Malaca

Ah o sudeste asiático, são tantos países de culturas tão diversificadas, paisagens idílicas de praias ou montanhas, uma enxurrada de novos conhecimentos, experiências e momentos inesquecíveis.

À medida que os brasileiros vão descobrindo seus segredos, torna-se mais difícil escolher quais cidades visitar em cada país. Proponho que você se dedique mais tempo explorando o mesmo destino e tente incluir essas sugestões no roteiro. Garanto que vai se apaixonar e trazer na bagagem experiências únicas.

Jacarta, Indonésia

Quando pensamos em Bali, costumamos desassociá-la ao resto da Indonésia e é perfeitamente aceitável tal pensamento, afinal Bali é a única ilha hindu do arquipélago essencialmente muçulmano.

Composta por mais de 17 mil ilhas, a capital Jacarta fica de fora dos roteiros pelo país, pela notoriedade do trânsito infernal, um dos piores do mundo. Trânsito à parte, a cidade oferece opções gastronômicas fantásticas e atrações culturais riquíssimas. Planeje passar dois dias aqui, de preferência logo na sua chegada à Indonésia.

Durante o dia, conheça o Museu Têxtil e aprenda tudo sobre a história e os tipos de batik e coloque a mão na massa para fazer o seu. E não perca o Taman Mini Indonesia, um parque enorme com réplicas em tamanho real de uma casa típica de cada uma das 33 províncias do país.

Indonésia
Taman Mini Jacarta Indonesia | Foto: Adriana Lage

Onde comer:

Plataran Menteng é um dos melhores e mais refinados restaurantes indonésios instalado num lindo casarão com decoração inspiradora. No cardápio, pratos tradicionais com releituras modernas deliciosas.

Li Feng, o restaurante chinês do Mandarin Oriental. Reserve uma mesa para o jantar e você viverá uma das experiências gastronômicas mais inesquecíveis da sua vida. Peça o dumpling de pato com pimenta do reino em formato de cisnes. Uma noite sensorial emocionante. A arquitetura e decoração do restaurante homenageiam as rotas marítimas das especiarias tão importantes para o crescimento da região desde os idos tempos.

Indonésia
Restaurante Li Feng no Mandarin Oriental de Jakarta | Foto: Adriana Lage

Onde ficar: Mandarin Oriental Jakarta

Referência em hospitalidade, conforto e excelência em serviço, o luxuoso hotel fica no coração da cidade, em frente à fonte da independência, marco histórico da cidade, e ao lado de dois grandes shoppings. A atenção dos funcionários é tão calorosa e impecável, ao ponto de um deles me acompanhar até a porta do restaurante vizinho para evitar que eu me perdesse.

Indonésia
Mandarin Oriental Jakarta | Foto: Adriana Lage

O chá da tarde delicioso servido no lounge executivo com vista da cidade também ficará na memória.

Malacca, Malásia

Quando for a Kuala Lumpur, reserve dois dias para conhecer Malaca, a duas horas de carro da capital. Berço da cultura Peranakan, povo e cultura nascidos do casamento entre ricos comerciantes chineses e jovens locais, a cidade está localizada numa posição estratégica do Estreito de Malaca, rota marítima do comércio entre Ásia e Europa. Por isso, foi ocupada por portugueses, holandeses e ingleses e suas marcas são visíveis no centro histórico repleto de lojas de artesanato.

Você encontrará sobrados coloridos enfeitados com cacos de porcelana chinesa, cafés aconchegantes e um mercado de rua agitado aos fins de semana. Belas mansões transformadas museus recriam a vida dos ricos Peranakans.

Malásia
Sobrado Peranakan em Malaca | Foto: Adriana Lage

Um dos meus programas favoritos foi caminhar sem pressa pela orla do rio revitalizado apreciando os murais coloridos que retratam a história da cidade e bebericar o famoso café malaio sentada a uma das mesas charmosas dos cafés enquanto observava o vaivém das pessoas e dos barcos turísticos.

Malásia
Murais coloridos às margens do Rio Malaca | Foto: Adriana Lage

Onde ficar: The Majestic Hotel Malacca

Malásia
Chá tradicional no Hotel Majestic | Foto: Adriana Lage

Um hotel boutique histórico, com apenas 54 suítes. Antiga mansão Peranakan, o hotel oferece aos hóspedes a imersão no cotidiano da família tradicional no início do século XX. Os hóspedes são convidados a participar de um tour na cidade gratuito e nos proporciona um banho de cultura e história local.

Imperdível é uma visita ao Spa Village, o único no país a oferecer tratamentos baseados na cultura Peranakan.

À noite, o restaurante português The Mansion está sob a tutela da chef Melba, celebridade e vencedora de vários prêmios gastronômicos no país. Ela é especialista na culinária Kristang, surgida da fusão das cozinhas portuguesa e malaia.

Sentosa, Singapura

Sentosa não é propriamente uma cidade, mas poderia ser. Esta pequena ilha de apenas 5 km2 ligada por uma ponte e um teleférico à ilha-mãe, tem atrações suficientes para entreter os visitantes por vários dias. Singapura oferece mito mais além dos icônicos Gardens by the Bay, Merlion e Marina Bay Sands.

Sentosa é o paraíso da diversão ou do descanso para adultos e crianças, um destino ideal para famílias. Eu chamo de versão singaporiana da Disney. Lá tem Universal Studios, parque aquático Adventure Cove, um dos melhores aquários do mundo ao lado do excelente museu marítimo, Kidzania, zipline e tantas outras atividades para distrair a família até cansar.

Singapura
O aquário e lindo por do sol em Sentosa, Singapura | Foto: Adriana Lage

Os shows de luzes noturnos são imperdíveis e não deixe de passear pela praça enfeitada com mosaicos à la Gaudí e assistir ao pôr do sol na praia com vista dos navios ao fundo.

Onde ficar: Capella Singapore

Singapura
A piscina no Capella Singapore em Sentosa | Foto: Adriana Lage

Aninhado no coração verdejante de Sentosa, Capella Singapore é um retiro luxuoso pra onde singapurianos, chineses e árabes vão quando querem descansar. O edifício histórico foi construído pelos ingleses durante a colonização nos anos 1800. De arquitetura clássica e branca, fica entre duas alas modernas projetadas pelo famoso arquiteto Norman Foster, que abrigam as luxuosas suítes com janelões imensos que se abrem para o Mar do Sul da China.

O destaque fica pelo viés cultural do hotel. Mais de 700 obras de arte adornam suas paredes e os hóspedes podem fazer um tour guiado para conhecer as obras. No café de manhã, o momento mais aguardado é a visita de pavões, habitantes da ilha.

Mas a grande atração do hotel são suas três piscinas, inspiradas nos terraços de arroz de Bali, e cercadas de mata nativa.


⠀ ⠀

Singapore
Bobs Bar Terrace no Capella Singapore | Foto: The Leading Hotels of the World

Leia também:

Se animou a programar uma viagem para o Sudeste Asiático e quer incluir estas 3 cidades? Não deixe de falar com um agente de viagem para montar um roteiro personalizado de acordo com as tuas necessidade e orçamento. Seja para Indonésia, Singapura, Malásia ou outros destinos no Sudeste Asiático, uma viagem destas é certeza de surpresas e experiências incríveis.