Para os povos do Oriente Médio, o perfume é um acessório indispensável no dia a dia. Donos de uma tradição milenar, os omanis apresentam essa história durante um tour à fábrica de perfumes Amouage.

Os amantes de perfume não podem deixar de visitar a fábrica da famosa marca Amouage, em Muscat. Conhecida no mundo inteiro por sua luxuosidade, a marca foi criada no início da década de 1980 por membros da família real, a pedido do Sultão de Omã, que tinha como intenção preservar a tradição e o nome do país na produção de fragrâncias Premium.

Em 2012 foi inaugurado o tour pela fábrica para comemoração dos 30 anos da marca e hoje o tour já se tornou uma atração turística muito procurada pelos visitantes de Muscat.

A beleza do prédio deixa claro o nicho de luxo da qual a marca é merecedora. Atenção aos pequenos detalhes e muito brilho se fazem presente ainda do lado de fora da construção.

fábrica amouage
Vista de fora da fábrica Amouage | Foto: Rida International & Amouage

Na recepção um perfume inebriante toma conta do ambiente. Nichos iluminados na e pequenas vitrines de vidro expõem as criações como verdadeiras obras de arte.

O tour pela fábrica dura em média 20 minutos e é cheio de informações valiosas sobre todo o processo de produção dos perfumes. Ao longo da visita um guia será responsável por lhe apresentar a história da marca e como funciona a estrutura aromática de cada perfume, assim como a concepção das fragrâncias da Amouage.

Como funciona a estrutura aromática na composição de um perfume:

Pirâmide olfativa

Notas de topo: são aquelas que sobressaem por último na construção do perfume, são normalmente mais frescas e marcam menos presença, como um breve aroma que o instiga a saber mais sobre o perfume. São exemplos delas: alecrim, lavanda e pimenta.

Notas de corpo: são aquelas que dão mais personalidade ao perfume, o primeiro a ser identificado pelo olfato. São exemplos delas: jasmim, tuberosa e gardênia.

Notas de saída: trata-se do aroma mais intenso na construção de uma fragrância. São responsáveis pela fixação do perfume e normalmente podem ser sentidas horas após a aplicação na pele. São exemplos delas: vetiver, canela, cardamomo e musk.

Ao longo do passeio os visitantes podem provar uma média de 30 fragrâncias criadas pela marca, cada uma delas mais convidativa que a outra. Cada um deles possui uma inspiração que é contada pelo guia ao decorrer do passeio.

Dica: para “purificar” o olfato basta sentir o cheiro de uma área da sua própria pele que ainda não teve contato com nenhum aroma. Funciona como beber água em uma degustação de vinhos.

A área de produção fica protegida por paredes de vidro e assim os visitantes podem ver diretamente como todo o processo é realizado, em tempo real. O processo na produção dos perfumes é em sua maior parte manual, do envase à decoração das embalagens.

Por dentro da fábrica: o processo industrial de criação e a matéria-prima dos perfumes | | Fotos: Rida International & Amouage

O tour mostra ao visitante como o perfume é criado desde a idealização de um projeto ao processo de produção, embalagem e transporte dos produtos e por isso o torna tão interessante e convidativo, o tipo de atração perfeita para todas as idades.

Ao final do passeio, é possível adquirir os produtos da marca diretamente na loja da fábrica. Os valores não possuem variação dos pontos comerciais, mas por lá é possível encontrar uma grande variedade de produtos.

A loja Amouage faz a venda dos produtos que os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer durante o tour | Foto: Rida International & Amouage

Quer saber mais sobre Omã? Assista o nosso webinar com as principais informações sobre o destino: