O Marrocos é uma terra fascinante e cheia de peculiaridades. Em uma viagem ao país, separei algumas curiosidades e fatos interessantes que por si só nos dão motivos para conhecer o país.

Confira abaixo:

1. Culinária marroquina

As especiarias são usadas abundantemente. A canela, o cominho, o gengibre e a pimenta preta, são apenas alguns dos exemplos. O açafrão é considerado um dos ingredientes mais nobres da gastronomia mundial e apenas 1kg do produto pode custar uma verdadeira fortuna. Vegetarianos e veganos também têm vez aqui! Legumes, verduras e grãos são a base da alimentação. O mel é muito usado em bolinhos, crepes e biscoitos com amêndoas. Produtos como as tâmaras, azeite e azeitonas também estão bem presentes.

2. Qual a língua falada no Marrocos?

Marrocos tem como línguas oficiais, o Árabe, o Berbere (língua original falada antes que o árabe fosse introduzido com a chegada do Islã) e o Francês, muito utilizado nos negócios e na diplomacia internacional. Mas nas ruas das grandes cidades e Medinas é muito fácil encontrar pessoas que falam muitas línguas (como por exemplo inglês e espanhol), já que o povo marroquino é historicamente comerciante e o país sempre esteve presente nas rotas comerciais.

Herika Pritsch e Tassiana Rossignoli – Consultoras de pacotes na Kangaroo

3. Religião

O Islamismo é a região predominante no país. Comparado a outros países muçulmanos, o Marrocos é mais flexível nos costumes tradicionais do Islã. Eles têm o hábito de rezar cinco vezes ao dia, sempre voltados em direção à Meca (templo mais importante dessa religião, localizado na Arábia Saudita). Nos horários de reza, os homens são chamados a rezar nas mesquitas por um sistema de som instalado no alto dos minaretes.

4. Clima no Marrocos

Devido à sua localização ao norte da África e com parte de seu território em região desértica, o Marrocos é um pais com temperaturas diversas, principalmente pelo tamanho e diferenças topográficas de seu território. Considerando as altas temperaturas no período do verão, a melhor época para viajar ao Marrocos é durante a primavera (março à começo de Junho) e Outono (setembro a novembro), quando as temperaturas estão mais amenas e as cidades não estão lotadas de turistas.

5. Cenários icônicos

Marrocos tem nove lugares inscritos na Lista de Património Mundial da UNESCO: as medinas de Fez, Marrakesh, Tetouan e Essaouira; o ksar de Ait-Ben-Haddou, as cidades históricas de Rabat e Meknes, a cidade romana de Volubilis e a cidade portuguesa de Mazagan. O país já foi cenário de vários filmes: 007 contra Spectre, Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador, Alexandre, Príncipe da Pérsia, além da série de grande sucesso Game Of Thrones.

Ruínas no sítio arqueológico de Volubilis, cidade fundada século III A.C e uma das importantes bases do Império Romano

6. Hospitalidade marroquina

Considerado misterioso no passado, o Marrocos vem se abrindo pouco a pouco, receptivo à novas ideias e mentalidades. É um destino razoavelmente seguro para o turista e mesmo nosso grupo, composto somente por mulheres, não sofreu qualquer tipo de assédio. Pelo contrário, encontramos uma população sorridente e encantadora!

Almoço com grupo no hotel Mandarin Oriental de Marrakech

7. Voos para o Marrocos

Quer uma boa notícia? Já existem voos diretos para Casablanca (cia aérea Royal Air Maroc), tanto saindo do Rio de Janeiro quanto de São Paulo! Mas caso queira aproveitar a viagem e dar um pulinho na Europa (o Marrocos fica apenas 14km de distância do Estreito de Gibraltar), existem várias outras companhias aéreas que oferecem voos com conexão!

Ps: para evitar a disseminação do vírus COVID-19, os voos para entre Casablanca / São Paulo ou Rio de Janeiro estão suspensos até segunda ordem.

Nos despedimos por aqui! Bislama! (Até logo)!

Confira outros relatos da Tassiana:

Pensando em viajar para o Marrocos? Conheça os nossos pacotes e converse com o seu agente de viagens.