aérea, como samambaias. As águas recebem raios de luz
Cachoeira surpresa ao final da trilha, a luz da tarde deu um toque especial a vista.
Foto: arquivo pessoal

Sendero Hoffman

O Sendero Hoffman tem uma média de 3 horas de caminhada, mas ainda assim não exige grande esforço físico. A maior atração da trilha está na margem do rio Fuy, do qual seguimos durante todo o caminho, algumas vezes bem pertinho, outras de cima.

A primeira parada cênica da trilha está em uma espécie de “praia” na reserva. Por aqui alguns banquinhos de madeira ficam dispostos às margens do rio Fuy, que costuma servir de ponto para banho de alguns turistas durante o verão.

Á diante um deck de madeira aponta uma vista mais aberta da trilha, onde podemos ver o rio com mais intensidade, com os raios de sol brilhando sobre as águas.

Ao final, uma estrada asfaltada que parece ter saído de um cenário cinematográfico nos leva a   Marina del Fuy, um espaço que também é mais utilizado durante o verão, mas que assim como toda Huilo Huilo tem uma vista de deixar o queixo caído.

Além das trilhas, Huilo Huilo oferece atividades como mountain bike, visita a regiões termais, cavalgada (que fizemos ao pôr-do-sol e recomendo) e uma tirolesa que parece ter uma vista incrível, mas que optei por não fazer por motivos de muito medo mesmo afinidade.

A reserva é um destino dedicado aos viajantes que procuram se desconectar da vida agitada das grandes cidades e em paralelo se conectar diretamente com a natureza. Durante toda a experiência os moradores locais estarão dispostos a te ajudar a encontrar essa conexão, é algo visivelmente poderoso para eles.

Huilo Huilo ainda oferece a experiência de descoberta da cultura Mapuche, que conto melhor no último post dessa série.

Procurando uma viagem para o Chile? Conheça nossos pacotes e converse com o seu agente de viagens.

Até a próxima!