Peru

Se o Peru está na lista de destinos a visitar, vale a pena se informar sobre como lidar com o processo de aclimatização, principalmente em Cusco, uma cidade que está acima dos 3.300 metros acima do mar e um dos destinos imperdíveis.

O mal da montanha, também chamado de doença de altitude, ocorre devido a uma subida rápida para altitudes elevadas (de 1.450 a 3.400 metros ou mais) devido à diminuição da quantidade de oxigênio. A altura a ficar atento é a partir de 2.500 metros acima do nível do mar, quando o mal estar pode começar a se apresentar. Se estiver viajando para uma área a esta altura ou acima, principalmente saindo de altitudes próximas ao mar, recomenda-se tomar as precauções necessárias e aclimatar-se corretamente.

Cusco é um dos destinos do Peru mais visitados pelos brasileiros e para facilitar o processo de aclimatação com a altitude, seguem algumas dicas.

  • Descansar no quarto por pelo menos 2 horas na chegada à Cusco.
  • No dia da chegada, beber chá de folha de coca nas primeiras horas na cidade. Nos dias dos passeios, como as caminhadas podem ser cansativas, é bom tomar o chá pela manhã também. Além de chá, existem balas que podem ser compradas até mesmo no aeroporto, farmácias ou na Plaza de Armas de Cusco.
  • Alguns hotéis 5 estrelas têm tanques de oxigênio nos quartos. No caso de falta de ar, respirar por 7 minutos o oxigênio, parar por alguns minutos e repetir o processo.
  • Famosa entre os turistas, a Sorojchi Pill ajuda a amenizar os sintomas da altitude (fale com um médio e leia a bula atentamente antes de tomar o medicamento).
  • A Sorojchi Pill e o chá de coca possuem alguns estimulantes que dão energia. Aos que têm o sono mais leve, não é recomendável estas opções à noite.
  • Para ajudar o corpo se adaptar à elevação de altitude no Peru, recomenda-se fazer o seguinte roteiro: Lima – Vale Sagrado – Machu Picchu – Cusco – Puno. A subida é gradativa permite tempo para que o corpo vá se ajustando à diminuição de oxigênio.
Peru
À direita, portal na cidade e à esquerda, Igreja Compañia de Jesus, em Cusco | Fotos: PROMPERU

Altitude acima do nível do mar em algumas das cidades e atrativos turísticos peruanos.

Elecacoes-Peru

A título de comparação, segue a elevação de algumas cidades brasileiras:

Importante! Ao planejar uma viagem para destinos com altitudes elevadas, busque conselho de um médico antes de ingerir medicamentos ditos próprios para doenças de altitude. Ele é a pessoa certa para indicar a melhor forma de se aclimatar de acordo com as condições físicas de cada um.

Agora que você já sabe que não é tão complicado assim, que tal começar a planejar uma viagem para o Peru? Temos algumas sugestões de pacotes no nosso site, mas não deixe de falar com o seu agente de viagem para personalizar de acordo com as suas necessidades!