Selvagem, grandiosa, mágica…Com essas pistas fica fácil descobrir que estou falando sobre a bela África do Sul! Que lugar surpreendente, que viagem transformadora! Se você ainda não visitou esse destino, venha comigo que nas próximas linhas te conto um pouquinho mais sobre esse lindo país!

Muitos me perguntam qual a melhor época para se visitar a África do Sul. E a resposta é sempre a mesma: o ano inteiro! As temperaturas são agradáveis e não sofrem tantas oscilações ao longo dos meses.

Várias pessoas subestimam uma parada em Johanesburgo. Eu acho que esse stop é muito bem-vindo! É uma cidade de negócios, no estilo São Paulo. Em Joanesburgo visitei o bairro de Soweto e o imperdível Museu do Apartheid, onde me emocionei ao conhecer mais de perto a história do incrível Nelson Mandela. Além disso, é uma cidade muito rica em cultura, História e gastronomia.

museu nelson mandela
Casa onde nasceu Nelson Mandela | Foto: acervo pessoal

O ponto alto de uma viagem para a África do Sul é fazer um safári! É possível se hospedar tanto em reservas privadas como Madikwe, quanto optar por parques nacionais, como é o caso de Pilanesberg ou do maior e mais famoso Parque, o Kruger. Há três aeroportos que dão acesso a esse Parque: Nelspruit (ao norte), Hoedspruit (ao sul) ou Skukuza. A emoção começa logo que desembarcamos: durante o caminho entre o aeroporto e o lodge já foi possível avistar girafas, zebras, cervos e, acreditem, uma família numerosa de leões.

safari
Durante os safári podemos avistar animais de diversas espécies. | Foto: acervo pessoal

A grande maioria dos lodges já inclui dois safáris por dia: um bem cedo, por volta das 5h00 (não, você não leu errado, é bem cedinho mesmo), e o outro por volta das 16h00. Esses são os horários em que os animais aproveitam o clima mais fresco e saem para caçar, o que aumenta as chances de conseguirmos vê-los em seus habitats naturais! O telefone tocava por volta das 04h30 no nosso quarto. Em seguida, nos davam um café com bolachinhas (o café principal acontece pós safari, no retorno ao lodge) e já saíamos em um carro aberto, estilo 4 x 4. O que me impressionou muito foi a habilidade que o ranger (guia do safári) tinha para rastrear os animais. A maior emoção de fazer safari é a busca pelos chamados Big 5, ou seja, os cinco mamíferos selvagens de grande porte: rinoceronte, leão, leopardo, elefante e búfalo.

elefante africa do sul
Um elefante bem pertinho durante o safári. | Foto: acervo pessoal

Cada game drive, uma nova surpresa! Não sabemos onde e quais animais vamos encontrar por isso prepare a câmera e o seu coração, pois essa busca é emocionante! Em um dos safáris eles nos surpreenderam com um piquenique no meio da reserva, com direito a vinho, petiscos e sanduíches. Tudo isso acontecendo no exato momento em que o sol estava se pondo, o momento foi mágico! Ahh o final de tarde é majestoso na savana…Acabei ficando 3 noites e fazendo 6 safáris de aproximadamente 2h30 cada um. Mas duas noites já são suficientes para quem não dispõe de tanto tempo.

zebra e leopardo no safári
Animais vistos durante o safári. | Fotos: acervo pessoal

A melhor forma de se vestir para um safari é estar o mais confortável possível e de preferência usando cores neutras. Você já ouviu a expressão se vestir com uma cebola? É mais ou menos assim, logo pela manhã você se veste em camadas, (nesse horário costuma ser mais friozinho), e à medida que o sol vai esquentando, você vai se livrando das blusas mais pesadas!

bufalo no safari
Búfalos vistos em um dos safáris – | Foto: acervo pessoal

Cape Town

Que cidade Linda, assim mesmo, com L maiúsculo. A propósito, me lembrou bastante o Rio de Janeiro. Aqui temos o nosso belo Pão de Açúcar, lá eles têm a Table Mountain – Montanha da Mesa. O passeio começa com um bondinho giratório que proporciona uma visão completa da subida. Em 5 minutos chegamos no topo da montanha. Dica: É importante evitar períodos nublados e com pouca visibilidade para garantir uma vista de tirar o fôlego!

table mountain vista
Vista da Table Mountain | Foto: acervo pessoal

Cape Town me surpreendeu pela beleza da cidade, das praias, da bela Camps Bay e suas casas à beira mar. Nem precisa ser um ótimo fotógrafo para sair de lá com imagens incríveis. Um excelente lugar para bater perna e sentir a vibração da cidade é o Waterfront, conhecido por reunir cafés, bares, lojinhas charmosas, roda gigante, aquário e um shopping. Não deixe de visitar o Mercado de artesanato, fazer o passeio para o Cabo da Boa Esperança, visitar Bolders Beach (uma praia cheia de pinguins) ou a Ilha de Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos.

Vista de Cape Town | Foto: arquivo pessoal

Perto de Cape Town está a bela região de Franschhoek e Stellenbosch, cujas românticas vinícolas nos permitem degustar os tão premiados vinhos sul-africanos. É possível fazer um passeio de dia inteiro a partir de Cape Town ou então se acomodar por uns dias em uma dessas duas cidades. Os hotéis são charmosíssimos e cercados de verde, ideais para relaxar em meio à natureza.

Existe uma região que não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente se você viaja com crianças: a Rota Jardim! Essa rota é belíssima, com paisagens maravilhosas! Há muitas atividades incríveis para se fazer em família, como por exemplo visitar uma fazenda de avestruzes em Oudtshoorn, ver baleias em Hermanus, nadar com os tubarões brancos em Gansbaai. Nessa Rota também há a possibilidade de safari. A reserva privada de Shamwari fica próxima à Port Elizabeth e tem vários lodges diferentes, opções para todos os gostos e bolsos!

Sobrou uns dias extras na sua viagem? Que tal fazer uma extensão para Mauritius, Seychelles ou Moçambique? Os três destinos têm praias ma-ra-vi-lho-sas e todos podem se acessados em voos diretos de Johannesburg. Que bela maneira de finalizar uma viagem, não? Ou para quem não faz questão de incluir praia, uma sugestão seria visitar as Cataratas Victoria, localizadas parte na Zâmbia e parte no Zimbabwe.

Em relação à documentação, brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul, (apenas passaporte com validade mínima de seis meses), e vacina contra a febre amarela. Notem que a moeda sul africana, chamada Rand está bem desvalorizada atualmente. Em épocas de dólar nas alturas, encontrar um destino barato é sem dúvida um grande presente! Cartões de crédito são bem aceitos em todas as cidades.

Vocês já ouviram que “viajamos para mudar, não de lugar, e sim de ideias”? Eu concordo. Interagir com o outro nos faz melhor ou, pelo menos, mais tolerantes. E viajar para a África do Sul só reforça essa máxima! Tenho carinho por esse país tão completo e único, não só por sua natureza quase intocada ou suas paisagens cinematográficas; mas principalmente pela cordialidade dos sul-africanos. O sorriso com que te saúdam é algo que te cativa de uma maneira muito especial. Saí de lá com a certeza de que voltaria tão logo fosse possível.

Leia também: