Ilhas Maldivas

Surfe nas Maldivas

As Maldivas tem 3 grandes zonas de surf, abrangendo uma região de mais de 300 milhas náuticas da latitude 4N para baixo do Equador. Abaixo algumas informações para quem deseja incluir surf durante a visita às Maldivas.

Os atóis das Ilhas Maldivas são um paraíso tropical localizado estrategicamente no centro do Oceano Índico, com uma exposição total a swells do Oceano Austral. Geograficamente, as Maldivas estão no cruzamento entre Europa, Ásia e África e, portanto, são servidas por uma grande variedade de companhias aéreas, sendo surpreendentemente acessíveis de todas as partes do mundo.

As 3 grandes zonas de surf nas Maldivas são:

  • Atóis de Malé: temporada de março a outubro.
  • Atóis Centrais: temporada de maio a agosto.
  • Atóis Externos: temporada de final de fevereiro a abril e final de agosto a outubro.

O atol North Male tem breaks bem conhecidos, como Lohis, Cokes, Chickens, Sultans, Jailbreaks, Honkys e Ninjas, com melhores ondas de março a meados de outubro, durante as monção de sudoeste. A alta temporada é de junho a agosto. North Male oferece um mix de direitas e esquerdas que caracterizam alguns breaks longos, bem como alguns recifes rasos. Estas ondas podem ser acessadas a partir do resort ou por charter.

O atol South Male está a duas horas de barco de North Male (sem acesso para os dhonis dos resorts, mas facilmente acessível com um barco charter) e tem vários set-ups. Os swells nesta região são menores que em North Male, porém menos cheios.

Os Atóis Centrais ficam entre os Atóis de Malé e os Atóis Externos (Outers), tendo mais de uma dúzia de ondas praticamente desconhecidas do público. De maio a final de agosto, um barco charter faz a viagem de 12 noites no sentido Malé – Laamu, parando nos atóis Maluku, Hadhdhunmhthee, Meemu e Laamu, e levando a breaks perfeitos. Visitantes fiéis voltam ano após ano, passando seus dias surfando as famosos ondas do North Male, incluindo Cokes, Chickens, Sultans, Honkys e Jailbreaks.

Os Atóis Externos de Gaafu Dhaal e Seenu estão mais ao sul das Maldivas. Esta área tem uma temporada diferente dos Atóis de Malé e Centrais devido à frentes com orientação sudoeste que passam por ali, com ondas quebrado melhor com as moções nordeste, o que acontece entre o final de agosto até abril.

Surfe com acesso do resort

Niyama

Os hóspedes do Niyama têm acesso à spots pouco conhecidos, com ondas sem multidões. As ondas são relativamente suaves, mas adequadas para surfistas de nível intermédio a avançado. Porém os iniciantes não ficam de fora, com alguns locais perfeitos para treinarem.

A apenas 5 minutos de lancha está Kasabu em Kudahuvadho Corber, um tubo de direita. Em swells maiores, em 10 minutos chega-se a Hocus Pocus, em Maeenboodhoo Corner, com tubos de direita. Sem sair do hotel é possível surfar Vodi, em Niyama Corner, com ondas de esquerda.

O FLOAT, centro de esportes aquáticos do Niyama, oferece uma variedade de programas e serviços de surfe sob medida para surfistas de todos os níveis. De cursos para iniciantes a opções de passes de surfe com traslados de barcos para pontos mais afastados do resort, um profissional está à disposição para ajudar todos os surfistas e entusiastas a tirarem o máximo proveito da estadia.

Surfe Maldivas no Niyama
Foto: Niyama
Hotel Niyama, Maldivas
Foto: Niyama

Four Seasons Kudha Hura Resort

O Four Seasons Kudha Hura conta com o luxo das melhores acomodações e o luxo das melhores ondas, com assistência completa da equipe do hotel. Perfeito para todos os tipos de surfistas, desde o iniciante até o profissional. Tem saída todos os dias para os principais picos de surf da região, acompanhado de um guia profissional. Aproveite as ondas com decolagens altas e fáceis, e long rides nos mais quentes, consistentes e melhores swells do mundo.

No Four Seasons cada surfista é tratado como único. Desde o momento de chegada até o momento da saída. O resort preserva a individualidade de cada cliente e disponibilizam todos os equipamentos de surf.

Surfe_Maldivas
Foto cortesia Four Seasons Maldives
Surfe_Maldivas
Foto cortesia Four Seasons Maldives

Six Senses Resort

O Six Senses Laamu fica no atol central das Maldivas, localizado em ponto estratégico. Além de ser o único resort no atol fica ao lado dos melhores breaks. Obviamente os hóspedes / surfistas sentem-se privilegiados pela paz encontrada no lugar, tanto no resort quanto no mar sem multidão. Uma sensação incrível de conforto e tranquilidade. A melhor temporada de ondas é entre abril e outubro, quando o vento e as ondas estão em alta, dando os melhores swells possíveis.

De dentro do resort, você já pode ver o break mais famoso do atol, o Yin Yang, que quebra nos recifes da ilha de Hithadhoo. As saídas para os breaks são durante a manhã e a tarde, dependendo de tempo, vento e da vontade do hóspede. Existem ótimas direitas e esquerdas ao redor da ilha.

O Six Senses é simplesmente um paraíso de sensações, tanto as promovidas pelos serviços do resort, como as promovidas pela natureza que o cerca. Clique aqui e conheça mais sobre o resort.

Surfe_Maldivas
Foto cortesia Six Senses Laamu
Surfe_Maldivas
Foto cortesia Six Senses Laamu

As ondas nas Maldivas

Chickens – Point break de longas esquerdas com várias seções.
Cola’s – Direita um pouco mais curta, power onde se encontram alguns dos melhores tubos das Maldivas.
Lohi’s – Esquerda que quebra de frente ao Hotel Hudhuransfushi, com seções bem manobráveis e alguns tubos.
Ninja’s – É aquela direita bem fácil.
Pasta Point – Esta é esquerda mais longa que existe no mundo todo.
Sultans – É a direita mais consistente das Maldivas; ela quebra com grande frequência e tem um bom tamanho. Bom tamanho.
Honky’s – Esquerda de Sultans.
Jailbreaks – Excelente direita com uma sessão atrás da outra.
Furana – Direita bastante longa. Excelente!
Ying Yang – Direita perfeita e constante. Inside tubular.

Conhece um amigo que sonha em surfar nas Maldivas com muito conforto e comodidade? Compartilha este post com ele/ela.

Para mais informações sobre programas, itinerários e valores para as Maldivas, confira nossas sugestões de pacotes no site e fale com o seu agente de viagem para solicitar reserva com os melhores valores.

Até a próxima!

Sobre
Gerente de marketing da Kangaroo Tours.
Sugestões para você
Melhores hotéis para surfar nas Maldivas
Destinos, Ilhas Maldivas
Melhores hotéis para surfar nas Maldivas
13 de julho de 2023
Maldivas & Sonevas: um destino e duas experiências distintas!
Relatos de viagem
Maldivas & Sonevas: um destino e duas experiências distintas!
21 de outubro de 2021
Os 6 restaurantes embaixo d’água nas Maldivas
Ilhas Maldivas, Listas
Os 6 restaurantes embaixo d’água nas Maldivas
25 de junho de 2021