O programa de milhagem (ou programa de passageiro frequente) foi criado pelas empresas aéreas como uma forma de recompensar aqueles clientes voam com frequência.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A PAN AM, empresa aérea já fora de atividade desde 1991, foi a primeira companhia aérea a oferecer um programa de fidelidade para seus passageiros mais frequentes. Um fato curioso é que o seu programa de milhagem contribui para a falência da empresa. 

Com a percepção das empresas do setor do quanto os clientes gostavam desse agrado, uma rápida evolução se observou no segmento de fidelização de clientes, com altos investimentos das companhias, que incluíram a criação de departamentos com equipes especializadas no atendimento. Mesmo porque, nos anos 90, era cobrado uma taxa significativa para fazer parte do programa de fidelidade de uma companhia aérea, o que não ocorre mais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ainda vale a pena participar de um programa de milhas aéreas?

Se hoje o cliente perguntar se vale a pena fazer parte de um programa de milhagem de uma empresa aérea, naturalmente que responderei positivamente. Pois há uma gama de benefícios que podem ser de grande utilidade para viajantes mais assíduos. Desde vantagem com franquia de bagagem, preferência no balcão de check-in, upgrade, isenção de custos para marcação de assentos antecipado, gratuidade em passagem, acesso a sala vip entre outros benefícios oriundos de parcerias.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como funcionam os programas de milhas aéreas?

O programa de milhagem funciona como uma conta bancária com acesso exclusivo do titular através de senha pessoal, logo não é permitido que terceiros administrem essa conta, uma vez que a cia aérea tem que proteger os dados pessoais do fidelizado. Por esse motivo é imprescindível que o titular se familiarize com os benefícios oferecidos para tirar máximo proveito durante a viagem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como funciona a pontuação?

São acumulados pontos que variam com o valor da tarifa adquirida, ou seja, uma classe executiva pontua mais que uma econômica num mesmo itinerário

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Confira algumas dicas:

  • Recomendo sempre comunicar ao consultor de viagem sua numeração no programa de fidelidade e qual cia aérea, mesmo que esta seja diferente da qual irá viajar, pois muitas companhias têm parcerias, principalmente dentro de alianças como Oneworld, Staralliace e Skyteam. Desta forma, poderá ter os créditos das milhas mesmo que não voe na companhia na qual é cadastrado.
  • Caso o viajante não se lembre de informar programa de milhagem, poderá pedir o crédito retroativo ao retornar da viagem, desde que seja respeitado o prazo para o procedimento junto a cia aérea. Lembro apenas que tal ação só é possível para quem já faz parte do programa desde antes da viagem.

Obs: algumas cias aéreas solicitam a cópia da passagem e o passe de bordo (boardingpass) para o procedimento do crédito retroativo.

  • Consulte antecipadamente, quais companhias dentro de um grupo de parcerias credita o percentual maior de milhas.

Este site vai te ajudar a analisar em qual companhia você terá mais vantagens na hora de pedir o crédito das milhas voadas.

  • Ao solicitar benefícios relacionados ao seu programa de milhagem como: upgrade, pagamento com milhas e resgate de bilhete, o passageiro tem que tratar direto com a cia aérea. Reforço aqui que o upgrade só é permitido em bilhetes de voos da própria cia aérea em que esta creditado as milhas. Diferentemente da gratuidade de bilhete que pode ser emitido para cias parceiras.
  • Algumas cias aéreas possibilitam o cadastro de todos os membros da família nos programas de fidelidade, permitindo o acúmulo mais rápido de pontos. Além disso, pode ser resgatado para qualquer um dos membros da família cadastrado.
  • Quanto a validade das milhas, o titular do programa fidelidade deve ter em mente que cada cia aérea estabelece um prazo diferente para vencimento das mesmas, portanto, recomendo que busque essa informação diretamente na companhia na qual é cadastrado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Espero que este guia possa te auxiliá-lo da melhor forma a buscar o melhor programa de milhas dentre as companhias que costuma voar, assim como o melhor aproveitamento do seu programa de fidelidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Buscando voos internacionais? Converse com um de nossos consultores especialistas.

Leia também: