A grande diferença entre as Amazônia peruana e brasileira está na vegetação. Do outro lado da fronteira a região está em meio aos andes, em uma altitude que ultrapassa os 1500 metros.
⠀
Logo após o Brasil, o Peru é o pais que detém a segunda maior parte da floresta Amazônica, correspondendo a 60% do território do país. A Amazônia peruana guarda tesouros como cataratas, matas densas e sítios arqueológicos por toda sua extensão. Conheça abaixo alguns dos principais pontos de visitação no destino.
⠀
Iquitos
Uma das cidades mais conhecidas da região, Iquitos é vista como a única grande cidade do planeta onde o acesso só é possível por transportes fluviais ou aéreos, o que explica o seu isolamento do resto do país. Entre as muitas atrações, a cidade e seus arredores oferecem passeios como o Mercado de Belém, a Reserva Nacional de Allpahuayo-Mishana e a Isla de los Monos.
⠀
Cataratas de Gocta
Entre as maiores cataratas do mundo, Gocta possui duas quedas d’água que juntas somam 771 metros de altura.
Para chegar até a base é preciso estar preparado para a caminhada. São 6 km de trilha até a catarata, mas a metade do caminho pode ser feita a cavalo, com direito a paradas nos mirantes para apreciar a vista.
Fortaleza de Kuelap e Sarcófagos de Karajías
Construída pelos Cachapoyas, a civilização que dominava a região antes dos Incas, Kuelap é popularmente conhecida como “a segunda Machu Picchu”.
A complexidade das construções evidencia o funcionamento de Kuelap como uma sociedade organizada que dispunha de espaços administrativos e cerimoniais. Há indícios de que a fortaleza na verdade era utilizada para armazenar mantimentos, pois assim era possível mantê-los protegidos de animais e insetos. O acesso pode ser feito por meio do teleférico, que além de facilitar a caminhada, proporciona a vista da paisagem.
Os sarcófagos de Chachapoya estão fixados na parede de um penhasco a 2.700 metros de altura, mas até hoje pouco se sabe de que forma eles foram posicionados nas rochas.
Os seis sarcófagos estão posicionados para o lado em que o sol nasce, e quando descobertos abrigavam múmias vestidas de acordo com sua função na sociedade.
⠀
Cruzeiro pelo rio Amazonas
Cruzeiros são excelentes opções para conhecer a região de mata da Amazônia peruana, com conforto.
A recomendação é realizar o cruzeiro após conhecer as demais regiões ou após alguns dias de trekking, aproveitando a paz proporcionada pelo pôr-do-sol ao horizonte e pelo silêncio para encerrar a viagem renovado.
A Amazônia peruana é a prova de que uma grande diversidade de atrações e biomas podem ser encontrados em destinos que jamais imaginamos. O estereótipo de mata fechada os quais estamos acostumados a imaginar se perde ao vermos que, do outro lado da fronteira, nos aguarda uma experiência completamente diferente.
Planejando uma viagem ao Peru? Consulte também os posts:
Ficou animado para explorar a Amazônia peruana? Confira algumas sugestões de pacotes para o Peru e não deixe de falar com um agente de viagem para montar um roteiro personalizado.
Até a próxima!