O mês sagrado do Ramadã é o mais significativo no calendário islâmico – um momento do ano muito especial para se visitar Dubai – que familiariza os visitantes com a cultura dos Emirados.

 

Segue abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Ramadã:

O que é o Ramadã?
Mês mais importante do calendário islâmico, o Ramadã, é um momento de reflexão e de piedade, marcando o período lunar em que o Profeta Muhammad recebeu suas primeiras revelações. O Ramadã é um dos cinco pilares do Islã, os outros quatro são fé (Shahadah), oração (Salah), doações de caridade (zakat) e a peregrinação à Meca (Haj). Para os observadores, este período é respeitado, aumentando o tempo gasto em oração e com os entes queridos em Dubai.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

Quando é realizado o Ramadã?
Como ele é baseado no calendário lunar islâmico, as datas do Ramadã variam de ano para ano, mas estima-se a cair em torno de 6 junho – 5 julho de 2016. O dia exato é oficialmente anunciado quando a lua crescente do nono mês (do calendário islâmico tradicional) aparece. O Ramadã tem a duração de aproximadamente 30 dias em Dubai, até a próxima nova lua crescente ser avistada – antes de fechar com o Eid al-Fitr para quebrar o jejum no estilo festivo.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

Como os muçulmanos vivem o Ramadã?
O ritmo da cidade de Dubai fica mais lento, e o tempo é tomado para refletir, renovar e crescer. Embora diferentes países celebrem o mês sagrado de maneiras diferentes, o jejum entre o nascer e pôr do sol, oração regular, atos de caridade e modéstia são incentivados em uma atmosfera de dar e demonstrar empatia com os menos afortunados durante o Ramadã.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

Como o Ramadã afeta os turistas?
A cidade não fecha durante o Ramadã, na verdade, este é o momento ideal para aprender mais sobre a cultura dos Emirados. O horário comercial é mais curto. Dançar e tocar música em público é proibido durante o mês sagrado. Restaurantes e cafés em toda a cidade e nos centros comerciais permanecem fechados ou estão encobertos por respeito àqueles que estão em jejum. No entanto, você está convidado a experimentar um jejum de um dia e todos pedirão respeitosamente para ser atencioso com aqueles que estão praticando, abstendo-se de comer, beber e fumar em áreas públicas durante o dia. Além disso, comer, beber e fumar em público é proibido por lei. Os turistas são aconselhados a vestir-se modestamente em público.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

Eu preciso jejuar?
Independentemente da sua fé, o Ramadã é um mês especial em Dubai. O jejum não é necessário para os não-muçulmanos.  Os que não jejuam não tem que passar fome, muitos restaurantes, como de costume, simplesmente puxam para baixo as cortinas para proteger os clientes da vista do público.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

O que é iftar e suhoor?
Uma vez que o sol se põe em um dia de jejum, é uma ocasião alegre para se comer e socializar. Uma das melhores maneiras de comemorar o mês auspicioso é a oportunidade de participar de um delicioso iftar (depois do sol) e de um suhoor (antes do nascer do sol) em festas com amigos. Frutas, grãos adoçados, iogurtes e pudins são as principais características de uma refeição suhoor, comido pouco antes do nascer do sol.

Se você estiver visitando a cidade de Dubai, você tem a oportunidade de celebrar o Ramadã nos hotéis e restaurantes que oferecem refeições especiais iftar. Festas Iftar, servido ao pôr do sol, são a sua melhor oportunidade de experimentar a cozinha tradicional dos Emirados, pois as tendas Iftar e Majlis apresentam uma infinidade de iguarias regionais saborosas.

Se você tiver sorte o suficiente para ser convidado a casa de um amigo em Dubai, esteja preparado para uma noite de celebração, que muitas vezes dura até de madrugada.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

 

Existem outros eventos durante a temporada?
As ruas de Dubai e os shoppings acendem com as decorações e todos estão convidados a compartilhar a alegria com uma série de eventos noturnos. Os shoppings estendem seu horário de funcionamento para acomodar a vida noturna do Ramadã. O Ramadan Night Market é um movimentado mercado, famoso por itens delicadamente trabalhados, obras de arte e uma variedade de produtos feitos localmente para uma experiência cultural única. É um momento para juntar-se ao espírito da época.

Dubai_Ramadan

Ramadan – foto cortesia Visit Dubai

Texto de Visit Dubai

 

Links sugeridos:

 

O talento de Dubai para a celebração faz da visita durante o mês sagrado uma experiência enriquecedora. Bem como uma celebração religiosa, o Ramadã é também um momento em que a cultura e os costumes dos Emirados Árabes Unidos são orgulhosamente exibidos.

Deseja vivenciar dias de aprendizado com o Ramadã em Dubai? Ou, apenas passar uns dias de férias em uma cidade com grande veia cultural? Conheça as sugestões de pacotes para Dubai e para os outros Emirados Árabes da Kangaroo Tours! Não deixe de conversar com o seu agente de viagem para montar o itinerário conforme as suas necessidades, orçamento e objetivos.