Tendência ou ajustes indispensáveis para a sobrevivência? O fato é que se não cuidarmos, os lugares paradisíacos que enchem nossos olhos tendem a perder o brilho e o encanto. Felizmente existem redes de hotéis que entendem esta ameaça e sabem que nunca é cedo para cuidar do nosso ambiente e de todas as criaturas que nele habitam.

A gerente geral do Six Senses Laamu nas Ilhas Maldivas, Marteyne van Well, nos conta mais sobre como o hotel incorpora a sustentabilidade em seu dia-a-dia.

A grande paixão de Marteyne é a conservação marinha e ela defende veementemente a necessidade de proteger a fauna marinha, a pesca sustentável e oceanos e praias limpos. Marteyne é uma mergulhadora de resgate certificada e raramente vai dizer não a um mergulho – tanto que está se tornando uma ávida fotógrafa submarina.

 

Kangaroo: Do ponto de vista da sustentabilidade, a senhora poderia me dizer como o Six Senses Laamu se diferencia de outros resorts nas Ilhas Maldivas?

Marteyne: A sustentabilidade é parte integrante do Six Senses e está no centro de todas as nossas decisões e ações como empresa. Sabemos que somos responsáveis não só perante os nossos clientes, mas também frente os nossos funcionários, as comunidades locais e os ecossistemas onde desenvolvemos e operamos nossa atividade. A sustentabilidade não é algo que nós “fazemos”, é o que somos como uma empresa e este aspecto nos diferenciado como pioneiros de práticas sustentáveis na indústria da hotelaria. Estamos comprometidos com a proteção do meio ambiente, apoiando as comunidades locais e celebrando as culturas que nos circundam.

Aparentemente somos o único resort que se recusa a comprar garoupas; iniciou e segue um código de conduta na observação de golfinhos; que capacita os funcionários sobre sustentabilidade e como gerar zero de resíduo; tem um fundo para sustentabilidade; e uma equipe dedicada a assuntos de sustentabilidade. Nosso trabalho de envolvimento com comunidade inclui a manutenção de um forte relacionamento com outras ilhas. Nosso biólogo marinho ensina vários temas marinhos nas escolas locais; recentemente construímos uma mesquita para a escola Maamendhoo; e apoiamos os pescadores locais através da compra de peixes locais.

Nosso compromisso com o meio ambiente inclui o monitoramento das populações de peixes, corais, tubarões, arraias-jamanta, tartarugas e golfinhos locais; o seguimento das práticas de snorkel e mergulho sustentáveis; a implementação de práticas de pesca e de compra de peixe sustentáveis; e sessões educativas e de sensibilização pública realizadas para os nossos clientes, funcionários e comunidades locais em vários temas de conservação.

Mergulho sustentável e responsável Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Mergulho sustentável e responsável
Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Cruzeiro para ver golfinhos Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Cruzeiro para ver golfinhos
Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Uma pequena maravilha vida. O hotel gosta de compartilhar com os hóspedes a experiência de assistir ao nascimento de tartarugas na praia. A "equipe de tartarugas" garante que esses pequeninos se sintam seguros em sua primeira caminhada até sua nova casa: o oceano. Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Uma pequena maravilha vida. O hotel gosta de compartilhar com os hóspedes a experiência de assistir ao nascimento de tartarugas na praia. A “equipe de tartarugas” garante que esses pequeninos se sintam seguros em sua primeira caminhada até sua nova casa: o oceano.
Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

 

O que o hotel faz para estar sempre atualizado com as inovações sustentáveis? O que tem sido considerado como o próximo avanço em sustentabilidade?

Temos um vice-presidente de sustentabilidade que realiza uma auditoria da sustentabilidade da propriedade e traz novas ideias e métodos para implantarmos. Além disso, temos uma equipe global de sustentabilidade e cada propriedade tem uma equipe própria de sustentabilidade e um campeão em sustentabilidade para debater ideias de desenvolvimento sustentável dentro do resort. Estamos constantemente medindo e monitorar os nossos indicadores de desempenho em sustentabilidade (energia, carbono, água e resíduos) e implantando novas ideias para reduzir e economizar em cada um deles.

