Se você está planejando suas férias em família pela primeira vez é bem possível que esteja se perguntando por onde começar. Decerto, viajar com crianças envolve algumas particularidades, mas está longe de ser um bicho de sete-cabeças. Estamos aqui justamente para te provar que uma viagem em família é sim possível e pode ser planejada com maestria.

Assim sendo, pense o seguinte: além dos momentos incríveis que você e seus filhos poderão passar juntos, conhecer outras culturas, sabores e paisagens irá proporcioná-los uma visão mais criativa e tolerante do mundo e esse é mais um super motivo para levá-los a novos lugares, concorda? :)

Vamos então as dicas?

Orçamento para férias em família

Este é o ponto de partida na sua preparação. Considere no orçamento:

  • Quantas pessoas são no total
  • Quantos dias vocês pretendem ficar fora
  • Qual o período da viagem (alta ou baixa temporada)

Com essas informações em mãos você já está mais preparado para partir para as próximas etapas e efetivamente começar a planejar a viagem.

Seguro viagem

Se este é um item importante para uma viagem de adultos, com crianças é imprescindível. Não queremos que você precise utilizar o seu seguro, mas esteja prevenido, afinal os custos com assistência médica ou de emergência fora do Brasil são altíssimos.

A escolha do destino

Leve sempre em consideração o perfil da sua família como um todo, afinal cada faixa etária pode se interessar por uma atividade diferente. Aproveite esta etapa para envolver as crianças e mostre a elas fotos de diferentes destinos, conte sobre algumas experiências que podem ser vividas no local e pergunte se ela gostaria de conhecer.

Só para exemplificar, crianças maiores podem até se empolgar mais com destinos que estejam vendo na escola: se estiverem estudando sobre a Civilização Maia, uma viagem ao México pode ser um grande incentivo para que se envolvam ainda mais nos passeios.

Passeio de camelo em Dubai. Dunas ao fundo
A esquerda - Rita montada sob camelo
A direta - Ronaldo e Romeo fazem pose para a foto.
Conhecendo novas culturas
Foto: Rita Attina e Ronaldo Vilela, da Kangaroo Rio de Janeiro e seu filho Romeu.

A escolha do hotel

Hoje em dia a maioria das grandes redes de hotéis possuem espaço kids com atividades diárias e muitas vezes o serviço de babá (normalmente pago a parte), para que os pais possam também curtir um momento a sós.

Além disso é muito importante saber como funcionam os quartos do hotel, se existem vilas para famílias, quartos integrados ou ainda a possibilidade de de hospedar todos no mesmo andar. Por isso é tão importante ter uma boa conversa com o seu consultor de viagens, dessa forma ele pode entender exatamente as suas necessidades e oferecer as melhores opções.

Atividades para férias em família

Você pode mesclar passeios do seu interesse com outras opções mais voltadas para diversão das crianças, como um parque temático. Todavia, o segredo das férias em família é na verdade priorizar a criança. Dessa forma, se tiver vontade de conhecer lugares menos atraentes para os pequenos (como um museu de arte contemporânea, por exemplo), reserve um tempo menor para essa atividade no seu dia.

Férias em família por pontos turísticos da Europa.
Foto 1: Unspash.com | Foto 2: Rita Attina, da Kangaroo Rio de Janeiro e o pequeno Romeu

Economizando na viagem

Ao realizar uma viagem com um número maior de pessoas é natural se perguntar como economizar em alguns pontos. Primeiramente, lembre-se que alguns itens como hospedagem e deslocamento fazem toda diferença no conforto da sua viagem, por isso devem receber mais atenção na hora do planejamento.

Em outras palavras, a melhor opção é alternar suas atividades entre passeios pagos e gratuitos, como por exemplo aproveitar para curtir uma bela tarde no parque e fazer um piquenique ao invés de almoçar todos os dias em restaurantes.

Lembre-se de respeitar o ritmo da criança – explore as novidades mas não a force demais
Foto 1: Unsplash.com | Foto 2: Ronaldo Vilela, da Kangaroo Rio com seu filho Romeu

Quando bem elaborada, uma viagem de férias em família traz o melhor de todos e proporciona momentos que serão lembrados por toda a vida. Viva intensamente esse momento e usufrua dos pequenos prazeres em estar próximo dos seus pequenos.

Se estiver buscando alguém que possa te ajudar durante todo esse planejamento, converse com o seu agente de viagens ou entre em contato com um dos nossos consultores especialistas no site www.kangaroo.com.br

Leia também: