Para uma visita tranquila, sem incidentes, é importante conhecer os costumes e particularidades de cada cultura. Por mais amigável que os balineses sejam, é sempre importante entender a forma como se comportam para aproveitar ao máximo a experiência.
⠀
1. Evite ofensa
Esteja atento às sensibilidades locais e procure se vestir e agir de forma adequada e respeitosa, especialmente nas aldeias rurais e nos locais religiosos. Em caso de dúvida, deixe que as palavras “modesto” e “humilde” seja o seu guia no que diz respeito à vestimenta e atitude.
- Um número crescente de jovens balineses adotam a forma de vestir dos visitantes, o que significa que você verá shorts em muitos lugares. No entanto, roupas excessivamente reveladoras ainda são mal vistas.
- Muitas mulheres fazem topless nas praias de Bali, mas esta prática não é recomendável, principalmente em praias menos turísticas.
- Chinelos são aceitáveis nos templos se você estiver bem vestido; mas se você estiver indo para um escritório do governo, é preciso escolher algo mais formal.
- Tire os sapatos antes de entrar numa mesquita ou na casa de alguém.
- Não toque ninguém na cabeça, pois é considerada a morada da alma e, portanto, é sagrada.
- Passe as coisas com a mão direita. Para mostrar mais respeito, passe algo usando as duas mãos.
- Tenha cuidado em falar com as mãos nos quadris, pois é um sinal de desprezo, raiva ou agressão (como mostrado na dança tradicional e na ópera).
- Apertar as mãos é normal para homens e mulheres tanto ao apresentar alguém como par cumprimentar.
2. Etiqueta no templo
Não tem escapatória: você vai visitar algum templo durante a sua visite à Bali. Eles estão em todos os lugares – sejam pequenos ou grandes, na cidade ou nas áreas rurais, famosos ou locais. São uma forma dos visitantes entenderem a cultura indonésia e certamente vale a pena fazer uma visita guiada. Seguem algumas dicas de vestimenta e comportamento.
- Os estrangeiros podem entrar na maioria dos complexos de templos se decentemente vestidos. Normalmente, roupas limpas e arrumadas e um selandong (lenço tradicional) ou um sarong para amarrar em torno da cintura – alguns templos os têm para aluguel ou mediante uma doação – é um exemplo aceitável de respeito aos deuses.
- Deve-se mostrar respeito ao sacerdotes, particularmente em festivais. Não se coloque acima deles, por exemplo, subindo em um muro para tirar fotos, já que seria sinal de desrespeito.
- Geralmente há uma placa na entrada dos templos alertando para que os visitantes sejam respeitosos e pedindo que mulheres menstruadas não entrem. Neste período, acreditam que as mulheres são sebel (ritualmente impuras), assim como as mulheres grávidas, que deram a luz recentemente ou em luto recente.
3. Perguntas e mais perguntas
O povo balinês gosta de fazer perguntas. Onde você está ficando? De onde você vem? Você tem namorado? Você é casado/a?
Você vai ouvir estas perguntas dezenas de vezes e é uma forma tradicional de mudar o status de completamente desconhecidos para conhecidos. Por mais invasivo que pareça, é parte da cultural local e respondendo apenas “logo ali” e continuar andando, não cria problema nenhum.
⠀
4. Oferendas
Embora os turistas em Bali possam pensar que são convidados de honra, os verdadeiros convidados de honra são os deuses, os antepassados, os espíritos e os demônios que vivem em Bali. Eles recebem oferendas durante todo o dia para mostrar respeito e gratidão, ou talvez subornar um demônio para ser menos pernicioso.
O presente para um ser superior deve ser atraente, então cada oferenda é uma obra de arte. A forma básica é comida fresca disposta em uma folha de palmeira e coroada com um saiban (decoração de folhas de palmeira). Uma vez apresentada aos deuses, não pode ser usada novamente, então são feitas novas repetidas a cada dia, geralmente por mulheres. Como cada vez mais mulheres trabalham, numa visita ao mercado você vai encontrar oferendas à venda.
Enquanto os presentes podem ter diversas forma, geralmente tem o tamanho de um livro. Você vai ver flores, comida (especialmente arroz) e alguns itens mais simples, como biscoitos. Templos e ocasiões mais importantes exigem prendas mais elaboradas, que podem incluir dezenas de frutas cítricas e até animais inteiros cozidos e prontos para comer.
Uma coisa que não precisa se preocupar é em pisar nas oferendas. Dada a sua presença em todas as partes, é quase impossível (só não o faça de propósito). Na verdade, na Bemo Corner em Kuta, as oferendas são deixadas na frente do santuário no meio da rua, onde são rapidamente atropelados por táxis. E em toda a ilha, os cachorros esgueiram-se em torno de oferendas frescas, especialmente as bolachas. Dado que deuses ou demônios absorvem a essência de uma oferta instantaneamente, os cachorros estão realmente pegando os restos.
Leia também:
- Amandari: uma Viagem de Experiência em Bali
- Lua de Mel na Indonésia
- O Que Fazer em Bali: Lugares Imperdíveis
⠀
Quer conferir estas dicas pessoalmente? Acesse o site da Kangaroo para conferir as nossas sugestões de pacote para a Indonésia. Se preferir, fale com o seu agente de viagem de preferência para montar um roteiro personalizado de acordo com as suas necessidades, objetivos e orçamento.