Todos os funcionários passaram por treinamento sobre sustentabilidade, que é parte da indução de novas ideias para que cada um entenda o conceito e práticas e para que saiba que o que é importante para o Six Senses deve ser importante para eles.

Atualmente estamos em processo de implementar o treinamento e programa para desperdício zero em todas as nossas propriedades. Mais uma vez, cada funcionário irá receber este treinamento e, em seguida, cada equipe irá compilar um plano de ação para reduzir os resíduos em seus respectivos departamentos. Nós também estamos analisando a viabilidade para produção de eletricidade através de energia solar.

 

Você poderia comentar sobre as técnicas sustentáveis que foram utilizadas durante a construção do resort?

Durante a construção do resort apenas o número mínimo de árvores foram cortadas para permitir a construção. A localização das villas e da área comum sobre as águas foi cuidadosamente planejada para ter um impacto mínimo sobre o meio marinho. Toda a madeira de construção utilizada é de pinho certificado da Nova Zelândia e as villas incluem técnicas de resfriamento passivo, com beirais estendidos para reduzir o uso de energia.

 

A senhora sabe se alguma iniciativa ou técnica de construção desenvolvida no Six Senses Laamu foi implementada por outras cadeias de hotéis pelo mundo?

As villas sobre as águas são muito típicas e específicas das Maldivas. A maneira como construímos nossas vilas nas Maldivas não é única. Nossa arquitetura é inspirada localmente e nossa infraestrutura contém algumas características únicas. Nós temos uma estação de tratamento de esgoto no local para reciclar as águas residuais, que serão usadas na irrigação; uma usina de dessalinização e de engarrafamento de água; um centro Eco para compostagem e reciclagem; uma horta orgânica; e atualmente estamos convertendo todas as nossas luzes em LEDs.

The Chili Table ao lado da horta orgânica. Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

The Chili Table ao lado da horta orgânica.
Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

 

Todos os anos, no Dia da Terra, o hotel convida seus hóspedes e funcionários a plantar uma árvore e participar de atividades ambientais. Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

Todos os anos, no Dia da Terra, o hotel convida seus hóspedes e funcionários a plantar uma árvore e participar de atividades ambientais.
Foto cortesia Six Senses Hotels Resorts Spas

 

O hotel recebe hóspedes que o escolhem com base em seus conceitos?

Recebemos muitos comentários de pessoas que preferiram ficar em Six Senses por causa do nosso conceito ambiental e que a experiência que tiveram conosco durante a sua estadia serve como uma grande inspiração para quando voltam para casa.

 

Qual é o comentário mais comum deixado pelos hóspedes?

A maioria dos nossos hóspedes fica muito bem impressionada com as práticas sustentáveis que temos no resort. Eles se surpreendem ao descobrir que temos nossa própria fábrica de engarrafamento de água em nossa pequena ilha e que nos ajudou a eliminar o uso de garrafas de plástico. Nós também temos nosso próprio eco-centro, que converte os nossos resíduos orgânicos em compostos que são usados para fertilizar a horta orgânica, que é de onde colhemos os legumes mais frescos e as deliciosas ervas que servimos.

 

Marteyne, Gerentre Geral do Six Senses nas Ilhas Maldivas

Marteyne, Gerentre Geral do Six Senses nas Ilhas Maldivas

 

A seguir alguns vídeos do Six Senses Laamu que tenho certeza que te deixará sorrindo!

– Apresentação de fotos do hotel para um gostinho que quero mais!

 

– Uma mensagem dos funcionários e hóspedes do resort!

 

– Localizado ao lado de uma das ondas mais famosas do mundo, o Six Senses Laamu atrai surfistas o ano todo.

 

Fale com um consultor da Kangaroo Tours para informações de pacotes personalizados para o Six Senses Laamu e demais pacotes para as Ilhas Maldivas! Envie um e-mail para info@kangaroo.com.br ou ligue (11) 3509-3800 | (21) 3594-4681 | (41) 3077-9003.