cairo

Banhado pelo Rio Nilo, o Egito é um dos países mais antigos do mundo. Desde pequena sonhava em visitá-lo! A magia e o mistério do Norte da África sempre estiveram presentes no meu imaginário, então o dia em que efetivamente coloquei meus pés no Cairo, precisei me beliscar para ter certeza que estava ali de verdade…

As pirâmides são a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé. Claro que a ansiedade para as ver era grande, então não perdi tempo! Localizadas bem próximas à Capital, as três mais conhecidas são as Pirâmides de Gisé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). E cerca de 30 km de Cairo, Sakkara, a mais antiga de todas. Elas foram construídas para servirem como tumbas, de forma a garantir a vida eterna e proteger o corpo e as posses dos soberanos.

Os blocos de granito estão superpostos de tal forma que é difícil passar uma agulha entre eles. Se hoje em dia, com a tecnologia que temos, já não é fácil construir um monumento de tal magnitude (o maior tem 147 m), imagina naquela época, sem cimento e sem recursos?

cairo
Localizada ao sul do Cairo, Saqqara foi a necrópole mais importante de Mênfis desde a primeira dinastia até a época cristã.

Próxima à pirâmide de Quéfren, encontra-se a famosa Esfinge de Gisé, que tem a cabeça Humana e o Corpo de Leão (simbolizando força e sabedoria). É uma das maiores estátuas do mundo lavradas em uma única pedra (39 m de comprimento e 17m de altura). Quem aí nunca ouviu o célebre enigma dessa esfinge “Decifra-me ou te devoro”?

A esfinge de Gizé

Além das pirâmides, considero o Museu do Cairo imperdível! Me senti praticamente entrando dentro de um livro de História. Sarcófagos, escrituras hieroglíficas (alfabeto egípcio antigo), tesouros do faraó Tutancâmon, artefatos da rainha Nefertiti e a famosa máscara mortuária, tudo ali prontinho para ser explorado…

Vale muito a pena também visitar um museu do papiro. Sempre me intrigou como um papel de aparência tão frágil possa durar milhares de anos!  E se você não resiste a mercados, prepare seu bolso! No centro da cidade existe um Bazar milenário chamado Khan El Khalili com toda sorte de quinquilharias e lembrancinhas de viagem.

museu do papiro
Aprendendo sobre as técnicas de fabricação do papiro, considerado o precursor do papel.

Falando sobre compras, vá preparado para lidar com a insistência dos vendedores. Eles são bem insistentes, querendo tirar suas fotos ou te vender produtos a todo custo. Os egípcios são ótimos comerciantes e adoram esse jogo de negociação, por isso pechinchar por lá é fundamental, hein? 

Além do Cairo, conheci também Alexandria (fundada por Alexandre, o Grande), segunda maior cidade do Egito. Tive uma agradabilíssima surpresa ao visitar uma biblioteca enorme, recém construída e muito bonita. Alexandria possuiu umas das maiores bibliotecas do mundo, recheada de papiros e pergaminhos valiosos, contendo toda a sabedoria da época.  Essa cidade também ficou muito conhecida por já ter tido uma das maravilhas do mundo antigo, o Farol de Alexandria. Ele não existe mais, as ruínas remanescentes foram usadas para construir a Cidadela de Qaitbay.

Alexandria
Explorando a bela cidade de Alexandria. | A citadela de Qaitbay foi erguida no mesmo local onde ficava o Farol de Alexandria, uma das maravilhas do mundo antigo.

Luxor é uma cidade que também não poderia ficar de fora de seu roteiro, já que é tão rica em museus e templos. É lá que se encontra o Vale dos Reis, onde estão localizados os túmulos dos mais importantes faraós. Uma outra dica seria os balneários de Hurghada ou Sharm El Sheik, considerados excelentes locais para a pratica de mergulho. Lembre-se que entre os meses de abril e junho e entre setembro e novembro as temperaturas são mais amenas. 

Visitar o Egito é fazer uma viagem no tempo! Os egípcios foram precursores no uso do calendário e deixaram relevantes conquistas nas áreas de medicina, química e engenharia. Cleópatra foi uma das governantes mais famosas. Governou com o pai, com o irmão (com quem se casou) e depois, com o filho. É uma viagem riquíssima em história e cultura!

A boa notícia é que as tarifas de hotéis e passeios no Egito são acessíveis. É possível ficar em hotéis luxuosos gastando pouco, principalmente se comparado aos países europeus. Além disso, é um destino facilmente combinável com outros países, como a Turquia, Jordânia ou Israel.

Buscando uma viagem ao Egito? Confira nossas sugestões de pacotes.

Consulte o seu agente de viagem.

Leia também: