No ano passado tive a oportunidade, e diria o privilégio, de visitar a Jordânia por duas vezes e em ambas o sentimento de gratidão foi o mesmo! A Jordânia é um daqueles destinos que dá vontade de colocar em um potinho para cuidar, admirar e encorajar a todos para conhecer.

Digo encorajar, pois é um país novo ainda, com mudanças constantes principalmente no turismo, e muitas vezes vira uma extensão de apenas 2 noites dentro de uma viagem para Israel ou Egito. O que é um grande erro!

Dentre as visitas mais esperadas está Petra, e não é por menos, o lugar é mais do que apenas um atrativo turístico, a cidade perdida, como é conhecida, reúne muitos túmulos, cavernas, teatros e templos esculpidos em rochas, além de muitos mistérios. É possível passar horas admirando tudo e imaginando como era a vida naquela época. O local é uma obra de arte e o legado deixado pelos Nabateus, um povo árabe, que há mais de 2.000 anos reuniu seus conhecimentos e habilidades para criar uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Simplesmente incrível!

Petra Jordânia
Petra – Acervo pessoal

*Existe um passeio chamado Petra by Night, mas não recomendo para todos. A chegada ao monastério, que é o ápice do tour, realmente é algo indescritível e a fotos não descrevem fielmente o que se vê. Confesso que algumas lágrimas caíram dos meus olhos por estar presente naquele momento. Porém para chegar é necessário uma caminha de 2km (lembre-se que terá que voltar caminhando também) em uma estradinha de pedras irregulares (vi algumas pessoas tendo dificuldade de locomoção) iluminada apenas por velas e ainda despreparada para turistas mais exigentes. Se vale a pena? Vale sim, mas não é para qualquer um!

Além do grande protagonista o país tem muito a oferecer e posso listar abaixo o que mais chamou minha atenção.

Gastronomia de encher os olhos com mesas fartas, coloridas, muitos aromas e sabores. É possível agradar a todos, sejam os amantes de carnes com os deliciosos e típicos espetos de cordeiro, ou vegetarianos que não passam nenhum perrengue com opções de pratos regados a legumes, o famoso pão pita, pastas variadas (homus – pasta de grão de bico e babaganoush – pasta de berinjela), frutas, grãos diversos e frescos ou ainda, para os mais tradicionais também encontramos comida internacional.

Gastronomia típica Jordânia
Pratos típicos – Acervo pessoal

Como o país é bem pequeno, em cerca de 4 a 5 horas é possível fazer de norte a sul, porém a paisagem desértica pode tornar os deslocamentos um pouco cansativos. Aqui entra a importância de um bom guia para lhe envolver com muitas histórias, arqueologia e bom humor. A Jordânia tem muita importância religiosa, uma das histórias mais conhecidas é o caminho que Moisés fez até chegar ao local que avistou a terra prometida.

Uma grande surpresa foi a visita ao Castelo de Kerak (da época das cruzadas) ainda com muitos túneis conservados e Jerash que é um sítio arqueológico que guarda uma antiga civilização romana com as ruínas mais preservadas do Oriente.

Castelo de Kerak Jordânia
Castelo de Kerak

*O espaço ainda não foi totalmente explorado, é provável que os arqueólogos encontrem mais estruturas durante as escavações.

O destino também agrada aos apaixonados por praia, mas fuja do período do verão que vai de junho a agosto pois o calor é fora do comum! Aqaba – o Mar Vermelho – guarda diversas descobertas no fundo do mar com uma diversidade de peixes, corais e um museu militar com aviões e barcos naufragados. E, há 400 m abaixo do nível do mar, está o Mar Morto, com as águas salgadas e um azul turquesa que não condiz ao nome. Aqui também é possível desfrutar de muitos tratamentos de beleza.

Mar Morto Jordânia
Aproveitando as propriedades do Mar Morto – Acervo pessoal

E por fim o deserto de Wadi Rum, que foi palco para a filmagem de muitos filmes (Perdido em Marte foi um deles) pela imensidão de areia, esculturas em rocha e um silêncio profundo. Parece que você foi transportado para outra dimensão. É possível dormir em acampamentos típicos e ter a experiência de como vivem os beduínos (povo nômade que vive no Oriente Médio).

Wadi Rum Jordânia
Wadi Rum – Acervo pessoal

Se eu voltaria? Com certeza, pois cada viagem, mesmo que para o mesmo destino, nos faz sentir sensações e conhecer lugares diferentes para explorar e criar memórias para a vida!

Texto escrito por Thais Camargo, da Kangaroo Tours Sul.

Se você ficou intrigado e se animou para planejar uma viagem para a Jordânia, confira algumas sugestões de itinerário e fale com o seu agente de viagem para montar uma viagem personalizada.